ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
“O que está faltando no Brasil hoje é ambição”  diz Abilio Diniz

“O que está faltando no Brasil hoje é ambição” diz Abilio Diniz

22 set 2023

“Ajudem as empresas a se desenvolverem, busquem sempre o atual e a modernidade”, afirmou o empresário Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar e presidente do Conselho de Administração da Península Participações, em sua participação na 8ª edição do Latam Retail Show, realizada nessa semana.

Mesmo tendo operado o joelho recentemente, o empresário foi fechar o evento na trilha “Líderes que Inspiram Líderes”, onde ressaltou a falta de ambição que existe no Brasil. “Tenham a ambição de fazer coisas grandes e importantes e contaminem este Brasil. Estamos com taxas de juros caindo, inflação cadente, ambiente propício para os negócios. Temos que ter também mais esperança. Nós temos um país de ponta, que cresce e que gera emprego, que distribui renda e que faz a inclusão. Precisamos de ambição para crescer mais, para ser um país mais forte”.

Abilio também disse que o mundo hoje caminha em uma velocidade extraordinária, então se faz importante buscar referências lá atrás, mas acima de tudo olhar para frente. “Hoje temos muita informação e inovação com uma velocidade espantosa. É fundamental todos estarem atualizados. É preciso saber o que o mundo que está mais à frente está fazendo. Não dá para viver, por exemplo, fora do digital. E nossa tecnologia não deixa a desejar. Muita coisa feita no nosso País desperta o interesse de investidores lá de fora. Eles vêm investir em nossas empresas, porque dinheiro não falta no mundo. Basta ter bons projetos que o dinheiro vem”, alega o empresário.

“Líder tem que ser humano”

Em sua fala, Abilio Diniz também ressaltou a importância de se fazer boas gestão e liderança. “Uma liderança clara e definida e uma gestão simples e eficiente. Líder tem que ser humano. Não dá para ter um líder que administra pessoas como se administrasse máquinas. Tem que saber tirar de seus liderados o melhor que eles podem dar. Que produzam o melhor que possam”.

O empresário enfatizou que o varejo hoje tem que ser local por causa do costume de cada região. “Não dá para ser varejista do mundo inteiro, isso acabou. Várias empresas estão concentrando seu trabalho em determinado lugar. Tem que ser assim, o Sul é completamente diferente do Nordeste e assim vai. Quanto mais perto concentrar sua atividade e operação mais entregará ao cliente”.

Como um dos principais sócios do Carrefour, Abilio Diniz conta que no grupo estão concentrando distribuição na Europa, Argentina e Brasil. “Não é possível começar a olhar distribuição à distância, pois os países são diferentes uns dos outros”.

Ao final da palestra, Marcos Gouvea, Diretor Geral da Gouvêa Ecosystem (que promove o evento), anunciou que todo ano, a Gouvêa elege um líder e que esse ano o líder que inspira líder eleito é Abilio Diniz. O anúncio pegou o empresário de supresa.

Abilio Diniz com seu Troféu de Líder que inspira Líder – da Gouvêa Ecosystem. Foto: Divulgação

 

Abertura: Foto Divulgação