ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O que há de mais atual em Visual Merchandising  no 30º Backstage do Varejo

O que há de mais atual em Visual Merchandising no 30º Backstage do Varejo

03 jun 2019

Especialistas à frente do marketing de grandes redes varejistas, como Petz, Saint-Gobain Distribuição Brasil, Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco estarão reunidos no 30º Backstage do Varejo, ao lado de renomados arquitetos especializados em varejo e do CEO do WindowsWear.com, maior banco de dados do mundo de visual merchandising. O evento promovido pela Abiesv será dia 13 de junho, das 8h00 às 13h00, na FAAP, com palestras, debates e apresentações de case sobre o tema ‘Visual Merchandising’.

“Oferecer uma experiência de compra, surpreender o cliente e estimulá-lo a entrar na loja, são práticas que devem ser aplicadas por todos os segmentos do varejo. O VM é uma ferramenta importante, pois encanta o cliente, rentabiliza o espaço, deixa o layout mais eficiente, diminui perdas e torna a compra mais produtiva”, afirma Iara Jatene, arquiteta e sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design, que se consolidou na criação de conceito e identidade visual para os mais diversos segmentos de operações de varejo. Iara, que também é sócia-fundadora e conselheira da Abiesv, está no debate Big 4, ‘VM não é só moda’, uma das atrações deste próximo Backstage do Varejo.

Segundo a arquiteta, no setor de moda o Visual Merchandising é mais desenvolvido. “Nos outros segmentos, muitas vezes, a empresa não tem claro os produtos a serem expostos, o que dificulta o trabalho do VM. Conhecer o produto, expô-lo de forma a valorizá-lo e rentabilizar o espaço é fundamental”.

Para a especialista, o varejista brasileiro está muito consciente da importância do VM para o aumento do seu faturamento. “Podemos considerar a tecnologia específica para organização de produtos e a formação e capacitação de novos profissionais na área, como principais fatores para os últimos avanços em VM no Brasil”, conclui Iara, que também ministra aulas e palestras em design estratégico e tendências de varejo.

Outra participante da mesa-redonda do Backstage do Varejo é Wanda Matos, gerente de marketing de ativação da Saint-Gobain Distribuição Brasil (Telhanorte). A executiva abordará o tema sobre a ótica da estratégia de VM. “O resultado final, apesar do nome, tem seu embasamento em muitos outros estudos, que visam entender o comportamento, hábitos de compra, necessidades, jornada do cliente e, tão importante quanto, tendências e necessidades de diferenciação”.

Conforme Wanda, o cliente de home center tem comportamentos muito específicos no mundo do varejo. “Ele não conhece os produtos, está inseguro, pois não é uma categoria que compra habitualmente e, atrás da sua compra, está um sonho com algo que não tem muito ideia de quanto vai custar, se é possível de realizar e se o investimento que imaginou é suficiente. Um mundo, onde encantar pode aumentar o ticket, onde o produto bem exposto pode gerar a compra de um projeto”.

Com mais de 25 anos de experiência na área de Marketing e inteligência de mercado em empresas de grande porte (Unisoup, Rede Gentil Moreira e Grupo Fenícia), e atualmente responsável pela área de Marketing de Ativação, cuidando das equipes de Arquitetura de loja e Visual Merchandising, e pelo desenvolvimento da área de inteligência de mercado e  Comunicação Interna na Telhanorte, entre outros, Wanda acredita que o VM traduz a alma do negócio, seu propósito. “Temos ótimos exemplos disso no varejo, as lojas de vinho, os mercados de vizinhança, entre outros”, completa.

O debate Big4 terá a presença, ainda, de Luciane Righetti, publicitária, com experiência no varejo, mercado financeiro e educação, que atualmente responde por Design de Lojas das Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, um dos  maiores players do varejo farmacêutico brasileiro; e Andre Luiz Marinho Alves, coordenador de Marketing da Petz, com mais de seis anos de experiência no setor de marketing nos segmentos de varejo, serviços, indústria química e agroquímica, Branding, Marketing Digital, Pesquisa de Mercado, Planos de Comunicação Integrada e Comunicação Visual, entre outros.

Também na mesa-redonda Wagner Quina, diretor digital e varejo da Regina Festas, maior empresa de produtos para celebrações do mercado brasileiro, com experiência em expansão e gestão de redes de lojas nacionais e multinacionais, e gerenciamento de categorias de produtos e marketing de varejo. Como mediador do debate Luiz Alexandre de Paula Machado, sócio-diretor da GS&Consult, empresa do Grupo Gouvêa de Souza, especializada em varejo e canais de distribuição. Machado tem mais de 20 anos de experiência em projetos de consultoria estratégica e operacional para grandes e médias empresas varejistas, industriais e de prestação de serviços, nas áreas de canais de distribuição, comercial, marketing e supply chain.

Projeto pensado a partir do cliente

“Lolla e Lollita é uma experiência: um projeto pensado a partir do cliente” este é o tema da apresentação do Backstage do Varejo, baseada no case do restaurante do Itaim Bibi, com cardápio focado em fogo e na brasa, e destaque para a parrilla e o pit de defumação.

“A ideia principal é oferecer ambientes hospitaleiros, onde o momento do ágape, do prazer da comida, seja o mais importante. O objetivo é fazer o cliente ficar relaxado e se sentir pertencendo ao lugar. Desde o mobiliário até a iluminação e tudo mais foi pensado para oferecer o maior conforto possível e bem estar ao cliente”, conta José Antonio Henrique, arquiteto e diretor do Studio Zeh, que atua em áreas de projetos para o varejo, já reconhecido em diversos prêmios (Idea, Best New Store e RDI, entre outros); e que, no palco, estará ao lado de Fabio Maluf Tognola, advogado e proprietário do restaurante Lolla e Lollita, que também já foi assessor do Ministro do Superior Tribunal de Justiça-STJ e da Presidência do Superior Tribunal de Justiça-STJ.

Para Henrique, alguns estabelecimentos de alimentação já perceberam a importância do VM e do design estratégico, enquanto outros ainda não. “Dois exemplos positivos são o restaurante Eataly e a pizzaria diferenciada em SP Bráz Eléttrica”. Para o arquiteto, nos tempos de hoje, do autosserviço, a comunicação se tornou muito importante. “É a comunicação que diz, de uma maneira rápida e concisa, o que o cliente está consumindo e talvez como consumi-lo”.

E para saber sobre ‘Visual Merchandising na Era da Realidade Aumentada -100 milhões de consumidores em 2020’, o evento terá a palestra de Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, o maior banco de dados do mundo de visual merchandising e comunidade global de criadores de varejo. Ver entrevista com Jon Harari: http://portaldovarejo.com.br/investir-us-0-em-vm-resultara-em-us-0-em-vendas-diz-ceo-do-windowswear-com/

Além desta palestra internacional, o Backstage do Varejo trará, ainda, a apresentação de Juliana Neves, arquiteta, autora do livro Arquitetura Sensorial – A Arte de Projetar para Todos os Sentidos) professora IED, mestre em Design pela PUC/RJ e desde 2004, à frente da Kube Arquitetura, escritório especializado em arquitetura comercial e sensorial.

Com o tema ‘Design e VM como contadores das mais diversas histórias’, a  palestrante abordará a importância do VM como uma poderosa mídia de comunicação, que através do storytelling, ajuda a tangibilizar valores, engajar conceitos da marca e promover o engajamento emocional para o cliente final. Durante o evento, a convidada apresentará cases de sucesso de clientes de diferentes segmentos, como: drogarias, cosméticos, cafeterias, lavanderias e lojas de souvenir.

A especialista desenvolveu sua pesquisa sobre Design e Emoção e ênfase em design para todos os sentidos. Foi pesquisadora na Brown University (Rhode Island, EUA) e tem especialização em Branding e em Experience.

Atualmente o Backstage do Varejo tem o patrocínio das empresas Lemca Iluminação e Omega Light. E os apoios da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Faça já a sua inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/30o-backstage-do-varejo-visual-merchandising-tickets-60832476575?aff=ebdshpsearchautocomplete

Varejistas favor contatar pelos e-mails e assim conseguir seu convite VIP: comercial@abiesv.org.br ou secretaria@abiesv.org.br.

Serviço:

30º Backstage do Varejo – Visual Merchandising

Data: 13 de junho, das 8h00 às 13h00

Local: Auditório FAAP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Informações à imprensa – Credenciamento

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360 | dferreira02@terra.com.br