ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Loja conceito da Leo Madeiras foi criada para atender os seus diferentes públicos

Loja conceito da Leo Madeiras foi criada para atender os seus diferentes públicos

03 nov 2022

Localizada na Avenida dos Estados, na capital de São Paulo, a loja conceito da Leo Madeiras foi criada de forma a atender com qualidade seus diferentes públicos: o marceneiro mais maduro, o marceneiro da nova geração, o arquiteto e o consumidor final. O case foi apresentado no 36º BACKSTAGE DO VAREJO, promovido pela ABIESV, no final de outubro.

“O trabalho foi feito em cima de uma pesquisa. O marceneiro mais maduro é o consumidor origem dessa operação. Já o marceneiro da nova geração, são os filhos deles, que chegam com mais necessidade de tecnologia”, conta Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo, que assina o projeto da marca.

A princípio, segundo ele, a Leo Madeiras tinha um público muito masculino, mas com a entrada no mundo dos arquitetos, o público feminino começou a aumentar.  “Para o arquiteto, criamos nichos, onde na privacidade e de forma agradável ele pode levar o seu cliente, conectar o computador em aparelhos de TV’s e apresentar o mostruário de produtos”.

Também foi necessário pensar com atenção no consumidor final da marca, diz o diretor. “Para os vendedores, o consumidor final é o famoso cliente ‘caroço’, que só atrapalha, porque o seu ticket médio é baixo. Ele vai só para comprar um item e o vendedor pode estar perdendo a compra de um marceneiro que provavelmente vai montar toda a parte de marcenaria de uma residência e gastar bastante”, completa. Dessa forma, para esse consumidor final se buscou saber o que ele procurava e foi instalado um autosserviço.

Morrone conta sobre a preocupação de distribuir os espaços de forma homogenia para que a loja tivesse uma circulação equilibrada e sem ‘pontos escondidos’, quer dizer, as pessoas circulassem de forma uniforme por todo estabelecimento. Também houve a preocupação com a entrada da loja para que o cliente se sentisse em casa e não tivesse um impacto tão grande pela diferença.

Outra iniciativa foi a criação dentro da loja de espaços especiais e próprios, onde o vendedor pudesse orientar o cliente e lhe oferecer uma gama de produtos maior em cima da sua necessidade. “Hoje, quando o vendedor percebe que tem um cliente em potencial, ele leva para um ambiente confortável que criamos e lá consegue aumentar em duas ou três vezes o ticket da loja”, afirma Morrone.

Espaços especiais para atender clientes na Leo Madeiras

 

Mais uma mudança, conforme conta, é que ao invés do cliente ficar sentado, ele retira a senha e pode degustar na loja vendo os produtos, os lançamentos, as ofertas e alguns espaços interativos onde se conecta de uma forma mais profunda. E tudo em um ambiente que remete a marcenaria. “Os display e mobiliários foram todos feitos usando produtos de origem da Leo Madeiras”.

Organização

Conforme conta Morrone, antes os produtos e atendimentos da Leo Madeiras eram misturados e tudo parecia meio caótico. “Para resolver já de início todas as informações foram organizadas para os clientes, a entrada de mercadorias, a exposição de produtos dentro e fora da loja, foram criados displays básicos, sempre pensando na gama de itens que têm para serem distribuídas nos espaços, levando também em consideração que a marca tem lojas pequenas e grandes. Nesses casos, é fundamental conhecer bem os perfis dos clientes para estruturar esse trabalho e dividir em etapas”.

Morrone ressalta que foi feito um trabalho muito grande de retaguarda com a equipe da Leo Madeiras, antes de implantar o projeto de forma plena. “Por fim, a organização ficou quase como um catálogo físico, com tudo separado e codificado, para ser um suporte não só para o cliente que circula na loja, mas também para o vendedor, que precisa do produto de forma organizada para poder dar uma explicação técnica. Nós aplicamos todas as nossas disciplinas: a arquitetura, o layout de loja, a comunicação, VM e tecnologia. Toda a gama de serviços que temos no escritório”.

Os produtos muito bem organizados na Leo Madeiras

 

A loja dispõe de um totem onde os clientes podem efetuar a compra e fazer simulações para saber como a madeira fica no local onde será usada. E se escolhe como comprar: pelo app e retira na loja, diretamente na loja compra e paga pelo totem, e tem ainda o sistema de autosserviço, entre outras formas. A loja tem, também, uma área de parada e descanso para o café.

“Este é um projeto de design em um segmento diferente, que não costumamos ver. Atualmente, nota-se que marcas dos mais diversos segmentos estão procurando inovação e excelência no atendimento e para isso é necessário que se tenha um design estratégico. A Design Novarejo faz projetos para as mais diversas áreas, supermercado, hipermercado, petshop, entre outras”, explica Morrone.

A Leo Madeiras, fundada em 1943, é uma operação de 50 unidades, divididas em lojas próprias e lojas de parceiros. “A loja piloto da Leo Madeiras já foi replicada tanto o seu projeto inteiro como em uma versão mais enxuta”, conclui Morrone.

O 36º BACKSTAGE DO VAREJO apresentou outros cases, como o da Loja do Mecânico, Grupo Amarelinha Tintas, Natura e Constance Calçados.

Crédito das fotos: Marcos Morrone e Marcelo Breyne

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