ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Regatta Tecidos ganha vitrine inovadora,  pelo projeto “Colorindo a Gabriel”

Regatta Tecidos ganha vitrine inovadora, pelo projeto “Colorindo a Gabriel”

12 mar 2022

Essa foi uma das 40 lojas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva a participar da primeira edição do projeto, com trabalhos de alunos do Belas Artes e Mackenzie, supervisionados por VMs renomados e com curadoria da ABIESV

Um tour pela Alameda de decoração mais importante do País, no dia da inauguração do projeto inédito “Colorindo a Gabriel” (10/3), mostrou o resultado do trabalho feito em vitrines de 40 marcas da Gabriel Monteiro da Silva por alunos da Universidade Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma parceria com a Associação Alameda Gabriel (Associação dos lojistas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva) e o Comitê Brasileiro de Cores. A supervisão foi de VMs renomados e a curadoria da ABIESV, representada por Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising da entidade e, também, coordenadora do comitê de VM, criado pela ABIESV há um ano e meio. Sonia também está à frente da Purchase Comunicação e Marketing.

Para Luciana Vieira, responsável pelo Marketing da Regatta Tecidos (n.1604), uma das lojas beneficiadas pelo projeto, o trabalho foi incrível e muito dinâmico. “Acompanhei todo o processo criativo desde o início, em novembro do ano passado. Foi muito boa esta oportunidade de estar com futuros profissionais, que trouxeram para a vitrine da Regatta mais fluidez e aconchego”. Eles usaram materiais como madeira, grama sintética e nylon, entre outros. “Achei demais o trabalho de marcenaria que fizeram, as madeiras suspensas com corte orgânico. Tudo para trazer leveza. O projeto coincidiu com o lançamento de nossa coleção outono/inverno”, completa Luciana.

Os alunos aproveitaram o espaço para mostrar as funcionalidades dos produtos da Regatta. Foram criados dois ambientes que se misturam entre indoor, quente e aconchegante, e outdoor, livre e fluido, para apresentar os tecidos acolhedores e, também, os que são resistentes às intempéries. “Nós quisemos expor o maior número possível de peças da loja”, conta Luiza Tamires, aluna do Belas Artes.

Loja Regatta, participante do ‘Colorindo a Gabriel’. Crédito: Alexandre Suplicy

 

Também muita satisfeita com o trabalho ficou Luci Winkler, gerente da loja Marchê Art de Vie (n. 1606). “Adorei a nossa vitrine. Os alunos escolheram trazer linhas orgânicas através de um desenho no painel de fundo inspirado no artista Burle Max. E usaram como acessórios de decoração plantas, grama sintética, poltronas e tapetes. Ficou mais colorido do que costumamos fazer, em uma ambientação excelente”.

Vitrine da loja Marchê, vista por dentro – ‘Colorindo a Gabriel’

 

O “Colorindo a Gabriel” tem o objetivo de estabelecer uma relação de proximidade entre empresas e estudantes, propondo uma experiência de vivência profissional com caráter acadêmico. Além disso, cada marca preparou uma história especial para receber o público no dia da abertura.

O projeto contou com mais de 300 pessoas, entre coordenadores, professores, alunos e uma renomada equipe de Visual Merchandising, composta por 14 profissionais, com coordenação de Sylvia Demetresco, que levaram seu know how de mercado para ajustar algumas necessidades de execução e montagem. Foram mais de 10 meses de planejamento e reuniões multidisciplinares.

Mais algumas lojas

Bontempo — Durante a pandemia, as cozinhas das casas foram espaços de acolhimento e união entre as famílias. Este cenário sensibilizou as alunas a fazerem uma instalação integrada a este ambiente, que transmitisse conexão e esperança por dias melhores. Delicados fios de luz, nas cores rosa e verde, mesclados entre si com tiras de voil, representam as vidas entrelaçadas e a importância dos nossos vínculos. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.068.

Botteh — A loja de tapetes optou por fazer uma vitrine que valorizasse as cores vibrantes, as texturas macias e os lindos designs de suas peças, com um jogo harmonioso entre esses aspectos, além de brincar com tamanhos e volumetria. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.282

Bucalo — A vitrine mostra que os papéis de parede podem ser mais do que apenas um revestimento, mas um objeto de arte. Com uma paleta que vai do rosa pálido às nuancas de grafite, os papéis tiveram destaque, compostos com mix de produtos da marca e com uma iluminação especial que pode ser observada à noite. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 924

Kamy — O grupo de três alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, após uma visita ao galpão verde da by Kamy, não tiveram mais dúvidas de qual seria o conceito que eles queriam representar no seu projeto: arte sustentável e contemporânea. Planejaram uma vitrine apenas com o tapete que eles próprios desenharam e surpreenderam na proposta da fachada: Um painel todo recortado e vazado de OSB, material feito com madeira reflorestada. Elemento orgânico vertical, na altura da fachada toda, como uma tapeçaria, trazendo para o projeto os pontos que eles tanto admiraram nas peças vistas no galpão verde: arte, criação, composição, fragmentos, reciclagem e sustentabilidade se tornando arte. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147

Celdom — Seguindo a brasilidade na essência da Celdom, os alunos trouxeram a cultura do Cordel à vitrine da marca. A loja, que está no mercado há 40 anos realizando sonhos da cozinha gourmet e abrindo caminhos para a inspiração do prazer da cozinha, reafirma a riqueza da cultura do nosso país com seu projeto e convida os visitantes a conhecerem sua vitrine interna. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.258

Cia das Fibras — apresenta uma vitrine divertida, com uma brincadeira entre volumes, cores e texturas que mostra a diversidade de produtos da loja em um clima de brasilidade e irreverência. O cenário dá destaque para dois balanços com almofadas, com vasos empilhados nas laterais e cordas náuticas sobrepostas e entrelaçadas ao fundo. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 594.

Collectania — O ponto de partida da vitrine Collectania foi o lançamento do Evolve, o primeiro colchão 100% circular do mercado mundial de consumo, sem espuma ou cola, que pode ser reciclado e reutilizado infinitamente em um novo colchão. Para dar suporte à novidade, a cama Essential na cor RoyalBlue foi incluída no espaço, sendo também totalmente reciclada. O conforto pleno e a ventilação dos colchões durante o sono estão representados no vidro, com uma estampa da malha metálica, chamada de estrado, e as nuvens ao redor. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.456.

Colormix — O grupo de estudantes responsável pela intervenção na Colormix criou painéis inspirados no cubismo para mostrar a diversidade e possibilidade de personalização dos produtos da marca. Foram utilizados tons quentes e frios em formas geométricas diferentes, que se materializam de diversas formas, primeiro mais espaçados e depois mais concentrados, ilustrando as diversas possibilidades do material. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.522

Dunelli — apostou na tendência Urban Jungle na sua vitrine para ressaltar peças com formas orgânicas e fluidas, inspiradas na natureza. Assinados pelo designer Maurício Bomfim, se destacam na composição o sofá Fragmento, novidade com linhas curvas para 2022, e a cadeira Stalk, que faz referência ao caule das árvores. Os móveis são envolvidos por lindo paisagismo e cores naturais, mescladas com tons de azul, verde, terra e marsala. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.069

Empório Beraldin — a vitrine foi disruptiva e impactante: Uma brincadeira com a usabilidade colocou a cadeira no teto, e o cenário contemporâneo foi criado pelas cores fortes e as texturas em formas orgânicas, feitas com os tecidos da marca. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.878

Fahrer — O ponto de partida para a intervenção na Fahrer foram os ideais já presentes na marca, o minimalismo e as curvas, somados ao desejo de interação com o usuário ao longo da loja. Assim, os estudantes fugiram da vitrine tradicional e construíram todo um trajeto de exploração no espaço interior, que convida os visitantes a conhecerem os móveis e a história da Fahrer, que valoriza a expressão autoral, feita à mão e a produção brasileira. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.753

Fast Frame — antecipa uma tendência de usar cocares na decoração: Quatro quadros compõem uma única imagem de um imponente cocar branco, de dois metros de altura por quatro de comprimento, acompanhado de cores vibrantes como vermelho, verde, pink e laranja. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2121

JRJ Tecidos — pediu para que os estudantes explorassem a história da marca, que vem desenvolvendo e criando tecidos para decoração há três gerações. Essa trajetória se mistura com os processos de tingimentos e lavagens, que serão expostos na vitrine. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.844

Marel Design – A biofilia e o biomimetismo foram o ponto de partida para a intervenção na Marel Design Mobili. As formas orgânicas e as texturas suaves, em sintonia com a vida e com a natureza compõem o espaço. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.903

Quaker Decor – No projeto da loja de tecidos Quaker Decor, os estudantes deram foco para sua nova coleção Kidz & Beyond Collection. A linha transformou as memórias de infância em ilustrações divertidas, tramas em crochê, veludos e texturas para o quarto dos pequenos, que foram exploradas na vitrine. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370

Saccaro — os alunos partiram da essência da marca. Eles optaram por desconstruir as vitrines tradicionais e não ambientar o espaço, fazendo com que os móveis, das cores designadas para o quarteirão, falem por si próprios. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.160

Vallvé – o espaço criado foi inspirado na banqueta Book, objeto arquitetônico, que lembra o formato de um livro, para apoiar, amparar ou sentar. As peças moldadas em resina nas cores Creme, Vinho e Grafite dão o mood conceitual e up to date ao projeto. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.291.

Site https://www.alamedagabriel.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/decoralamedagabriel/

Foto de abertura: Alexandre Suplicy