ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
‘Visual Merchandising – Estratégias para Alavancar as Vendas’ é tema de evento da ABIESV

‘Visual Merchandising – Estratégias para Alavancar as Vendas’ é tema de evento da ABIESV

11 jun 2022

Dia 22 de junho, a ABIESV realiza a 35ª edição do BACKSTAGE DO VAREJO, tradicional encontro, reconhecido e aguardado com grandes expectativas pelos varejistas brasileiros. Entre os conteúdos apresentados estão as histórias dos projetos da megaloja Casas Bahia Marginal Tietê, que levou dois anos para ser desenvolvido; e da rede Soneda Perfumaria, que evoluiu para um verdadeiro ecossistema de beleza. Além do bate-papo “VM transforma o Atacado” sobre ações que fazem a diferença em lojas de atacado, como a da Perfect Way (indústria de confecção feminina com três unidades em Maringá/PR), que criou conteúdos de VM para transmiti-los a seus 3 mil lojistas multimarcas cadastrados, e a Yoyo Fashion (moda feminina, no Brás/SP), que iniciou uma reforma, cujo objetivo é valorizar mais os produtos. O evento será das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub. Inscrições.

“Foram várias reuniões de briefing, envolvendo 50 áreas e muitas informações para encaixar no projeto, mas com entregas muito importantes para a companhia e o consumidor”, afirma Gislaine Datorre, gerente de Visual Merchandising da Via S/A, e uma das palestrantes do evento. Ela contará como surgiu a ideia do projeto da megaloja da Casas Bahia, seu objetivo, os desafios, a frequência do público, como o consumidor tem reagido as várias experiências oferecidas, os bastidores e os segredos do árduo e constante trabalho de Visual Merchandising para vender bem e cada vez mais. E irá além, a executiva falará como a unidade da Marginal Tietê – com 9 mil m2 de loja e 14 marcas parceiras — está transformando toda a rede de 957 lojas da Casas Bahia. Também contará sobre as inaugurações de unidades, em breve.

Já a rede Soneda Perfumaria, cuja transformação teve início há mais de três anos, um processo de evolução significativo pelas mãos do renomado escritório de arquitetura de negócios Kawahara & Takano Retailing. Hoje, sete de suas 35 unidades, distribuídas pelo Estado de São Paulo, já estão com novo formato. São lojas que têm uma imensa variedade de produtos de beleza de primeira linha, onde as consumidoras usufruem de serviços como manicure, maquiagens, massagens, reflexologia, esmalteria e aplicação gratuita no cabelo das colorações adquiridas.

Toda essa história será contada por Minoru Kamachi, diretor da Soneda, que com as mudanças pretende atingir públicos das classes A e B (até então com público sobretudo da classe C). “Foi de fato uma grande evolução, pois antes nós montávamos lojas com layout arcaico, só nos preocupávamos em vender produtos, não nos baseávamos em nenhum estudo. Bem ao contrário do que acontece hoje”, afirma Kamachi, que no evento adiantará as novidades da rede para esse ano. “Pretendemos cobrir uma lacuna, pois existe carência de boa perfumaria. Hoje não temos quase nada de megalojas de beleza em shoppings e nem em outros locais específicos”.

VM Transforma Atacado

O BACKSTAGE DO VAREJO terá, ainda, o bate-papo “VM transforma o Atacado”, com as integrantes do Comitê de VM da ABIESV, Márcia Pino e Lilian Salmon, a participação de varejistas e a mediação de Sonia Paloschi, diretora de VM da ABIESV.

Nesse bloco, as ações realizadas pela Perfect Way, que criou conteúdos de VM para transmiti-los a seus 3 mil lojistas multimarcas cadastrados, que vendem seus produtos (por meio de live e de materiais em PDF). “Isso para mostrar aos lojistas a melhor forma de exposição e valorização das peças dentro da loja e na vitrine, como fazer as produções de looks nos manequins e nas araras e como colocar a peça no cabide corretamente (ainda mais roupas cheias de decote). Claro que essa ação resulta em mais vendas para todos, além de que a iniciativa diferencia a Perfect Way da concorrência”, explica Márcia Pino, especialista em varejo de moda, podcaster e mentora do método loja com estratégia. Ela contará detalhes do case ao lado da dona da marca, Cristiane Medeiros, para quem a ação foi uma forma de ajudar os varejistas a empreender sem precisar de grandes investimentos.

Na mesma conversa, será apresentado o trabalho que vem sendo realizado em outra loja de atacado, a Yoyo Fashion, que iniciou uma reforma, mudando layout da loja, cujo objetivo é valorizar mais os produtos e, como consequência, aumentar seus preços. “Há quatro anos trabalho para a Yoyo Fashion, que tem muitos clientes fidelizados. Faço as trocas de cenografias na vitrine, a toda nova coleção. Porém, dessa última vez iniciamos a reforma, cuja primeira etapa consistiu na criação de uma entrada de loja mais imponente, um mobiliário mais bonito e a inclusão de araras de roupas, pois até então era atendimento de balcão. Todo o layout da ampla loja foi modernizado. Ainda continuaremos a reforma, que está sendo feita em partes”, conta a também designer e interiores Lilian Salmim, que falará sobre o case no evento da ABIESV e apresentará uma entrevista com a varejista da Yoyo Fashion, Diana Hyun Jung Kim, para quem a reforma trouxe o resultado esperado: agregar valor ao produto e captar novos clientes.

O 35º Backstage do Varejo tem o patrocínio a Lemca Iluminação e os apoios do Grupo Couromoda e do Conselho do Varejo, da Associação Comercial de São Paulo – ACSP.

35º Backstage do Varejo – Visual Merchandising – Estratégia para Alavancar as Vendas

Data: 22 de junho de 2022

Local: FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Inscrições aqui