ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O varejo tem duas apostas básicas para esse ano: a entrega rápida e a omnicanalidade

O varejo tem duas apostas básicas para esse ano: a entrega rápida e a omnicanalidade

08 abr 2022

C&A, PetLove e GPA são algumas varejistas que investem em mudanças nesse sentido

O consumidor pede e o mercado atende. O coronavírus fez com que 40% das pessoas passassem a consumidor digitalmente e hoje 60% dos consumidores transitam entre o varejo online e o físico, segundo dados da Infrashop/ Infracommerce, ecossistema digital white label para marcas e indústrias globais.

Em 10 anos, o comércio eletrônico saltou dos R$ 18,7 bilhões em vendas para R$ 87,4 bilhões, segundo o relatório Webshoppers 43 da Ebit | Nielsen. E um estudo feito pela Linx, em 2021, mostra que as vendas na Black Friday, do último ano, cresceram 27% em número de pedidos omnichannel e 82% em quantidade de lojas omnichannel ativas.

Outra questão levantada, nos últimos eventos de varejo, e ressaltada por especialistas é que o consumidor quer entrega do produto cada vez mais rápida e eficiente.

A C&A divulgou essa semana os seus esforços nessas duas fortes tendências: entrega rápida e omnicanalidade. Até o Dia das Mães (8 de maio), a varejista implementará entrega super expressa para o produto chegar em até duas horas, para toda a região metropolitana de São Paulo, nas compras feitas de segunda-feira a sábado, entre 9h e 17h.

Os investimentos da varejista começaram no ano passado em avanços de logística e inovações do Centro de Distribuição (que fica na Rodovia Raposo Tavares/SP), que atende ao e-commerce (onde a marca tem 4 milhões de usuários ativos), entre elas a implementação de um novo um sistema automatizado de manuseio de produtos, o OSR Shuttle EVO.

O outro avanço é na devolução do produto. Ao invés dos consumidores terem que enviar o produto pelos Correios para só então ter o seu dinheiro de volta, agora a devolução omnicanal permite que as compras feitas pela internet sejam devolvidas em qualquer uma das mais de 300 lojas físicas da C&A.

De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo centro de inteligência da marca, um dos principais bloqueios na hora de comprar roupas via internet era a insegurança de não ver os produtos e não experimentar no corpo. Com essa facilidade na devolução, os dirigentes da C&A acreditam estarem oferecendo mais segurança ao consumidor em investir. Ao devolver uma peça, o cliente da C&A tem entre um e 10 dias úteis para receber o dinheiro de volta, conforme a forma de pagamento (boleto bancário, Pix ou cartão de crédito). No caso de compras no cartão de crédito, o estorno do valor pode acontecer nas próximas faturas.

Este conceito de integração entre as compras online e as presenciais está em ascensão. A PetLove, e-commerce de produtos para cães e gatos, acaba de anunciar que vai inaugurar suas primeiras lojas físicas, em maio, na cidade de São Paulo. Serão unidades com área de vendas em torno de 300 m², bem menores do que as suas concorrentes Cobasi e Petz, que têm unidades de 1.000 m² a 10 mil m². Os pontos da PetLove não deverão ter caixas para pagamento, o consumidor adquire os produtos virtualmente e os retira na loja física outra opção é fazer a compra na loja mesmo, por celular ou em terminais instalados no local. A expectativa é não ter filas.

Esse movimento das empresas do varejo de omnicanilidade já vem de antes da pandemia, porém outras iniciaram em 2020. Entre as que têm lojas físicas e atuam no meio digital está a MadeiraMadeira, que no ano passado abriu 91 lojas em várias partes do País, cujos estoques são em locais próximos, dessa forma faz uma melhor ambientação e proporciona uma experiência de compra mais interativa em suas lojas. A Pernambucanas, no final do ano passado, inaugurou as primeiras lojas físicas da Pefisa, o braço financeiro da empresa, cujo objetivo é ajudar o cliente no processo de abertura de contas digitais.

Entrega Express

Também no ano passado, o GPA com o objetivo de aumentar as vendas do e-commerce, diminuiu os prazos de entrega. O cliente faz compra pelo Clique e Retire e retira uma hora após a realização do pedido em uma das mais de 280 lojas do Extra ou do Pão de Açucar.

Tem, ainda, a entrega em até duas horas após a confirmação do pagamento na modalidade Express, que tem o apoio da infraestrutura de 170 lojas, de ambas as redes. As operações também foram ampliadas para os domingos.

Somente no segundo trimestre de 2021, o e-commerce do GPA cresceu 32%, se comparado ao mesmo período de 2020, e a operação online representa 8,2% da venda total de alimentos.

Esses são apenas alguns dos exemplos, o varejo investe e inova para, cada vez mais, para atender os anseios do consumidor em rapidez e atendimento.

Ilustração de abertura: Pixabay