ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Sociedade 5.0 e as tendências de comportamento de consumo – a semana começa com Latam Retail Show

Sociedade 5.0 e as tendências de comportamento de consumo – a semana começa com Latam Retail Show

10 set 2021

Sociedade 5.0 — a integração de recursos tecnológicos à vida humana – é o tema central do Latam Retail Show, promovido pela Gouvêa Ecosystem, que começa essa semana. Nos três dias (14 a 16/9) do maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, 220 especialistas do Brasil e do mundo oferecerão 80 horas de conteúdo assim organizado: Estratégia 5.0, Marketing 5.0, Experiência 5.0 e Cultura 5.0.

O conceito da Sociedade 5.0 no Japão será apresentado na abertura do evento por Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi, de Tóquio, membro do Fórum Econômico Mundial, e head da Agência Digital do Japão, órgão criado para coordenar os esforços de atualização tecnológica e digital do país.

Outra atração será o resultado da pesquisa “Sociedade 5.0: tendências de comportamento e impactos no futuro do consumo”, com a percepção dos consumidores latino-americanos sobre expectativas futuras, impactos na sociedade e negócios e tendências sobre consumo e comportamento em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá e Venezuela. A apresentação do estudo será de Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem; Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, unidade da Gouvêa Ecosystem, especializada em Arket Intelligence e a Offerwise. O Painel também terá discussão dos CEOs João Carlos Brega (Whirlpool), Juliano Ohta (Telhanorte Tumelero) e Paulo Camargo (McDonald’s).

Outra pesquisa apresentada será “O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz” 2ª edição, do Centro de Excelência em Varejo da FGV/EAESP, em parceria com a Gouvêa Experience. O estudo visa compreender a visão dos dirigentes varejistas sobre as tendências do setor e seus reflexos no ambiente de negócios.

E entre os demais palestrantes e seus painéis/temas estão Sergio Zimerman, CEO da Petz; Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista; e Paulo Correa Jr., CEO da C&A Brasil, sobre os impactos das tecnologias que impulsionaram a criação de novos modelos financeiros e alavancaram o varejo. Além de André Sacconato, assessor econômico da FecomercioSP, Caio Megale, economista-chefe da XP e Manoel Fernandes, diretor da Bites, que farão um reflexo sobre as principais tendências do comportamento dos consumidores pós-pandemia.

E mais: Paulo Correa Jr., da C&A Brasil, palestrará sobre novos modelos financeiros para potencialização do varejo; Erico Fileno, da Visa do Brasil falará sobre  a cultura do design como centro de inovação; Paula Costa, da Diageo, abordará o novo papel da indústria e do varejo em um mundo digitalizado; e Ana Szasz, do Rappi, terá como tema o atual momento do e-commerce no Brasil.

Como nomes internacionais, o Latam Retail Show terá Eric Siegel, professor da Columbia University, autor do livro “Análise Preditiva – O poder de predizer quem vai clicar, comprar, mentir ou morrer”, que mostrará como o machine learning funciona e as maneiras como ele agrega valor ao setor de varejo. E para uma reflexão sobre as principais soluções para o crescimento das organizações e dos negócios em tempos de crise estarão Barry McGowan, CEO do Fogo de Chão; Einar Gustafsson, CEO da Americas & Europe e Gong Cha Americas; F. Javier Pelayo, Vice-presidente of Corporate Development do Jeff App; e Taddeo Bruno, da Global Franchising Manager do Kiko SPA.

Como aumentar lucros, vendas e participação no mercado impactos no consumo, análise macroeconômica; novos modelos financeiros; governança; estratégias de expansão serão alguns assuntos abordados no evento estão entre mais alguns assuntos discutidos no evento. Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, fará a abertura e participará de vários debates ao longo do evento.

Apresentações gratuitas — Em edição aberta será realizado o Matching Brasil-China – 1º Encontro Brasil-China para Desenvolvimento do Varejo e Consumo, que mostra as experiências e aprendizados de empresas brasileiras desses setores na China e das empresas chinesas no Brasil. Os interessados deverão fazer inscrição prévia.

Também aberto ao público, o Instituto Foodservice Brasil (IFB) promoverá um encontro sobre a transformação digital do setor, e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) abordará as práticas bem-sucedidas de ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance) no Brasil.

Sociedade 5.0 — O início do conceito de Sociedade 5.0 foi no Japão (decreto de 2016) e consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano. O conceito foi adotado por Keidanren, Federação de Negócios do Japão, que visa repensar o estratégico para o desenvolvimento sustentável. A entidade iniciou suas atividades na reconstrução do país logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e reúne as mais importantes lideranças dos setores empresariais.

Associados da ABIESV tem 10% de desconto nas compras via bilheteria virtual, por meio de código exclusivo da entidade:

Foto de abertura: Divulgação/Reprodução Latam Retail Show