ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Após implantar tecnologia de ponta, Constance Calçados  melhora sua gestão e cresce em vendas

Após implantar tecnologia de ponta, Constance Calçados melhora sua gestão e cresce em vendas

28 nov 2022

Com o software de gestão foi possível obter ferramentas com indicadores de performance, que possibilitaram aos gerentes e franqueados da marca atuação imediata com time de vendas, alavancando ainda mais os resultados e cumprindo metas

Nos últimos três anos, a Constance Calçados implantou tecnologia de ponta, software de gestão, para a sua rede de lojas, presente em 20 estados brasileiros. “Isso nos fez conquistar mais conforto e rapidez, inclusive na hora de finalizar uma venda na loja. Nossos gerentes e franqueados hoje têm mais controle na operação e podemos analisar os indicadores para obter um plano imediato e mais qualidade no atendimento”, conta Rachel Mendonça, Diretora de Tecnologia, Inovação e E-commerce da Constance Calçados. “Antes tínhamos um sistema desenvolvido internamente, quando decidimos fazer essa mudança tecnológica. Como consequência vieram mudanças de processos e adaptações. Mas tudo isso ajudou os nossos franqueados e aumentou as nossas vendas”, completa.

A Constance é uma marca mineira com 18 anos. “Evidente que estamos nos adaptando ao momento de pós-pandemia. Com essa nova tecnologia ocorre toda uma transformação e estamos sempre em desenvolvimento, não paramos de pensar na experiência do cliente, que é fundamental, mas também na gestão para melhorar a performance das lojas”, conta Rachel.

Para ela, o grande diferencial da parceria em tecnologia com a Data System é que permite mudanças para a melhoria do sistema. “Pensamos juntos e criamos novas soluções que sanam necessidades da Constance Calçados, que hoje tem 218 unidades e pretende expandir rápido nos próximos anos. Com esse suporte tecnológico e o projeto omnichannel, conseguimos aumentar em 16% as vendas no e-commerce”, completa.

Conforme explica Alex Marques, Diretor Comercial da Data System, empresa que desenvolve software para lojas de calçados e roupas, “o compromisso da Data System é traduzir as principais tecnologias disponíveis no mercado em resultado para os lojistas. Cultura organizacional e engajamento do time são tão importantes quanto as ferramentas tecnologias que serão implementadas na loja. Procuramos sempre direcionar nossos clientes a primeiro ter bem claro qual problema ele precisa resolver, para depois propormos a tecnologia ideal”.

Marques explica que um dos principais desafios da loja, principalmente de moda, é a integração de diferentes canais de vendas, os canais físico e digital. “Por muito tempo o varejo ficou estático, convencional, atendendo os clientes de forma padronizada. A necessidade de realizar atendimentos móveis, integrar diferentes canais de vendas e ter a informação disponível de uma forma rápida e confiável, elevou a necessidade de termos mais tecnologia nas lojas”.

O diretor diz que na verdade o que o lojista precisa é de gestão, os indicadores e o direcionamento, independentemente do porte de negócio que ele tem. “Muitas vezes, o software auxilia, é o meio para que o lojista chegue aos seus objetivos e são várias as linhas que o software atua: na frente de loja, na sua retaguarda, na área de vendas, de gestão de estoque, de compras e na área financeira, entre outras. O software leva benefícios para que ele atinja seus resultados de forma mais simples e objetiva. Mas, conforme já dito, é importante o lojista ter muito claro o que ele quer”.

Rachel Mendonça e Alex Marques contaram sobre este case de sucesso no 36º BACKSTAGE DO VAREJO, evento promovido pela ABIESV, em final de outubro.

Entre os produtos da Data System:

DV 4.0 – Sistema de Gestão ERP – Gestão com controle multilojas integrado em vendas, metas, estoque, financeiro e compras. Painel omnichannel para gestão de vendas online e físicas.

Aplicativos Móveis – Diversos aplicativos integrados ao PDV. Para pré-pedido de compras via APP, também possibilita acompanhar o resultado de vendas, metas e performance. Experiência de compra via checkout mobile. Por meio dos apps móveis o vendedor acompanha meta da semana, do mês e ranking.

Business Intelligence – Ferramenta de business intelligence, desenvolvida exclusivamente para lojas de calçados e roupas. Coleta dados do ponto de venda, analisa e apresenta, de forma simples e fácil de interpretar, informações do desempenho da loja.

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Crédito da foto de abertura: Imagem de senivpetro no Freepik