ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Euroshop 2023 – aborda tecnologia e pessoas

Euroshop 2023 – aborda tecnologia e pessoas

05 mar 2023

A Euroshop 2023, promovida pela EHI Retail Institute, que aconteceu essa semana, em Düsseldorf, na Alemanha, tratou muito sobre tecnologia e pessoas. “Na feira, nós encontramos de tudo: iluminação, manequim, revestimentos, equipamentos de refrigeração, entre outros produtos e serviços, que são necessários para o varejista e, agora, com a tecnologia aplicada”, conta Gustavo Carrer, Gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios na Inwave, que estava com um estande na feira apresentando tecnologia brasileira em prevenção de perdas e eficiência operacional. “Nós procuramos conhecer um pouco das novidades na Eursohop, maior evento de tecnologia e equipamentos do varejo do mundo,  e também levando um pouco do brasil para o exterior”, completa Carrer.

Ele caminhou por todos os pavilhões da Euroshop e uma das questões interessantes que pode ver em várias oportunidades foi a do analítico: “a aproximação da loja física e da loja online. Para isso é preciso métricas, que geralmente são baseadas em imagens e outros tipos de sensor. É fundamental ao varejista saber quais são os produtos ou categorias de produtos que têm maior intenção de compra para que os resultados possam ser melhorados e, assim, tornar o negócio mais lucrativo, que é o que interessa afinal de contas”, explica o executivo.

No estande da Inwave, o destaque foi o lançamento para o mercado internacional do EASiCash, que atua na redução de perdas e aumento da eficiência na frente de caixa em uma mesma plataforma. Além do monitoramento das operações, o EASiCash possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma central.

Outra associada da ABIESV, a HMY, que oferece soluções de exposição e mobiliários, também esteve na Euroshop com um mega estande setorizado com áreas de beleza, vestuário e automotiva, com foco em tecnologias recentes e inovadoras para trazer experiências imersivas. “A feira estava muito movimentada e com muitas possibilidades de gerar negócios.  Nosso estande foi bastante visitado por representantes de marcas europeias e de redes latino-americanas”, conta Alessandre Camusso, Retail Manager da HMY.

Segundo o executivo, o foco da HMY para os próximos anos é cada vez mais incorporar a tecnologia ao mobiliário, seja ele em uma gôndola tradicional ou em um mobiliário específico. “Um outro item que é importante e faz parte do nosso lema é o techgreen, tech de tecnologia e green (verde), referente a sustentabilidade. Cada vez mais estamos pesquisando novos materiais para poder oferecer na disposição de vendas ou para fazer parte do expositor – um complemento da gôndola ou do móvel. É mais um benefício aos clientes. A sustentabilidade é um argumento importante de marketing e de vendas”, conclui.

A HMY atende mais de mil pontos comerciais por ano em todos os segmentos de varejo. É uma empresa com atuação global com expertise na produção, engenharia e inovação no desenvolvimento de mobiliário para o varejo, seja no segmento de gôndolas ou em móveis especiais sob medida para o Retail, e que atua em diversos formatos de varejo, como os mercados de luxo, premium, lifestyle, esportes, saúde & beleza e supermercados, em todos os grandes centros comerciais da Europa, Oriente Médio e Américas.

Movimento na Euroshop 2023

 

Foco nas pessoas

“Muito se fala em tecnologia, mas o que eu pude observar após ver todas as soluções apresentadas na Euroshop e visitar várias lojas nos arredores, foi uma grande preocupação com as pessoas, que estão cada vez mais importantes e no centro das soluções”, conta Marcos Andrade, presidente da ABIESV, que esteve na Euroshop e comandou ao lado de Julio Takano, a Varejo 180, empresa de conteúdo e eventos.

Segundo Andrade, foram vistas soluções de iluminação, por exemplo, que criam dentro das empresas ambientes que dão a impressão de que os funcionários estão trabalhando em uma área externa. “Seguindo o ciclo circadiano, ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia, a iluminação vai mudando conforme o período, manhã, tarde, fim do dia, de forma que as pessoas fiquem confortáveis em trabalhar em lugares fechados”, explica.

Ele conta também que viu muitas soluções que são para otimizar a falta de pessoas capacitadas para trabalhar. “Vimos restaurantes com mesas vazias, mas que não aceitam clientes porque não têm quem os atenda. Quer dizer tem espaço, mas não gente para prestar o serviço. Nesse cenário, como dar mais agilidade para aquelas pessoas que se tem na equipe? Como os equipamentos podem colaborar? Existem hoje, por exemplo, fornos que entregam, a partir de uma comida congelada, refeições de qualidade em dois minutos, usando tecnologia avançada”.

Segundo Andrade, algumas padarias autônomas, por exemplo, dentro de supermercados, não têm mais padeiro. Um robô coloca o pão na assadeira e no self-service, eliminando a necessidade de mão de obra. “Também tem o exemplo dos manequins mais humanizados – no lugar daqueles manequins abstratos sem feições; e com cabelos escupidos, porque a peruca, que seria uma forma de humanizar, exige mão de obra”, finaliza Andrade.

Andreia Taba, diretora executiva da Creative Display, também é uma associada da ABIESV que esteve na Euroshop, com a delegação da Varejo 180. “Foram dois dias de feira. São vários pavilhões e passamos nos principais estandes. Também tivemos visitas técnicas em lojas com curadoria. Bem intenso de conteúdo. Por fim, fomos prestigiar a parceira da Creative, a Tokinomo, startup da Europa, que estava expondo na feira, onde todos puderam conhecer de perto seu robô de marketing que traz experiências ao consumidor”, conta Andreia. O robô que tem luz, movimento e áudio, traz dados analíticos de pessoas que interagiram e de incremento de vendas, além de encantar os consumidores.

Euroshop 2023

 

O evento, que acontece a cada três anos, teve mais de 2.000 expositores, entre eles os associados da ABIESV: Inwave, Gunnebo, The LED e HMY. Demais associados, como as empresas Lemca Iluminação, Vimer Retail Experience e o escritório de arquitetura do varejo KT Retailing, estiveram com seus dirigentes na Euroshop para absorver o que existe de mais atual em conteúdo e trazer inovações em seus segmentos ao Brasil. Entre os demais temas discutidos estão: marketing de PDV, Visual Merchandising, omnichannel e design de loja.

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