ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Segundo estudo da Abrasce, 831 marcas abriram lojas em shopping, no 1º trimestre de 2023

Segundo estudo da Abrasce, 831 marcas abriram lojas em shopping, no 1º trimestre de 2023

14 jul 2023

No primeiro trimestre desse ano, mais de 831 marcas inauguraram lojas em shoppings, segundo o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers. Se comparado com os anos anteriores: em 2022 cerca de 4 mil marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shoppings; e em 2021 foram 3.500 marcas.

Milk Moo, de milk shake, é a primeira colocada em aberturas de unidades. Em seguida vem: Fini (2ª), Ótica Chilli Beans (3ª), Ice Cream Roll e Natura (4ª), Vivo (5ª), Popeyes e Cheirin Bão (6ª), Kopenhagen e Starbucks (7ª), Cacau Show (8ª), Kekala Custom Picolé (9ª) e KFC (10ª).

Conforme o estudo, o segmento que mais tem marcas que abriram unidades no primeiro trimestre de 2023 foi o de Alimentação e Bebidas (36%). Depois vieram: Vestuário (14%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Acessórios (4%), Entretenimento (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%), Serviços Médicos (2%) e Relojoaria e Joalheria (2%).

A boa notícia é que o estudo demonstra que nesse período o nível de vendas dos shoppings cresceu 6,8%, se comparado ao mesmo período de 2022.

Dois segmentos em destaque

“O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão” mostra que no segmento de Alimentos e Bebidas, 299 marcas diferentes inauguraram lojas em shoppings. As marcas em destaque já citadas na relação acima das que mais abriram lojas. Já no de Vestuário, foram 116 marcas distintas, entre os destaques:  Criatiff, Caedu, Riachuelo e Lupo.

Fontes: Mercado e Consumo e Fashion Network
Crédito da imagem de abertura: Imagem de 4045 no Freepik