O papel da Loja Física no Varejo
*Por Márcia Pino
A pandemia nos trouxe uma urgência em estarmos online, que é surreal, desleal e porque não dizer cruel, pelo menos para os pequenos varejistas e, nessa ânsia de partir a todo custo para o digital, muitos acabaram esquecendo do ponto físico.
Tenho sido questionada sobre as mudanças, principalmente, em relação ao online com as lives, vídeos, e sobre o show que o varejista precisa dar na internet para sobreviver no mercado. Existem transformações acontecendo e as lojas precisam acompanhar, sendo hoje um risco ficar para trás.
Você já parou para pensar no papel da loja hoje? Já se deu conta que pode usar a loja a seu favor?
A loja é um grande palco, quando falamos de novos processos que façam mais sentido para o consumidor, de como é importante colocá-lo como protagonista e de como, por meio do Visual Merchandising, pensar na sua jornada e no seu entretenimento.
Como é importante para a loja, nesse momento, ser flexível, para engajar o consumidor, gerar conteúdo e ter uma apresentação eficiente do seu produto, até porque não cabe mais ser apenas o estoque, definitivamente ela precisa ser um lugar em que se ofereça experiências relevantes para o consumidor.
A Mango Teen, por exemplo, abriu, em Barcelona/Espanha, uma pop-up com Tik Tok Stage incluído, um espaço que nasceu especialmente para adolescentes criarem suas coreografias, fazerem selfies divertidas e viver experiências.
No interior do Paraná, na cidade de São João, a 50 km de Pato Branco, a Catarinense Mega Store, faz uso do interior da loja para gerar conteúdo nas redes sociais, tanto para lives, quanto para fotos do feed do Instagram e criação de stories. Com um Visual Merchandising impecável, a loja é sempre cenário para as ações.
O intuito disso é fazer a audiência do online conhecer a loja, sua atmosfera e querer ir lá vê-la de perto, engajando o consumidor no universo da marca.
Essa tática também é usada pela MondaBelle, marca feminina jovem de Maringá/PR, que no projeto da sua loja tem quatro espaços instagramáveis e várias ativações que fazem o consumidor viver experiências imersivas no ponto físico.
MondaBelle
A loja é o canal direto do consumidor com o produto, eu brinco que só na loja o evento, consumidor- dinheiro- produto acontece, e se a gente não tira vantagem disso perde em venda.
*Marcia Pino, Visual Merchandiser Sênior, Especialista em Varejo de Moda e Design Estratégico. Membro do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV. Professora, Podcaster, Consultora e Palestrante com 30 anos de varejo.
Foto da abertura: Catarinense Mega Store