ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Telhanorte quer ser um grupo referência na construção sustentável

Telhanorte quer ser um grupo referência na construção sustentável

19 set 2022

Em palestra no painel ‘Novos Modelos de Organização no Varejo’, na 7ª edição do Latam Retail Show, mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, realizado na última semana, Frédéric Gauthier, Diretor Geral Operacional da Telhanorte, declarou que o grupo quer ser referência na construção sustentável. “Já temos um plano de ação bem traçado para os próximos três anos estarmos bem fortes nisso”.

A Telhanorte tem hoje 78 lojas, em quatro estados, e 3.400 funcionários. “Nosso foco é na felicidade do funcionário – um dos pilares da empresa”, explica o diretor. Atualmente já faz parte da Telhanorte e continuará a fazer a omnicanalidade. “O cliente compra do jeito que ele quer, como ele quer e onde ele quer”, diz Gauthier. Segundo ele, o grupo abriu recentemente uma nova diretoria que agrupa tudo que é ligado à marca digital e tem programas que permitem conectar a Telhanorte ao ecossistema. Também tem um aplicativo, onde a Tina, assistente virtual, ajuda o consumidor em sua jornada. “O propósito da marca transmitido aos clientes é Viva sua Casa”, completa Gauthier.

Projetos da marca – A Telhanorte montou um programa específico de relacionamento com o arquiteto, para que possa resolver demandas, trocar ideias entre eles e fornecedores e até participar de eventos, inclusive internacionais.

Também tem o Projete-se para os que não têm condições financeiras poderem ter oportunidades de consumo no grupo. “Além disso, a sustentabilidade está integrada na jornada do cliente. Agir de forma sustentável de verdade e oferecer soluções sustentáveis. Também queremos participar da vida econômica e social do bairro onde estamos”, conclui o executivo.

Marca forte regional – A Rede Brasil, supermercado de atacavarejo de médio porte, que existe há 18 anos, também teve sua estratégia apresentada nesse mesmo painel do Latam. São 16 empresas líderes regionais, que estão em 15 estados (4 das 5 regiões brasileiras) e tem modelo de gestão de colaboração, com foco em ser cada vez mais competitiva no mercado.

São 468 lojas, em 120 cidades, 63 mil empregos diretos e faturamento de R$ 26 bilhões em 2021. “A estratégia é a proximidade com cliente nas unidades regionais. É preciso criar conectividade então o papel regional é muito importante”, afirma Murilo Couto, Diretor Comercial da Rede Brasil. Ele diz, ainda, que é importante respeitar as diferenças regionais e que essas unidades possam ser independentes para tentar buscar sinergia de forma ampla para um bem comum a todos.

Há apenas pouco mais de um mês, a marca lançou uma plataforma digital, que já tem 50 mil clientes conectados. “Damos benefícios em uma transação aos que usam o aplicativo. Temos uma base de dados que dá inteligência para gerar negócio. Temos que entender que esse novo player não possui fronteira ou concorrência especifica por isso entramos mais forte nessa era digital.”, conta Couto.

Segundo o executivo, modelos tradicionais e convencionais estão sendo superados por novos modelos de negócios. “Não podemos pensar só na execução e resultado, mas sim no consumidor como o centro das ações”.

O Latam Retail Show tem o apoio da ABIESV.