ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Você sabe o que significa Brandfulness?

Você sabe o que significa Brandfulness?

21 out 2019

“Brandfulness é um conceito que criamos para viver a plenitude das marcas, baseado no Mindfulness, estado mental de atenção plena”, explica a publicitária Maria Travitzki, sócia-fundadora da Perspect Agency, com trajetória de mais de 20 anos no marketing de grandes empresas, atuando no mercado nacional e latino-americano.

Segundo Maria, entre os benefícios desta prática estão: aprender a melhorar a comunicação com seu cliente, redução e prevenção do stress, incremento da capacidade de concentração, foco e melhora do ambiente laboral; além de maior rendimento, criatividade e aumento de satisfação no trabalho.

A especialista explica, ainda, que um dos aspectos do Brandfulness seria identificar a essência e os valores genuínos das marcas. “As marcas têm que ser transparentes e verdadeiras, é preciso trabalhar a sua verdade, ter um propósito inspirador e práticas consistentes e coerentes com tudo isso. Só assim é possível ajudar as pessoas em sua jornada de consumo”.

Dados de pesquisa – 64% da geração Z prefere comprar em loja física, informa a executiva. “Por este e outros motivos é que a loja física tem que promover uma experiência única. As pessoas tem que entender que a tecnologia é só um pano de fundo, uma facilitadora do processo”. Ainda sobre a faixa etária entre 16 e 22 anos, 26% vai reclamar nas mídias sociais caso não goste de algo na loja; e 50% fica conectada ao celular 10h/dia (Fonte: Synchrony Research/ 2018 – Understanding Gen Z). “A geração Z está impulsionando muito que as marcas tenham um propósito genuíno e que ajudem na escolha do consumo consciente. E este não é um caminho difícil de trilhar, mas tem que fazer um trabalho bem profundo de diagnóstico interno da empresa, que implica em um planejamento que envolve várias etapas, a começar pela cultura da empresa. O trabalho tem que ser de dentro para fora”, explica Maria, com a propriedade de quem já criou e liderou várias campanhas de engajamento, cultura com propósito e projetos de plataformas mobiles e multilearning.

As empresas que passam por este processo descobrem muitas coisas. “Até o que já existia dentro delas e não estavam praticando. A liderança tem que dar o exemplo”.

Os números mostram também que no caso de marcas inspiradas pelo propósito: o desempenho cresce 120%; 72% dos consumidores recomendam estas empresas em seus círculos sociais; e 89% dos consumidores acreditam que estas empresas entregam produtos melhores. O propósito da marca também aumenta em 3 vezes a disposição das pessoas em permanecerem na empresa, e em 1,7 vezes o nível de satisfação com o trabalho; e o retorno médio para acionistas é 10 vezes superior (Fonte: Consultoria EY/2017). Além deste dado curioso: o profissional inspirado rende 2,25% mais do que um satisfeito. “Atenção: inspirado mais do que satisfeito”.

Para a especialista, estamos em um momento de insatisfação diante de questões políticas e sociais, vivendo uma época difícil e isso gera incertezas. “Por isso, hoje mais do que nunca as marcas têm este papel de impactar positivamente o desenvolvimento da sociedade” e finaliza com a pergunta: “Quais marcas estão preparadas para viver e comunicar sua plenitude na era Brandfulness?”.

Maria foi uma das palestrantes no 32º Backstage do Varejo (8/10), promovido pela Abiesv, com patrocínios da Omega Lighyt e Lemca Iluminação. O encontro foi sobre ‘Branding’ e, além de palestras, o evento teve oficinas práticas com varejistas.

Crédito foto Parque fim de tarde: Paul Hansa

Projeto: Journey Bike

Posicionamento da Journey: Pedalar e ser livre para escolher novos caminhos!

Trabalho: Perspect Agency desenvolveu todo o processo Brandfulness, posicionamento, branding, business plan e atualmente está trabalhando a comunicação, com lançamento no final de novembro. O projeto caminha junto com a mobilidade urbana, sustentabilidade e liberdade do ir e vir. A linha de produtos atende diversos estilos, desde quem usa a bike no dia a dia até para o uso em momentos de lazer e esporte; da elétrica a urbana e mountain bike.

Manifesto da marca: Pedalar é um estado de espírito, uma forma de sentir a cidade, natureza e pessoas. Viver Bike é criar comunidades conscientes, intervir no espaço urbano, trilhar novas paisagens, descobrir caminhos e explorar a liberdade em qualquer lugar.