ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

TECH para Varejo

02 fev 2017

pilulas-do-varejo

A Pílula do Varejo de hoje trata de tecnologia aplicada ao nosso setor e é uma contribuição do diretor do Comitê de TI da Abiesv e sócio da PM Varejo, Igor Paparoto. Confira!

 

 

 

 

TECH para Varejo

Há forte movimento  nos EUA, reverberando, de alguma maneira,  em terras brasileiras, no que se refere à tecnologia aplicada ao varejo.

Mas existe uma “ponta” mais charmosa e que dá mais mídia: espelhos inteligentes, pagamentos descomplicados, interações tecnológicas dentro do PDV.

Essas conexões com os clientes são importantes ensaios do que ainda está por vir. Devem gerar experiência que faça o cliente desejar ainda mais estar na loja física.

Apesar da importância dessas tecnologias, a batalha diária do varejo começa, e se dá violentamente, no back office, longe das lojas.

É aí que já vislumbramos várias transformações. Gostaria de destacar três pontos, que a meu ver, são significativos e que têm sido tratados por nós no nosso dia a dia. Dois deles estão mais à nossa mão. O outro, chegará para mudar tudo.

O primeiro ponto é o analytics. Novos hardwares, pontos de contato, coletas seletivas e mais inteligentes estão ajudando a transformar o analytics em algo utilizável. Mas o que está mesmo ajudando é a oferta de serviços de análises dessas informações por empresas de tecnologia especializadas em varejo.

A lógica por detrás disso é simples. As empresas não tem tempo e nem pessoal em quantidade e capacitação para tirar o máximo proveito de toneladas de informações desestruturadas.

Desta forma, terceirizar parte do trabalho e ter com quem discutir os resultados é uma tremenda vantagem.

Por décadas, empresas de software venderam a idéia de que colocariam a informação na mão dos decisores e que isso resolveria. Nunca funcionou 100%. Nem perto de 50%. As pessoas não sabem exatamente o que fazer. Esses tipos de serviços são “intelligence as a service”.

Existem algumas poucas empresas nos EUA fazendo isso com sucesso. Evoluíram muito nos últimos 15 anos. Uma delas já está no Brasil.

Na próxima semana, falaremos mais sobre esse tema. Até lá!

* Igor Paparoto é sócio da PM Varejo