ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Qual o alcance do Visual Merchandising

Qual o alcance do Visual Merchandising

10 jul 2020

Por Sonia Paloschi *

Três décadas para o varejo brasileiro se render à necessidade do visual merchandising no desenvolver de um projeto amplamente e entender a visão estratégica que a área tem nos diversos segmentos de varejo.

Entender que o visual é o apelo criativo e plástico do projeto de um varejo, seja de moda, alimentos, home center, papelaria e outros. Saber das tendências, trabalhar cores, materiais, levando uma experiência sensorial, onde reconhecem o visual como elemento mandatório da comunicação, com o público que se quer atingir, sempre em busca da valorização da marca e de seu produto.

Entender o merchandising, onde ele entra e como ele pode favorecer o projeto e principalmente como ele poderá se transformar numa ferramenta de vendas, quais os caminhos da mercadoria, sim porque merchandising na sua tradução é mercadoria. Como entender que a mercadoria rege o desenvolvimento do projeto, sua exposição, quanto do produto poderemos ter no local e como entra no PDV.

Como iniciar o processo de um projeto sem saber o que aquele varejo vende? Tenho que reconhecer que quem não conhece seu produto terá dificuldade em ter um resultado positivo, por mais linda que a loja e/ou outro segmento seja.

A partir deste questionamento, todo o processo se desenvolve, através do gerenciamento da mercadoria, o que vender, como vender, como segmentar, assim o projeto se desenha, fazendo o entrelace das áreas de operação, como o PDV funciona, o marketing, como a marca e toda a comunicação fala com o cliente e a arquitetura, que dá a forma de todo este trabalho.

Além de ser uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de um projeto, o VM atua no dia a dia, renovando e dando o frescor que o segmento precisa.

Fazer uma força tarefa para que os profissionais de VM tenham a sua qualificação é fundamental. Hoje temos vários profissionais que se especializam desde a produção de uma vitrine até a estratégia da área dentro do mercado e, acima de tudo, fazer o varejista entender como poderá ter ótimos resultados com esta área.

O VM vai muito além da vitrine e a união de todos os profissionais envolvidos podem ter o melhor resultado.

Sonia Paloschi – é diretora de Visual Merchandesing da ABIESV, coordenadora do Comitê de VM da entidade e diretora do Grupo Purchase Comunicação e Marketing