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O melhor dos dois mundos: Digitalização da comunicação visual no PDV

O melhor dos dois mundos: Digitalização da comunicação visual no PDV

16 jul 2021
  • Por Richard Albanesi

É impossível ignorar o crescimento e a evolução do e-commerce no Brasil, porém esse crescimento não diminuiu o gosto nem a relevância do ponto físico para o consumidor.

As pessoas que compram pela internet e se identificam com esta forma de consumo também vão às lojas físicas e esperam ter uma experiência única e complementar, com comodidade e agilidade durante a jornada de compra.

A verdade é que as compras físicas e virtuais coexistem e se misturam, por isso, cada vez mais varejistas estão entendendo a importância e investindo, com sucesso, em soluções digitais cujo objetivo é oferecer experiências de compra marcantes e adequadas para o consumidor em todos os canais.

O desejo por essa compra prazerosa vem ganhando adeptos e espaço tanto no virtual quanto no físico e nesse ponto, as lojas têm vantagens em relação ao e-commerce que oferece uma interação mais distante, enquanto as lojas têm o atendimento e ambiente.

A ambientação é importantíssima para uma boa experiência de compra no PDV – e o painel de LED é a ferramenta ideal para criação de ambientes imersivos, lúdicos, interativos, conectados ou tudo isso ao mesmo tempo.

Mas por que painéis de LED?

Os painéis de LED oferecem o melhor dos dois mundos: a experiência de compra digital no ponto de venda físico, proporcionando modernidade, dinamismo e interação, além da oportunidade de geração de novas receitas através de campanhas publicitárias de fornecedores e patrocinadores.

A máxima – “o cliente compra mais o que vê” é comprovada, quando o varejista adota painéis de LED para a comunicação visual, amplia o volume de produtos em destaque e vê as vendas aumentarem.

Escolher pontos estratégicos, de acordo com o potencial aumento do fluxo de clientes e melhor aproveitamento da jornada no PDV, para instalação de painéis de LED, é a chave para a potencialização de receitas com o melhor custo-benefício.

Desenvolver conteúdos dinâmicos e envolventes, que chamem a atenção dos clientes e ofereçam algo a mais, como ofertas relâmpago, promoções do dia, apresentação de produtos e coleções, tornarão a compra mais atrativa e divertida para o consumidor com maiores tickets.

Uma fachada ou vitrine com painel de LED, no ponto certo, com formato e tamanho adequados para obter o máximo de visibilidade entre os passantes, aliada à possiblidade do cliente tocar, experimentar e cheirar o produto e ainda levá-lo na hora a criar um encantamento com a marca, certamente aumentará as vendas.

No interior da loja, minha recomendação é a realização de um projeto propositivo que aproveite espaços e oportunidades eficazes de comunicação, como painéis no fundo de caixas, colunas, totens, além de diversos formatos que podem ser criados exclusivamente para atender a uma necessidade específica.

Vamos lembrar que uma das vantagens do painel de LED, em relação à mídia estática – além do brilho, movimento e imagens de altíssima definição, é a possiblidade de veiculação de informações completas sobre serviços ou produtos e de forma mais simples, assim como na internet ou ainda múltiplas campanhas publicitárias ao mesmo espaço.

O mercado é competitivo e tende a ser cada vez mais. Por isso, além de entender as tendências do mercado e desejos do consumidor, vale encontrar pontos de equilíbrio que conciliem os dois mundos – o digital e o físico – e, dessa forma, atrair e engajar, sempre mais e mais, o consumidor com sua marca.

Por Richard Albanesi — Founder e CEO TheLED

Foto da abertura: Carlos Eduardo Ribeiro