ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Tecnologias e inovações brasileiras são levadas à Euroshop pelos associados da ABIESV

Tecnologias e inovações brasileiras são levadas à Euroshop pelos associados da ABIESV

09 fev 2023

Dia 26 de fevereiro começa a Euroshop 2023, o maior evento de varejo da Europa, promovido pela EHI Retail Institute, que vai até dia 2 de março, em Düsseldorf, na Alemanha. O evento, que acontece a cada três anos, terá mais de 2.000 expositores, entre eles os associados da ABIESV: Inwave, Gunnebo, The LED e HMY.

Demais associados, como as empresas Lemca Iluminação, Omega Light, Creative Display, Expor Manequins, Vimer Retail Experience e o escritório de arquitetura do varejo KT Retailing, estarão com seus dirigentes na Euroshop para absorver o que existe de mais atual em conteúdo e trazer inovações em seus segmentos ao Brasil. Além de alguns membros da diretoria da ABIESV, como Sonia Palochi, diretora de Visual Merchandising da ABIESV, que também está à frente da Purchase Comunicação e Marketing; e Marcos Andrade, fundador da entidade, presidente licenciado.

O evento terá 17 pavilhões, divididos em 9 dimensões:  Shopfitting, Store Desig & Visual Merchandising; Iluminação; Materiais e Superfícies; Tecnologia de Varejo; Marketing de Varejo; Expo & Event Marketing; Equipamentos de Food Service; Refrigeração; e Gestão de Energia.

Entre os temas estarão as principais tendências do varejo em tecnologia, marketing de PDV, Visual Merchandising, omnichannel e design de loja.

Prevenção de perdas brasileira

A Inwave leva tecnologia brasileira em prevenção de perdas e eficiência operacional para a Euroshop. O destaque é o lançamento para o mercado internacional do EASiCash, que atua na redução de perdas e aumento da eficiência na frente de caixa em uma mesma plataforma. Além do monitoramento das operações, o EASiCash possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma central.

“Se antes, para cancelar um item no cupom ou solicitar um estorno, o caixa precisava esperar por um fiscal de loja, agora, a operação pode ser feita em cerca de 25 segundos remotamente. Isso dá agilidade ao processo, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente que não precisa mais esperar até que um fiscal chegue no caixa”, explica Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave.

O EASiCash é o primeiro sistema web de monitoramento de frente de caixa com armazenamento em nuvem e pode ser acessado rapidamente via internet de qualquer parte do globo. O gestor tem acesso rápido e fácil ao vídeo completo do cupom em tempo real e, também, pode pesquisar utilizando diversos filtros cruzando informações de produto, valor do item, valor do cupom, operação, etc. Tudo isso, torna a auditoria mais eficiente e ágil, possibilitando que os problemas sejam sanados com o conhecimento de suas causas.

EASiCash da Inwave. Foto: Divulgação

No estande com 72m2, o público poderá conhecer e testar soluções que já estão disponíveis para o mercado brasileiro. Todas as soluções Inwave têm como diferencial IoT e cloud (AWS), o que permite que elas conversem e colaborem entre si na loja.  Além do EASiCash, o EAS inteligente, EASiGuard, a câmera de trilho Raildome e o novo smartwatch Watch’in estarão expostos na Euroshop. Tudo isso com a gestão online RHUBI – RETAIL HUB INTELLIGENCE – plataforma baseada na web, que vem a ser um painel único com operação e dados centralizados das soluções.

Com escritórios e unidades de produção no Brasil e na França, a Inwave fechou 2022 com um crescimento em faturamento de 150% e a expectativa com a Euroshop, neste ano, é a ampliação das exportações e aumento da rede de distribuição no exterior.

Experiências imersivas

A HMY, no Brasil há 23 anos oferecendo soluções de exposição e mobiliários, e que atende mais de mil pontos comerciais por ano em todos os segmentos de varejo, terá na Euroshop um mega estande setorizado com áreas de beleza, vestuário e automotiva, com foco em tecnologias recentes e inovadoras para trazer experiências imersivas.

HMY é uma empresa com atuação global com expertise na produção, engenharia e inovação no desenvolvimento de mobiliário para o varejo, seja no segmento de gôndolas ou em móveis especiais sob medida para o Retail, e que atua em diversos formatos de varejo, como os mercados de luxo, premium, lifestyle, esportes, saúde & beleza e supermercados, em todos os grandes centros comerciais da Europa, Oriente Médio e Américas. Recentemente, ampliou a sua fábrica, em Jundiaí (SP), em mais de 9 mil m² para implementar uma moderna marcenaria e equipamentos de comunicação visual. A fábrica hoje tem 18.000m², e passando de uma atual capacidade de fabricação de 7 mil toneladas/ano para mais de 9.300 toneladas/ano. Da Euroshop, a empresa trará ao Brasil toda inovação em seu setor.

Outra associada que marcará presença na Euroshop é a Gunnebo com um estande que levará o novo nome da marca a partir desse mês, a Sesami. O foco será nas soluções de Cash Management, gestão de numerário completa para varejo e instituições bancárias.

A Expor irá expor seus manequins no estande da marca parceira Hans Boodt Mannequins.

 The LED patrocina delegações 

A The LED, líder brasileira em comunicação digital em painéis de LED, é a patrocinadora oficial das delegações do POPAI Brasil e da Varejo180 que participam da EuroShop 2023. A empresa irá manter um estande no evento, localizado no Hall 5 – E01, local que deverá ser a base de apoio e networking dos visitantes brasileiros.

No total, 110 empresários brasileiros terão a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências em produtos, serviços e novas tecnologias para o setor varejista.

Richard Albanesi, CEO da The LED, destaca a importância do apoio às delegações do POPAI Brasil, associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da atividade de marketing de varejo no ponto de venda, composta por 80 empresários, e da Varejo180, plataforma especializada em conteúdo e eventos sobre o mercado de consumo e varejo, com 30 dirigentes. “O apoio a essas delegações reflete nosso comprometimento com o mercado varejista brasileiro e nosso objetivo de estimular, cada vez mais, o acesso às novas tecnologias para o setor. Dessa forma, queremos reforçar nossa política de relacionamento com o mercado, não só como um fornecedor de soluções, mas também como um vetor de informações e atualização estratégicas para o seu desenvolvimento”.