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“Investir US$ 0 em VM resultará em US$ 0 em vendas”, diz CEO do WindowsWear.com

“Investir US$ 0 em VM resultará em US$ 0 em vendas”, diz CEO do WindowsWear.com

03 jun 2019

Para contar sobre como está o Visual Merchandising em Nova Iorque e no mundo, o Portal do Varejo traz entrevista exclusiva com Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, o maior banco de dados do mundo de visual merchandising e comunidade global de criadores de varejo. Harari também é professor adjunto de marketing, no Baruch College e membro conselheiro do Conselho Consultivo de Merchandising de Moda e Marketing, da Berkeley College, e do Conselho Consultivo de Inovação, da Universidade de Indiana, além de várias organizações filantrópicas, de Nova York.

O executivo será um dos palestrantes no  30º Backstage do Varejo, com o tema ‘Visual Merchandising na Era da Realidade Aumentada -100 milhões de consumidores em 2020’ (ia 13.06) – Leia sobre o evento http://portaldovarejo.com.br/o-que-ha-de-mais-atual-em-visual-merchandising-no-30o-backstage-do-varejo/.

Como vê o Visual Merchandising hoje e no futuro?

Nosso futuro vislumbra uma oportunidade emocionante e dinâmica para o mundo da indústria do Visual Merchandising. A tecnologia está aumentando exponencialmente o número de maneiras que varejistas e marcas podem visualmente expor seus produtos, e o merchandising do futuro terá de combinar sua arte visual, sua criatividade com a conectividade digital. Nosso mundo será um 24-7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), mercado global, orientado tecnologicamente, com aumento de capacidade de envolver os consumidores, coletar dados e vender produtos e serviços.

E o que acha do crescimento da loja digital?

Desde a introdução do e-commerce, há cerca de 25 anos, os varejistas &marcas foram apresentados a uma nova oportunidade digital. Inicialmente se pensou que o e-commerce substituiria as lojas físicas, mas, ao longo de uma década, vimos o foco no varejo omnichannel, com os recursos digitais não necessariamente substituindo o físico, mas entendendo que osdiferentes canais de venda são importantes e devem ser todos coordenadosa trabalhar juntos para oferecer uma experiência de marca consistente aos consumidores. O maior desafio para varejistas e marcas, desde o início doe-commerce, é como pensar em seu investimento em tecnologia,especialmente quando se trata de seus ambientes físicos de varejo. Ter que equilibrar os custos em investimentos tecnológicos no varejo físico, enquanto os consumidores estão comprando cada vez mais online.

Como abordará o tema ‘Visual Merchandising na Era da Realidade Aumentada – 100 milhões de consumidores até 2020’ no Backstage do Varejo?

Eu escolhi o tema da Realidade Aumentada porque com ele melhorará significativamente a experiência de todos os ambientes físicos de varejo. O smartphone será equipado com as mais recentes ferramentas de realidade aumentada, varejistas e marcas poderão utilizá-lo para envolver os consumidores. Isto também permitirá que todos os ambientes sejam um novo canal de vendas em potencial e resultará em Visual Merchandising com criatividade infinita, em criação de ambientes e em experiências emocionantes e muito mais. Isto também permitirá que todos descubram, se envolvam e comprem produtos e serviços em todos os lugares onde eles estão fisicamente presentes.

Quais são alguns cases de destaque do uso da realidade aumentada no comércio?

Michael Kors (estilista norte-americano), recentemente, lançou sua coleção de óculos de sol para os consumidores, por meio do reconhecimento facial do Facebook Programas. Essa tecnologia avançada continuará a melhorar todos diferentes tipos de produtos e serviços.

E-commerce e compras on-line também melhorarão as vendas para varejistas e consumidores. Hoje, marcas de vestuário podem utilizar, por meio de compras em seu site de comércio eletrônico, o reconhecimento corporal para que seus clientes vejam como ficarão com os produtos. Isso personaliza significativamente a experiência de compra on-line, ajudando a reduzir os retornos, uma vez que os consumidores têm solução digital.

Marcas de mobiliário doméstico, também, estão utilizando tecnologias para mostrar aos consumidores como seus produtos ficam em suas casas, tudo on line.

E qual será o futuro de toda esta tecnologia X Visual Merchandising?

Visual Merchandising do futuro terá muita emoção, ferramentas digitalmente conectadas para utilizar em nosso novo mundo de varejo. Cada produto de consumo está se tornando tecnologicamente mais avançado, parece que chips de computador estão sendo instalados em tudo, e tudo está sendo conectado um ao outro. Aplicativos também estão sendo criados para melhorar a utilidade desses dispositivos. Começou com coisas como nossos cartões de crédito, telefones e relógios, e, no futuro, serão todos os eletrodomésticos, eletrônicos e até mesmo em nós seres humanos, onde já estão introduzindo cirurgicamente chips.

Existe alguma pesquisa que mostre o percentual de pontos de vendas em Nova York ou nos Estados Unidos que investe em Visual Merchandising?

Não tenho conhecimento de uma pesquisa, mas  investir US$ 0 em Visual Merchandising resultará em US$ 0 em vendas, então, obviamente você tem que investir em Visual Merchandising, especialmente, para criar, manter e reforçar a marca.