Temas da atualidade com grandes nomes do varejo em podcast da Inwave
“O que quer o novo consumidor brasileiro?”, com Bruna Maggion, vice-presidente de Marketing da Adyen para a América Latina; “A cultura do varejo joga a favor da transformação?”, com Bruno Basquet, presidente do Popai Brasil e membro do Conselho Global na Shop Association; e “Como manter a sua operação de varejo saudável”, com Milton Bento, consultor especialista em gestão de varejo, atacarejo e fast food. Esses são alguns dos últimos podcasts Por Dentro do Varejo, criado em 2017 pelos profissionais Adriano Sambugaro, Gustavo Carrer (que conduzem o podcast) e Fernanda Vasconcelos (produtora do programa), que na época trabalhavam em empresas distintas, todas voltadas para o público varejista. São bate-papos que levam muito conhecimento e atualidade e que você pode assistir enquanto dirige ou faz uma caminhada.
Os três profissionais hoje trabalham na Inwave, patrocinadora do Por Dentro do Varejo: Sambugaro é diretor de Marketing da empresa, Carrer é gerente especialista em varejo e inovação e Fernanda é gerente de marketing. O programa tem ainda a participação na condução de Vanessa Urbieta, especialista em Prevenção de Perdas da empresa.
A ideia de um programa de entrevistas surgiu diante da vontade de registrar o conhecimento compartilhado em conversas informais com varejistas no chão de loja. Lembra o Adriano Sambugaro: “O conhecimento dos profissionais que trabalham neste universo é incrível. Temos muito a aprender com essa troca!”.
Quinzenal, hoje já são mais de 60 episódios, e está disponível principais plataformas de áudio, com apoio técnico da SouPods.
Resumos de três destaques:
O que quer o novo consumidor brasileiro? — 70% dos brasileiros não voltam a comprar de uma marca depois de uma experiência ruim, aponta Relatório Varejo 2022. Outra conclusão importante: o brasileiro está aberto a novos canais de compras, mas não abre mão da loja física. A pesquisa global da Adyen, plataforma de tecnologia financeira, ouviu 40 mil consumidores, 2 mil só no Brasil. Bruna Maggion, vice-presidente de Marketing da Adyen para a América Latina, revela o perfil do novo consumidor brasileiro e conta o que grandes empresas estão fazendo para se adaptar.
A cultura do varejo joga a favor da transformação? – Mudar é sempre algo difícil de fazer. Mas se a cultura corporativa jogar a favor, as coisas fluem muito melhor. Nesse episódio, a conversa é com Bruno Basquet, presidente do Popai Brasil e membro do Conselho Global na Shop Association.
Como manter a sua operação de varejo saudável — “Atender 100% a expectativa do cliente é só a nossa obrigação. O diferencial está além dos 100%.” A frase é do consultor especialista em gestão de varejo, atacarejo e fast food Milton Bento, que fala sobre estratégias de expansão, e-commerce, métricas, qualificação de funcionários, atendimento e as necessidades fundamentais do cliente. Uma verdadeira consultoria no PDV.
Abaixo o podcast mais recente: