ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O Segredo da rentabilidade nas redes sociais

O Segredo da rentabilidade nas redes sociais

22 out 2022

*Por Rafael Cunha

São mais de 171,5 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes sociais, isso representa 79,9% de toda a população brasileira, segundo o relatório Digital Report 2022, lançado no começo do ano. Estes números trazem toda a representatividade da evolução digital durante e pós-pandemia, é um crescimento superior a 14% comparado ao ano anterior, o que vem modificando significativamente o relacionamento entre as marcas e a sociedade, o questionamento central é como o posicionamento digital de um negócio varejista pode provocar experiências de consumo que sejam rentáveis, e não apenas curtidas e comentários nas publicações?

De início, o importante é a compreensão do que é significativo para a marca no digital: não é preciso ter um perfil em todas as redes sociais existentes, não existe a necessidade de ter milhares de seguidores e, se livre da obrigação de ter postagens todos os dias e conteúdos constantes em stories, por exemplo. Parece ir contra tudo que dizem para você? As Redes sociais, desenvolveram um modelo de negócio próprio que cria uma necessidade superficial de urgência que, existindo uma análise estratégica, não seja obrigatoriamente algo que sua marca precisa seguir. O Importante é ter um propósito forte e uma comunidade efetiva para ampliar e fortalecer a presença da sua marca dentro do segmento de atuação.

Atualmente, a maioria das marcas já nascem com o propósito definido, o que antes se valorizava como missão, visão e valores, que mesmo importantes, são setas direcionais para a vida saudável do negócio sobre si mesmo, o propósito é o por que da sua existência para o mundo externo. É a essência que a empresa deseja que o consumidor compreenda como importante, e quando criada, percebida pelo consumidor, cria-se uma percepção de valor que desenvolve uma conexão que pode ser duradoura e rentável.

Este consumidor que se identifica com o propósito do negócio, tende a compartilhar estas mesmas necessidades atendidas com outros consumidores que possuem a mesma percepção de valor, criando-se assim uma comunidade efetiva que identifica na marca uma aderência de significados existenciais. Os principais propósitos que reúnem as melhores comunidades são aqueles que possuem relações humanizadas baseadas em empatia, sustentabilidade, consumo consciente, diversidade social, racial, de gênero e de democratização do produto e serviço de luxo. Estes pilares de propósitos são os exemplos mais seguidos e que possuem mais visibilidade e claro, importância para a evolução social de nosso país, mas é importante que a marca faça uma análise e descubra o seu propósito real.

Com o propósito bem definido e uma construção de comunidade efetiva, fica muito mais fácil e amplia significativamente a probabilidade de resultados rentáveis para um negócio, pois a partir desta construção, os produtos, os serviços, o diálogo, os conteúdos e as diversas ações dentro dos pontos de contatos da marca com o consumidor, seja no digital ou no físico, acontecerá de uma forma mais profunda e fidelizada.

Após esta base sólida de propósito + comunidade, é importante a estruturação estratégica de posicionamento, unindo o digital e o físico de todos os seus canais de vendas, criando uma rede única que sempre deverá conversar da mesma forma, mantendo um relacionamento baseado no interesse mútuo entre a marca e seus consumidores de acordo com o propósito, provocando o engajamento a partir das ações realizadas nas plataformas digitais, PDV’s e eventos que a marca participa, e na qualidade dos conteúdos gerados de forma orgânica, sem esquecer de analisar constantemente os dados, identificando os acertos e melhorando-os, encontrando os erros e corrigindo-os. Valorize sempre as ações que provoquem experiências físicas, pois estas se convertem para um resultado mais satisfatório no digital.

Rafael Cunha é especialista em experiência do consumidor pela ESPM de São Paulo. Está há mais de 10 anos na área de marketing, sendo o responsável pelo reposicionamento de grandes marcas no mercado como a Omega Light, Delfa bojos e a AsBAI – Associação Brasileira da Arquitetura da Iluminação. Atualmente, é o responsável pelo core business da La Clofit, faz assessoria em branding e comunicação digital para várias marcas nacionais como a Omega Light, Allume, AsBAI, entre outras, através da sua agência digital Ecoa Lab, no Instagram @ecoa_lab.

Imagem: Gerd Altmann, Pixabay