ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Loja do Mecânico – do online para o físico

Loja do Mecânico – do online para o físico

31 out 2022

Loja de ferramentas, voltada para mecânicos, borracheiros e consumidor final, fez um caminho inverso. Começou virtual em 1993 e, no começo desse ano, inaugurou a sua primeira loja física, em Jundiaí/SP, com 1000 m2. Agora está com 14 unidades no interior de São Paulo. Essa é a Loja do Mecânico, com mais de mil colaboradores, e cujo site tem 15 milhões de acesso por mês e mais 1 bilhão de páginas visitadas. A loja tem 70 mil itens, expostos na loja e no online, e são feitos mais de 200 mil pedidos por mês.

O case foi contado no 36º BACKSTAGE DO VAREJO realizado recentemente pela ABIESV. “Nós já construímos a Loja do Mecânico pensando em um dia entrar no físico. Hoje, o nosso cliente compra onde e como ele quiser e há uma interação entre físico e digital. Pode comprar online e retirar na loja, ou receber o produto em casa. Enfim, como o cliente preferir. Também acreditamos no treinamento constante dos vendedores das lojas, no oferecimento de portfólios diferentes dependendo da região e na entrega rápida. Antes nossa entrega era de dois dias, hoje é de no máximo 6 horas”, afirma Thiago Ferreira Gurgel, CEO Gente & Tech da Loja do Mecânico. Segundo o varejista, como resultado da criação da loja física, do investimento em projeto arrojado de design e demais ações, as vendas aumentaram em várias de suas unidades.

“Esse é um dos segmentos diferentes que têm investido forte em design, para a criação de uma loja conceito inovadora e moderna, que vem mais ao encontro de seu consumidor atual”, afirma Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo, que assina o projeto da loja.

“A parte da loja da área de operação é toda de vidro, pois quem está lá consegue ver tudo que está sendo feito, toda a retaguarda operar. Fizemos isso para que o cliente pudesse conferir a operação parruda que a Loja do Mecânico tem. No estabelecimento tem, também, um mega painel, onde é possível fazer simulações de ambiente de mecânica. Além de áreas destinadas a cursos e eventos”, conta Morrone.

Os vários meios de vendas

A Loja do Mecânico, além do site e das lojas físicas, também tem Aplicativo, carreta itinerante e trabalha promovendo sua marca e produtos junto com influenciadores

O cliente pode comprar na loja. Caso não tenha o produto nem no estoque, o cliente consegue acessar pela Estação online

 

No 36º BACKSTAGE DO VAREJO também foram contados outros cases interessantes como das lojas conceito da Leo Madeiras e do Grupo Amarelinha Tintas; além da arquitetura estratégica da Natura e da tecnologia implantada na Constance Calçados. As informações serão enriquecidas com apresentações dos próprios varejistas dessas marcas. O evento teve como tema: ‘O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra’.

Leia aqui:

O forte investimento de diversos segmentos do varejo no design estratégico da loja

 

Crédito das fotos: Marcos Morrone e Marcelo Breyne