ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Vitrine com cestos e flores para receber a coleção primavera/verão

16 jul 2021

Para a proprietária das lojas Lyah e Cheers o trabalho da vitrine é uma das principais ferramentas de marketing

No vídeo é possível acompanhar um pouco do trabalho da Visual Merchandiser e especialista em cenografia, Lilian Salmim, na vitrine da loja Lyah, de moda plus size, localizada na Rua Miller, grande polo de atacado no Brás, na capital de São Paulo. O preparo é para receber a nova coleção primavera/verão. “Os cestos com flores ajudam a trazer uma textura e a deixar a decoração mais romântica”, diz Lilian.

No processo do trabalho, após receber o briefing da cenografia (usar flores e a cor pink), Lilian apresenta o projeto visual e faz a curadoria dos materiais e os itens necessários, geralmente, ela já sabe onde achar e seus custos. “Quando possível, otimizo as compras de outras decorações no mesmo dia. Nesse caso, já comprei, também, os itens da outra loja dessa mesma cliente”, conta a especialista. Lilian se refere a loja Cheers, que fica ao lado da Lyah. “Com a ajuda de minha equipe nos trabalhos manuais, fiz ambas as lojas no mesmo dia, o que otimiza a mão de obra e abate do valor cobrado”, conta. Segundo Lilian, a instalação dura o dia todo de horário de funcionamento da loja.

O projeto da vitrine da loja Lyah para aprovação

A loja Lyah inaugurou no ano passado e a loja Cheers tem 4 anos, onde a especialista faz a decoração da vitrine, desde então, todos os anos. “Quando inaugurou a Lyah eu troquei o piso da vitrine e fiz a estrutura que tem no fundo, uma grade e uma parede com cimento queimado. Então, agora, reaproveitamos a estrutura e produzimos a decoração”. Lilian explica que é bom fazer a estrutura da vitrine em um formato fixo, que não tenha a necessidade de mudanças, porque depois só precisa decorar e, às vezes, fazer uma pintura em alguma parte da estrutura, diminuindo o investimento feito pelo cliente. “A da Lyah reaproveitamos a estrutura e mudamos apenas algumas cores, como a da grade que passou a ser pink nessa estação, no inverno era cinza”.

A vitrine da loja Lyah estava assim na estação inverno

Para Karina Huh, proprietária das lojas, “a realização da vitrine é uma parte do planejamento da coleção, onde buscamos elementos que tenham conexão com as peças desenvolvidas e desperte o desejo do cliente de conhecer a marca e adquirir as roupas”. Segundo Karina, esse trabalho da vitrine é uma das principais ferramentas de marketing, “no intuito de captar novos clientes e, por essa razão sempre investimos. Com a Lilian Salmim já realizamos várias vitrines, o trabalho dela é incrível e sempre me surpreende”, completa.

Lilian é diretora de seu estúdio LS Visual Merchandising e integrante do Comitê de VM da ABIESV.

Abaixo dois vídeos que ilustram bem o trabalho da vitrine da Loja Lyan e da Loja Minha Grife: