ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Omega Light ganha mais um prêmio internacional, o LIT Design Awards

Omega Light ganha mais um prêmio internacional, o LIT Design Awards

05 mar 2023

A associada da ABIESV, Omega Light, foi premiada no LIT Design Awards ™, um dos mais importantes prêmios de design do cenário mundial. O projeto premiado, ubá, conceituada pelo head de produtos da empresa, Ricardo Fahl, ganhou na categoria sistemas de iluminação linear.

O LIT Design Awards ™ foi criado para reconhecer os esforços de talentosos designers internacionais de produtos de iluminação e implementadores de iluminação. A organização do Prêmio acredita que a iluminação é uma arte e uma ciência, e é um dos elementos mais importantes do design. O LIT Awards foi concebido para celebrar a criatividade e a inovação nas áreas de produtos e aplicações de iluminação. É o prêmio irmão do SIT Furniture Design Award (SIT), International Design Awards (IDA) e European Product Design Awards (ePDA), todos com foco na estética, conceitos e aprimoramento do produto, que emergiram como alguns dos mais conhecidos Prêmios de Design hoje.

Ubá, projeto premiado em final de 2022, é um sistema linear e modular, com design clean e simples, que se adapta aos mais variados ambientes, com comprimentos que podem variar de 1130mm a 6000mm em uma única peça, ou ainda ser combinados em linhas contínuas. Seu material é leve e pode ser equipado com sistemas de acionamento sem toque, além da rotação dos módulos para direcionar a luz, que convidam à interação com o usuário.

A inspiração vem da embarcação tipicamente utilizada pelos índios amazônicos, que é construída sobre um único tronco, esculpida e escavada até atingir sua forma. Este formato é ideal para a proposta do sistema de iluminação, que proporciona uma estrutura fina, porém resistente, e abriga a fonte luminosa oferecendo controle da distribuição luminosa e proteção contra ofuscamento. Na construção da canoa, após o processo de escavação do tronco, este é virado de cabeça para baixo e sob ele se acende um fogo com pouca chama. A cor preta original da peça, com acabamentos nas pontas em cobre, remete a este processo.

A criação de um sistema de iluminação linear que fugisse do padrão estético monolítico com difusor na face foi o grande motivador do projeto. Aliado a isso, um sistema construtivo simplificado e robusto, com alta eficiência luminosa, através de módulos de LED e excelente controle de ofuscamento.

Ubá teve destaque diante de um programa do 3C Awards, organização líder em curadoria e promoção do design em todo o mundo, que representa a diversidade e inovação de hoje em Design de Iluminação, Design de Móveis, Design de Interiores e Arquitetura. Cada marca é um símbolo de excelência em design em todo o mundo, apresentando o trabalho de designers profissionais e emergentes para mais de 100 membros do júri especializado. Mais informações sobre a ubá podem ser achadas na seção “Linear Lighting Systems”.

Ubá projeto da Omega premiado no LIT Design Awards ™. Crédito: Marcelo Kahn

 

Omega com muitas premiações

A Omega está sendo muito premiada. Entre os demais prêmios já recebidos estão o iF DESIGN AWARD, em abril do ano passado, um dos mais importantes prêmios de design do cenário mundial, promovido pelo o iF – International Fórum Design GmbH, com sede em Hannover na Alemanha. Dessa vez o projeto foi atmo pendente, também conceituada pelo head de produtos da Omega, Ricardo Fahl, na disciplina produto e na categoria lighting. Atmo teve destaque diante de um júri com 132 membros, composto por especialistas independentes do mundo todo, com as suas três versões de design que reforçam sua identidade. A competição foi intensa: quase 11.000 projetos inscritos, de 57 diferentes países, com a expectativa de receber o selo máximo do design mundial.

A atmo faz parte de uma família de luminárias, que aproveita a miniaturização das fontes de luz LED (atmo pendente está na seção “Winners & Ranking”).

Mas essa não foi a primeira vez que a Omega recebe esse prêmio alemão iF DESIGN AWARD. Há dois anos foi premiada por seu projeto Sistema PEG, um perfil linear com aplicação em arandela ou pendente.

Crédito da foto de abertura: Marcelo Kahn