ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Web Summit — O grande desafio: como as novas tecnologias podem ajudar a sociedade e as corporações

Web Summit — O grande desafio: como as novas tecnologias podem ajudar a sociedade e as corporações

08 Maio 2023

71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social, porém 40% dos estudantes em escolas públicas não têm acesso a computador

Um dos maiores eventos mundiais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, o Web Summit, foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Riocentro, no Rio de Janeiro, essa semana, com mais de 100 horas de palestras, 300 palestrantes e 700 startups.

O evento ofereceu um espaço de interação entre os profissionais do mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral.

Entre as palestras, a de Rodrigo Grunes, diretor-executivo de inovação da Vivo, chamou a atenção, por destacar que 71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social, — sendo que a média global é de 59% –, e fica mais de 9 horas diariamente no celular.

Porém, 40% dos estudantes em escolas públicas do País não têm acesso a equipamentos digitais. Quando comparado aos EUA, percebe-se a diferença, onde a porcentagem de estudantes com acesso ao digital é de 94%.

(Fonte Mercado & Consumo)

 

Discussões sobre o uso da Inteligência Artificial

O evento, também, fez refletir sobre o quanto se está utilizando e entendendo essas transformações tecnológicas no dia a dia das empresas. “Há muito tempo as pessoas são usuárias passivamente das interações de IA nas redes sociais ou em canais de streaming, a diferença é que agora se está usando essa tecnologia de modo direto, ativo e individual, e o grande desafio é exatamente entender como essas novas ferramentas podem ajudar a resolver os problemas da nossa sociedade e das corporações”, afirmou Cassie Korzyrkov, cientista-chefe de decisões do Google, no Web Summit.

A Inteligência artificial também esteve em discussão na véspera do evento por Viviane Martins, CEO Falconi — patrocinadora oficial do Web Summit –, e Ana Bógus, presidente Latam da Havaianas, além de  tecnologias como machine learning analytics avançado. Elas falaram sobre como os produtos lastreados por inteligência artificial trazem oportunidades para quem busca superar desafios em diferentes setores da economia, como o varejo, indústria, serviços, finanças e agronegócio. Falconi quer chegar a 2025 com 30% do seu faturamento proveniente de soluções e produtos baseados em IA e tecnologia de ponta.

Juliana Scarpa, CEO da FRST, contou que a IA vai servir para agilizar processos e deixar funções que exijam criatividade e tomada de decisões para humanos. “Nós precisamos desenvolver novas habilidades para aproveitar todas as oportunidades de novas tecnologias e modelos de negócio para solucionar os problemas do mundo em que a gente vive”, disse Juliana para a Exame. “Essas habilidades se transformam a cada tempo e nosso sistema de aprendizagem não nos preparou para isso”, finaliza.

A IA regenerativa — um subcampo da IA capaz de interpretar imagens e produzir textos, áudios, vídeos ou códigos — pode transformar o marketing e a propaganda, segundo Fernando Machado, CMO da NotCo, que participou de um painel com Daniela Braga, fundadora da Defined.ai.

Entre as demais apresentações estão a de Arthur Madrid, CEO da Sandbox, que evidenciou que é preciso criar e desenvolver, juntos, o metaverso; e de Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Blackdragons, juntamente com o CEO da Loud, Bruno “PH” Bittencourt, sobre a evolução no Brasil do e-sports (em 2019 esse mercado já era de  USD$ 138 bilhões, maior que a soma dos mercados de filmes, música e esportes). Além de outros nomes de peso, como Ayo Tometi, do Black Lives Matter; Amrapali Gan, CEO do OnlyFans; Fernando Machado, CMO global da NotCo; e Catherine Powell, chefe global do Airbnb.

Números do Web Summit Rio: (Estimativa SMDEIS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação):

  • R$ 1,2 bilhão de impacto econômico no município (6 anos);
  • 17 mil ingressos vendidos no evento de 2023;
  • 3 mil turistas estrangeiros (2023);
  • 6 mil turistas brasileiros (2023);
  • o setor hoteleiro deve ter tido impacto de R$ 6 milhões por dia (2023);
  • o setor da alimentação, com bares e restaurantes, deve ter tido impacto direto de R$ 2,3 milhões por dia (2023);
  • movimento dos turistas brasileiros na economia foi em torno de R$ 595,2 milhões (6 anos);
  • e os turistas estrangeiros proporcionaram um impacto em torno de R$ 425,0 milhões (6 anos).
(dados publicados no portal G1)

História da Web Summit — nasceu em 2009, em Dublin, na Irlanda e após sete edições se transferiu, em 2016, para Lisboa, em Portugal. Em 2019, reuniu mais de 70 mil pessoas de 150 países. A edição de 2020 foi online em função do Covid, e a de 2021 foi presencial e remota.

Já a edição de 2022, segundo os organizadores, reuniu mais de 2 mil startups, de cerca de 100 países, com a presença de 1,2 mil investidores.

Imagem de abertura: rawpixel.com no Freepik

Abaixo o vídeo do último dia do Web Summit. A partir desse link é possível encontrar outros vídeos do evento no Youtube da Exame:

 

 

 

 

 

 

 

https://exame.com/negocios/web-summit-rio-2023-falconi/

https://mercadoeconsumo.com.br/04/05/2023/artigos/web-summit-rio-2023-inclusao-digital-e-as-novas-tecnologias/

 

https://g1.globo.com/tecnologia/web-summit/noticia/2023/05/01/rio-web-summit-veja-destaques-do-maior-evento-de-tecnologia-e-inovacao-do-mundo.ghtml