ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Presidente da Abiesv, Akira Nagata, fala sobre os números que apontam para uma melhora no mercado do varejo em 2019

Presidente da Abiesv, Akira Nagata, fala sobre os números que apontam para uma melhora no mercado do varejo em 2019

12 dez 2018

A Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, multisetorial, tem iniciativas que contribuem com soluções para o ponto de venda

  1.Como foi o ano de 2018 para o varejo? E qual a expectativa para 2019 e os próximos anos?

Após um ano de acontecimentos que refletiram numa recuperação mais lenta da economia brasileira, como greve dos caminhoneiros, eleições e recuperação do varejo da crise em anos anteriores, podemos, talvez, finalmente, ver o futuro com um pouco mais de otimismo. E isso devido as estimativas de instituições competentes. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão de negócios no setor este ano subirá 4,5% e estima que as vendas no varejo em 2019 cresçam 5,2%.

Temos outras fontes que também indicam que a trajetória de crescimento deverá se estender para os próximos anos, em um ritmo mais consolidado, com alguns fatores para impulsionar, como conjuntura de inflação controlada e mercado de crédito e de trabalho em recuperação.

Mesmo este ano, alguns fatores ajudaram nas vendas, como o recebimento do PIS e, apesar e não ter sido um 2018 fácil, agora com o 13º salário e a estabilidade de preços, esperamos uma recuperação da economia e boas compras para o Natal.

O cenário aponta para o fim da recessão e prevê que 2019 será um bom ano para empreender.  Os números mais favoráveis se refletem em um aumento da confiança do comércio, que passa a investir em sua expansão, modernização e inovação de suas lojas físicas ou virtuais.

No entanto, as recomendações para o empresário varejista é ficar atento para as mudanças que vem ocorrendo e estar preparado neste momento de retomada para entrar em 2019 com as contas e a saúde de sua empresa em dia. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é prudente evitar o endividamento e fazer a manutenção de grandes estoques, gerenciando o capital de giro.

Outra questão importante é a mudança no hábito do consumidor, por isso algumas dicas podem ser úteis. Cada vez mais os clientes buscam empresas com um diferencial tangível, ingredientes exclusivos, produtos únicos, serviços e atendimentos com algo a mais e, claro, as promoções são sempre bem-vindas e despertam o desejo de compra no cliente.

Também importante é o propósito, que tem relação com o motivo de a empresa ter sido criada, a real razão da existência de determinada marca. Hoje os consumidores preferem empresas com propósitos claros e objetivos, que vão além de se ganhar dinheiro.

A sustentabilidade também está cada vez mais em pauta. A atuação dos profissionais de varejo na construção de lojas e modelos de negócios mais sustentáveis tem impactado em resultados positivos.

Por fim, vamos prestar atenção na geração “milleniuns’ (de 21 a 34 anos), um público que tem maior potencial de expansão de consumo, com uma fundamental participação na economia do País.

  1. No geral, quais as novidades com relação a planos de expansão dos varejistas para 2019?

 Já temos alguns bons anúncios de expansão, inclusive já iniciado este ano. Uma das maiores redes de pet shop do País, a brasileira Petz, inaugurou (set/2018) uma nova loja na Radial Leste, com investimentos de R$ 7 milhões, e segue com um plano agressivo de expansão.

É importante salientar que, mesmo durante a crise, houve a entrada de dinheiro das multinacionais em empresas instaladas no Brasil. Entretanto, economistas dizem que os problemas enfrentados pelo País nos últimos anos (instabilidade política e crise econômica, entre outros) tem assustado os investidores americanos. Mas mesmo assim, o Brasil continua representando uma enorme oportunidade para as empresas dos EUA e outras regiões do mundo, que buscam ampliar sua presença internacional. Um exemplo é a americana Popeyes Lousiana Kitchen, que divulgou inaugurar mais 300 lojas até 2020.

3.  Qual o papel da Abiesv neste cenário? 

A Abiesv existe há 16 anos e com algumas frentes de atuação, cujos principais objetivos são de ampliar a rede de relacionamento de seus associados e provocar a troca permanente de informações e experiências.

Para isso, entre as principais ações da Abiesv está a promoção de eventos bimestrais chamados de “Backstage do Varejo”. São encontros intensos realizados em uma manhã e com inscrições gratuitas, com palestras e debates em torno de um tema da ordem do dia para o varejista. Em 2018, por exemplo, discutimos a economia no varejo, também falamos sobre o mercado de Plus Size, Sustentabilidade, Visual Merchandising, entre outros. Abrimos as portas para que realmente haja um troca de experiências e de informações. Vale a pena todos ficarem atentos aos anúncios dos próximos Bakcstage do Varejo em 2019.

Também participamos das mais conceituadas feiras do setor, e sempre convidamos associados para estarem no estande com a Abiesv, o que permite aumentar seus relacionamentos e também aproximar as necessidades dos varejistas às soluções mais avançadas. Este ano estivemos, entre outras, na ABF e na Latam Retail Show, dividindo estande e somamos forças com mais sete associados. Fizemos muitos contatos e fechamos negócios.

Outra vertente do nosso trabalho é a comunicação. Temos nossas redes sociais, e estamos com novos Portal e Newsletter, que divulgam nossas ações e também as de nossos associados. O importante é que essa cadeia sempre evolua e troque informações. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados devem ser uma das nossas metas. Somos provedores de soluções em PDV.

Perfil –– Akira Nagata, presidente da Abiesv, é formado em administração, pelo Mackenzie, e Designer, pela Anhembi Morumbi. Antes de assumir a presidência da Abiesv (começo de 2017), atuou por 10 anos na diretoria da entidade, como conselheiro, Diretor de Expansão, Diretor de Eventos e, por fim, Vice-Presidente. Entrou para a área de iluminação há 25 anos. Há 22 anos fundou a Omega Light — empresa com as melhores soluções do mercado de iluminação –, com a ajuda de seu pai, nome Fernando Akira Nagata, guru, que já acumula 50 anos de experiência no ramo.

 

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