ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
“Visual Merchandising Transforma o Atacado” – bate-papo no 35º Backstage do Varejo

“Visual Merchandising Transforma o Atacado” – bate-papo no 35º Backstage do Varejo

03 jun 2022

Como parte da programação da 35ª edição do Backstage do Varejo, será realizado o bate-papo “Visual Merchandising Transforma o Atacado”, quando as integrantes do Comitê de VM da ABIESV, Lilian Salmim e Márcia Pino, contarão sobre seus trabalhos, respectivamente, nas lojas de atacado Yoyo Fashion (moda feminina, no Brás/SP) e Perfect Way (indústria de confecção feminina com três unidades em Maringá/PR). A mediação da conversa será por conta de Sonia Paloschi, diretora de VM da ABIESV. O encontro está marcado para dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Lilian Salmim, que também é especialista em Designer de Interiores, trabalha para a Yoyo Fashion há quatro anos, onde faz as trocas de cenografias na vitrine, a toda nova coleção. “Faço a decoração e mudo a cor da fachada. Porém, dessa última vez iniciamos uma reforma, que envolveu mudança no layout da loja. A marca tem muitos clientes fidelizados, mas a ideia era de valorizar mais os produtos e aumentar os seus preços. Para isso foi preciso melhorar as apresentações”, explica Lilian.

Nesse sentido, segundo ela, o trabalho consistiu na criação de uma entrada de loja mais imponente, um mobiliário mais bonito e a inclusão de araras de roupas, pois até então era atendimento de balcão. “Todo o layout da ampla loja foi modernizado. Ainda continuaremos a reforma, que está sendo feita em partes”, conclui. Para a proprietária da Yoyo Fashion, Diana Hyun Jung Kim, a reforma trouxe o resultado esperado: agregar valor ao produto e captar novos clientes.

Loja Yoyo Fashion, loja de atacado no Brás

 

Segundo Lilian, o atacado passou a ser referência de VM para o varejo. “Como os lojistas de atacado viajam muito, trazem o que existe fora para as lojas no Brasil, desde cenografia, mobiliário e iluminação até acabamentos, então, são os que desenvolvem coleções. Nós de VM temos mais oportunidades no atacado hoje, conseguindo fazer um trabalho mais autoral”, explica a especialista. “E nesses planejamentos de reforma, os lojistas envolvem o Visual Merchandiser porque gostam de trabalhar com profissionais especializados em retail”, completa.

Atacado passa conteúdo para o varejo – Especialista em varejo de moda, podcaster e mentora do método loja com estratégia, Márcia Pino conta que no trabalho de VM com a Perfect Way os conteúdos foram passados da atacadista para os seus 3 mil lojistas multimarcas cadastrados em todo o Brasil. O trabalho foi realizado em 2020, na pandemia, com as lojas de varejo fechadas, em plena campanha de moda inverno.

Os conteúdos de VM foram produzidos nas lojas da Perfect Way, transformados em PDF e distribuídos aos lojistas. “Isso com a intenção dos lojistas aprenderem a melhor forma de exposição e valorização das peças dentro da loja e na vitrine, como fazer as produções de looks nos manequins e nas araras e como colocar a peça no cabide corretamente (ainda mais roupas cheias de decote). Claro que essa ação de usar um VM no atacado para o lojista do varejo apresentar as peças ao consumidor final resulta em mais vendas para todos, além de que a iniciativa diferencia a Perfect Way da concorrência”, completa.

A ação durou três meses e no período também foi feita live destinada a esses lojistas, com a apresentação do showroom da Perfect Way. “Ao apresentarmos os produtos organizados no showroom, a venda é outra. O varejista, as vezes, fica empolgado e quer comprar a composição inteira que está na arara, porque assim já pode organizar igualzinho em sua loja. Outros, por sua vez, batem fotos para poder levar a mesma comunicação de apresentação do produto para o seu ponto de venda”, explica Márcia.

Para Cristiane Medeiros, proprietária da Perfect Way, essa foi uma forma de ajudar os varejistas a empreender sem precisar de grandes investimentos. “O conhecimento que compartilhamos com nossos clientes ajudaram a superar obstáculos e a entender que com força de vontade e criatividade é possível fazer diferente da concorrência e ir além. Inclusive, no momento mais severo da pandemia, quando as lojas estavam fechadas, fomos parceiros e consultores de varejo para nossos clientes”, conta orgulhosa a varejista.

As produções na loja de atacado Perfect Way que foram modelo para as lojas de varejo

 

O novo papel do atacado – Márcia conta que antigamente o atacado simplesmente lançava uma coleção e mostrava o produto. “Hoje, o interior e a vitrine dessa loja têm que ser atraentes, com ações emocionantes senão não chama o cliente. O casulo, muito usado dentro da loja para acomodar as roupas dobradas (foto abaixo), passa a ser substituído pelas araras, que deixa as peças muito mais chamativas. E, ainda, estão criando os espaços instagramáveis. Também vemos esses lojistas consumindo um tempo enorme com ações nas redes sociais (lives, reels etc), na tentativa de atrair e fidelizar clientes.  Foram várias ações que transformaram a visão do atacado “, finaliza.

Casulo

Uma das profissionais referência no segmento de VM no País, Sonia Paloschi atua desde 1987 no varejo. “Nessa época, o varejo, principalmente o mais popular, tinha uma única visão, preços baixos. Mesmo que isso o fizesse perder dinheiro”, conta a especialista, que começou na C&A, “que apesar de ser uma empresa holandesa, não tinha no seu planejamento nada que fosse próximo ao VM, apenas muita preocupação com vitrines e displays”.

Conforme conta, ao longo desses 35 anos, o varejo foi buscar a profissionalização e, consequentemente, encontrou o planejamento, ligando a estratégia do produto ao marketing e as operações na loja. “Nascia no Brasil o Visual Merchandising, onde mais do que fazer vitrines se percebeu a importância do trabalho do produto na área de vendas, uma iluminação adequada, boa vitrine e, principalmente, arquitetura vendedora, que aliada ao VM pode levar mais que o forro de gesso cheio de sanca”.

Em 2011, o escritório Kawahara & Takano Retailing chamou Sonia para fazer um projeto de atacado. “No primeiro momento estranhei, mas no final foi uma experiência maravilhosa, onde o atacado estava se rendendo ao produto bem exposto, dando vida para aquelas mercadorias presas em sacos plásticos”.

Segundo ela, este movimento não parou aí: “o atacado vem buscando cada vez mais se sensibilizar com a necessidade de uma boa exposição, uma boa vitrine e principalmente fazer com que o lojista, que vai comprar seus produtos, beba da mesma água e, também, transforme seu ponto de venda. Um país que tem VM há apenas 35 anos, um jovem despontando para o mercado, tanto de varejo, como do atacado. Vem para facilitar o trabalho de todos e, sobretudo, do cliente final”, conclui a especialista.

O 35º Backstage do Varejo também terá palestras de Minoru Kamachi, Diretor Soneda Perfumaria – 35 lojas Estado de São Paulo, com o tema ‘Soneda a evolução da perfumaria para um ecossistema de beleza’; e de Gislaine Datorre, Gerente de Visual Merchandising da Via S/A, sobre o tema ‘Desenvolvimento da Casas Bahia Marginal Tietê e jornada de VM na loja’.

35º Backstage do Varejo

Visual Merchandising – Estratégia para Alavancar as Vendas

Dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30

FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Para inscrições

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Foto de abertura: loja Yoyo Fashion