ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
62% dos consumidores preferem comprar de marcas com responsabilidade social

62% dos consumidores preferem comprar de marcas com responsabilidade social

24 nov 2022

Esse foi um dos dados de pesquisa apresentada em palestra no evento da ABIESV

Hoje o consumidor está atento a negócios e marcas que possuam mais responsabilidade social e um propósito bem definido. É o que indica dados da pesquisa ‘Os consumidores querem tudo’, apresentada na palestra de Claudia Vizzotto, Líder de Planejamento da Design Novarejo, no 36º BAKCKSTAGE DO VAREJO, evento promovido pela ABIESV. Entre os dados: 62% dos consumidores estão atentos e conscientes sobre o impacto ambiental e preferem comprar de marcas com responsabilidade social (estudo do IBM Institute for Business ValueIBV e da National Retail FederationNRF). “O consumidor hoje busca afinidade com seus valores, com o que ele acredita. Ele não compra simplesmente um produto, mas sim um estilo de vida”, afirma Claudia.

Entre os demais dados da pesquisa estão: apesar das compras híbridas estarem aumentando, na mistura de canais físicos e digitais, 72% dos consumidores compram atualmente na loja física; 50% dos entrevistados afirmam que preferem a loja física porque precisam tocar nos produtos; 47% para escolher seus produtos e 43% porque querem obter produtos imediatamente. “O ponto de venda se torna importante na experiência sensorial e no relacionamento humano”, diz Claudia.

Conforme explica a especialista, a equipe da Design Novarejo sempre estuda o consumidor porque essa é a base do trabalho para a construção de um design de loja com uma boa exposição de produtos, espaços de interação e experiência de compra ideal.

No pós-pandemia, segundo ela, o consumidor passou a comprar mais pelo digital. “Porém, esse mesmo consumidor quer sair, compartilhar, criar mais conexões e ter um relacionamento mais caloroso. E as lojas precisam entregar muito mais do que o produto, pois o produto o consumidor pode comprar de qualquer lugar, escolher como, onde e quando. Hoje temos diversos canais disponíveis”, completa.

Para Claudia, a loja física tem que oferecer uma experiência diferenciada para esse consumidor que vai se deslocar da sua casa. “O varejo vem se reinventando há muitos anos para oferecer aos seus clientes momentos de descoberta, em um ambiente que estimule mais interação, aprendizado e gere experimentação, com um atendimento personalizado. O consumidor gosta de ficar frente a frente com o produto, conhecer e tocá-lo. Na loja, ele pode ter uma imersão na marca. Isso sem contar que estamos vivenciando o encontro do físico com o digital, o ‘figital’, com várias experiências digitais dentro e fora da loja’”.

O consumidor quer também compartilhar os momentos vividos dentro do PDV, por isso também a importância dos espaços instagramáveis. “Atualmente, o entretenimento e a experiência passam a andar juntos com o consumo”.

A especialista reforça que tudo isso se consegue também com o pequeno negócio, que muitas vezes usa o WhatsApp e suas redes sociais para vendas e pode mostrar as novidades e fazer um serviço bem profissionalizado, sobretudo por conhecer seus clientes. Inclusive, hoje o consumidor está cada vez mais exigente e demanda por experiências rápidas e personalizadas. “Estamos presenciando o crescimento dos mercados de bairro, que atendem essa comodidade e essa forma de comprar mais rápido e mais perto de casa”.

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