ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Pílulas de VM: Volta as aulas e ao planejamento

Pílulas de VM: Volta as aulas e ao planejamento

17 jan 2022

*Por Endrigo Pontes

Começo de ano sempre falamos sobre planejamento e como serão as ações do ano nos canais de comunicação da marca e nas lojas.

Há algumas campanhas e datas clássicas do varejo, todos conhecem e sabem explorar muito bem, mas existem datas que são mais especificas de determinado segmento como a VOLTA AS AULAS, trabalhadas por lojas que vendem roupa infantil, ou lojas que vendem acessórios como mochilas, calçados e claro as papelarias.

Estamos em um momento bastante digital do varejo, na comunicação e também em tecnologias aplicadas ao ponto de venda para gerar experiências, mas entendo que isso não necessariamente é a realidade de todo varejista ainda, então, ter um planejamento para aproveitar da melhor forma possível é fundamental e isso sempre foi o primeiro passo para ter campanhas de sucesso, seja com ou sem tecnologias aplicadas.

Vejo muitos lojistas nos segmentos que comentei explorando a data, mas nem todos atrelam um produto a campanha. Não adianta sinalizar a loja com o VOLTA AS AULAS se não há produtos que são desejados pelos consumidores nesse momento. Isso também faz parte do planejamento, envolvendo o departamento de produto, comercial, marketing e visual merchandising.

Será que vale o investimento em campanhas sem o produto correto atrelado? Só porque os concorrentes estão fazendo? E o quanto campanhas sazonais e produtos de sazonalidade representam em seu faturamento? São muitas questões, eu sei, mas todas precisam ser respondidas para obter sucesso no resultado das campanhas. Os profissionais de visual merchandising são bons aliados nesse momento.

Endrigo Pontes — Visual Merchandiser, cofundador da Vitrail, empresa especializada em visual merchandising com atuação em diferentes segmentos do varejo. Formado em Gestão no Vestuário, com especialização em Designer de Interiores e Neuromarketing. Atua no varejo há 25 anos, é professor da Belas Artes, palestrante, colunista e membro do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV.