Web Summit — O grande desafio: como as novas tecnologias podem ajudar a sociedade e as corporações
71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social, porém 40% dos estudantes em escolas públicas não têm acesso a computador
Um dos maiores eventos mundiais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, o Web Summit, foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Riocentro, no Rio de Janeiro, essa semana, com mais de 100 horas de palestras, 300 palestrantes e 700 startups.
O evento ofereceu um espaço de interação entre os profissionais do mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral.
Entre as palestras, a de Rodrigo Grunes, diretor-executivo de inovação da Vivo, chamou a atenção, por destacar que 71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social, — sendo que a média global é de 59% –, e fica mais de 9 horas diariamente no celular.
Porém, 40% dos estudantes em escolas públicas do País não têm acesso a equipamentos digitais. Quando comparado aos EUA, percebe-se a diferença, onde a porcentagem de estudantes com acesso ao digital é de 94%.
(Fonte Mercado & Consumo)
Discussões sobre o uso da Inteligência Artificial
O evento, também, fez refletir sobre o quanto se está utilizando e entendendo essas transformações tecnológicas no dia a dia das empresas. “Há muito tempo as pessoas são usuárias passivamente das interações de IA nas redes sociais ou em canais de streaming, a diferença é que agora se está usando essa tecnologia de modo direto, ativo e individual, e o grande desafio é exatamente entender como essas novas ferramentas podem ajudar a resolver os problemas da nossa sociedade e das corporações”, afirmou Cassie Korzyrkov, cientista-chefe de decisões do Google, no Web Summit.
A Inteligência artificial também esteve em discussão na véspera do evento por Viviane Martins, CEO Falconi — patrocinadora oficial do Web Summit –, e Ana Bógus, presidente Latam da Havaianas, além de tecnologias como machine learning e analytics avançado. Elas falaram sobre como os produtos lastreados por inteligência artificial trazem oportunidades para quem busca superar desafios em diferentes setores da economia, como o varejo, indústria, serviços, finanças e agronegócio. Falconi quer chegar a 2025 com 30% do seu faturamento proveniente de soluções e produtos baseados em IA e tecnologia de ponta.
Juliana Scarpa, CEO da FRST, contou que a IA vai servir para agilizar processos e deixar funções que exijam criatividade e tomada de decisões para humanos. “Nós precisamos desenvolver novas habilidades para aproveitar todas as oportunidades de novas tecnologias e modelos de negócio para solucionar os problemas do mundo em que a gente vive”, disse Juliana para a Exame. “Essas habilidades se transformam a cada tempo e nosso sistema de aprendizagem não nos preparou para isso”, finaliza.
A IA regenerativa — um subcampo da IA capaz de interpretar imagens e produzir textos, áudios, vídeos ou códigos — pode transformar o marketing e a propaganda, segundo Fernando Machado, CMO da NotCo, que participou de um painel com Daniela Braga, fundadora da Defined.ai.
Entre as demais apresentações estão a de Arthur Madrid, CEO da Sandbox, que evidenciou que é preciso criar e desenvolver, juntos, o metaverso; e de Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Blackdragons, juntamente com o CEO da Loud, Bruno “PH” Bittencourt, sobre a evolução no Brasil do e-sports (em 2019 esse mercado já era de USD$ 138 bilhões, maior que a soma dos mercados de filmes, música e esportes). Além de outros nomes de peso, como Ayo Tometi, do Black Lives Matter; Amrapali Gan, CEO do OnlyFans; Fernando Machado, CMO global da NotCo; e Catherine Powell, chefe global do Airbnb.
Números do Web Summit Rio: (Estimativa SMDEIS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação):
- R$ 1,2 bilhão de impacto econômico no município (6 anos);
- 17 mil ingressos vendidos no evento de 2023;
- 3 mil turistas estrangeiros (2023);
- 6 mil turistas brasileiros (2023);
- o setor hoteleiro deve ter tido impacto de R$ 6 milhões por dia (2023);
- o setor da alimentação, com bares e restaurantes, deve ter tido impacto direto de R$ 2,3 milhões por dia (2023);
- movimento dos turistas brasileiros na economia foi em torno de R$ 595,2 milhões (6 anos);
- e os turistas estrangeiros proporcionaram um impacto em torno de R$ 425,0 milhões (6 anos).
(dados publicados no portal G1)
História da Web Summit — nasceu em 2009, em Dublin, na Irlanda e após sete edições se transferiu, em 2016, para Lisboa, em Portugal. Em 2019, reuniu mais de 70 mil pessoas de 150 países. A edição de 2020 foi online em função do Covid, e a de 2021 foi presencial e remota.
Já a edição de 2022, segundo os organizadores, reuniu mais de 2 mil startups, de cerca de 100 países, com a presença de 1,2 mil investidores.
Imagem de abertura: rawpixel.com no Freepik
Abaixo o vídeo do último dia do Web Summit. A partir desse link é possível encontrar outros vídeos do evento no Youtube da Exame:
https://exame.com/negocios/web-summit-rio-2023-falconi/