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Pesquisas mostram comportamento do consumidor  na Black Friday 2023

Pesquisas mostram comportamento do consumidor na Black Friday 2023

26 out 2023

Macfor, MField e Global Consumer Insights Surve apresentam dados sobre os desejos de compra do brasileiro em uma das principais datas do varejo

Estudos mostram que a Black Friday 2023 deve ser um sucesso de vendas. Apesar de ter como data a última sexta-feira de novembro, durante todo o mês aparecem as ofertas pelo comércio nos mais diversos segmentos, nas lojas físicas e on-line. Para essa importante data do varejo, foram desenvolvidos estudos que apresentam o comportamento do consumidor pela Macfor, MField e Global Consumer Insights Surve.

Segundo o estudo “Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday”, da Macfor, 41% dos consumidores devem gastar acima de R$ 800 em suas compras. Nessa faixa de valor, entre as categorias mais procuradas estão as joias, eletrônicos, eletroportáteis, telefonia, informática e eletrodomésticos. Além de produtos de maior valor, como iPhones.

Já entre as categorias de produtos mais visadas nas buscas para a data estão moda e acessórios (27%), eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%) e alimentos e bebidas (11%).

Conforme o estudo: 85% dos consumidores compram produtos para si mesmos, 37% para namorado/cônjuge, 36% para os pais e 25% para os filhos. Os pagamentos serão a maioria com cartão de crédito (70%) pela possibilidade de parcelamento; em seguida por Pix (56%) e com o cartão de débito (37%).

No Brasil, as vendas  online são as preferidas, com 50%. Amazon, Netshoes e Mercado Livre lideram  a preferência. Já as compras nas lojas físicas ficam com 18%.

Cresce intenção de compra

Outra pesquisa, dessa vez da MField, mostra que a intenção de compra cresce 32% na Black Friday desse ano se comparado a 2022, com 75,6% dos brasileiros entrevistados pretendendo fazer compras (no ano passado, 43,4% compraram durante a data).

O estudo da MField, como o da Macfor, também mostra que a maioria das compras (56,7%) serão feitas nas lojas online; 18% online e nas lojas físicas; e 3,9% apenas em lojas físicas. Apesar da alta intenção de compra, 41,5% do público disse estar em um período difícil economicamente.

Nesse estudo, também, a moda e acessórios lideram o ranking de vendas (39,3%), seguido dos eletrônicos (37,5%), cosméticos (35,9%), calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%).

Sobre o ticket médio, aponta que 25% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 300. Já 24,2% até R$ 150. A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%). E seus e-commerces favoritos são: Amazon (72,9%), Mercado Livre (40,5%), Shopee (48,7%), Shein (45%) e Magazine Luiza (42,1%).

A MField desenvolveu o estudo com 2.300 participantes. Já começaram as pesquisas de preços com antecedência, comparando valores um mês antes do evento 32,8% deles; 27% o fazem durante a semana da Black Friday; e 25,1% buscam em cima da hora. No entanto, o estudo mostra que 53,6% não acreditam nos descontos da Black Friday.

Já a pesquisa Global Consumer Insights Survery , realizada pela PwC (setembro/2023), aponta que 63% dos brasileiros buscam produtos em plataformas como o Google e em segundo lugar vem os sites dos varejistas. Além disso, 51% dos consumidores  usam celular enquanto estão andando pelos corredores da loja.

Jean Mellé, sócio da PwC (SA+Varejo), dá orientações aos empresários com relação aos preparativos para a Black Friday: os planejamentos desta data precisam levar em consideração a estimativa de faturamento geral e por categoria de produtos, quais serão os fornecedores, quais SKUs, espaço em loja, quantidade de colaboradores trabalhando na data, etc. Também conferir se o site está em ordem e segura o possível aumento de tráfego. Não pode haver: falta de produtos, erro na precificação e atraso nas entregas das compras online.

No ano passado, a Black Friday gerou mais de R$ 3,1 bilhões em vendas.

6 dicas do Sebrae para aumentar suas vendas na data

1) A Black Friday não acaba no dia 24: “A data faz parte da experiência de consumo e contribui para se aproximar do cliente. O pós-venda também pode ser um diferencial ao reverter uma situação negativa que tenha ocorrido durante a campanha ou abrir um canal de relacionamento”, ressalta o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Flávio Petry.

2) Não precisa baixar o preço de todos os produtos: “O dono do pequeno negócio deve tomar cuidado para não operar no vermelho e ficar atento se uma estratégia de saldão não vai gerar prejuízo”, alerta o especialista.

3) Defina sua tática de vendas: escolha uma categoria de produtos para destacar as ofertas ou crie combos promocionais com itens que equilibrem as margens de lucro, oferecendo descontos progressivos, por exemplo.

4) Atenção especial à precificação: avalie todos os custos envolvidos nos pontos físico e digital. “É importante entender o que oferecer e em quais condições em cada canal de venda. Coloque isso na ponta do lápis para não correr riscos”.

5) Engaje sua equipe: o envolvimento dos colaboradores pode contribuir para resultados mais significativos. “Explique para sua equipe qual é a meta pretendida e a lógica que está por trás daquela estratégia”, orienta o analista do Sebrae.

6) Seja transparente: os consumidores estão atentos aos preços e começam a pesquisar os produtos e serviços do seu interesse antes da data. A expressão “Black Fraude” tornou-se conhecida após a frustração com alguns descontos oferecidos.

De acordo com Flávio Petry, a data é uma oportunidade para agregar valor ao negócio e mostrar que o consumidor está recebendo uma oferta especial. “Saiba balancear a expectativa do seu cliente. Algumas pessoas buscam descontos expressivos, enquanto outras buscam melhores condições de entrega e disponibilidade do serviço”, acrescenta o analista do Sebrae.

Black Friday

É um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online. A data da Black Friday surgiu nos Estados Unidos e sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, uma semana após o feriado de Ação de Graças.

A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010. Cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com descontos.

Fontes: SA+Varejo, Meio e Mensagem, Mercado e Consumo, Agência Sebrae de Notícias

Imagem de abertura: vecstock no Freepik