ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O crescimento do varejo em 2019 será abordado  em encontro da Abiesv

O crescimento do varejo em 2019 será abordado em encontro da Abiesv

08 mar 2019

Dia 28.03 acontece o 29º Backstage do Varejo, com palestras e debates, em uma manhã de intensa troca de experiências

“A economia e o varejo no Brasil devem crescer em 2019, porém de forma bastante modesta, longe de se recuperar as quedas observadas desde de 2014. Para 2.020 esperamos um crescimento um pouco mais robusto, mas distantes das potencialidades e das necessidades do País”, afirma o economista e consultor Marcel Domingos Solimeo, Superintendente Institucional da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, palestrante no 29º Backstage do Varejo, evento promovido pela Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, dia 28 de março, das 8h00 às 13h00, na FAAP.

O encontro terá palestras e debates sobre o tema “Projeção da Economia em 2019 e Influência das Startups no Crescimento do Varejo”. Segundo Solimeo, o Brasil ainda vive um cenário de incertezas, uma vez que decisões importantes para o desenvolvimento da economia, como a Reforma da Previdência e medidas de redução dos gastos, dependem do Congresso. “Mas o cenário é menos preocupante do que antes das eleições, pois o governo vem apresentando um programa coerente na área econômica. Apesar disso, no caso do varejo algumas variáveis são muito importantes e devem ser observadas como o emprego, a massa salarial, o crédito e a confiança do consumidor”.

Se, como se espera, explica o economista, a Reforma da Previdência for aprovada neste ano, mesmo com alguma desidratação, e as perspectivas dos investimentos em infraestrutura em parceria com o setor privado (Pré-Sal, privatizações, energia e outros), permitirão que, a partir de 2.021, se obtenha taxas de crescimento maiores e inicie um ciclo de desenvolvimento sustentado.

Para Marcos Andrade, presidente da Abiesv, após anos difíceis para o varejo e o consumo, as estimativas de instituições competentes são de anos mais promissores pela frente e de uma retomada da economia. “Porém, é tempo de as empresas revisarem seus modelos de negócios, investirem na expansão, modernização e inovação de suas lojas físicas e/ou virtuais. Com o vislumbre desta nova era do varejo, se terá o desafio de atender um consumidor mais exigente”.

Solimeo concorda sobretudo que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, pois dispõe de muita informação e a possibilidade de comparações dos produtos, preços e condições de pagamento praticamente instantâneas, o que obriga ao varejo ser transparente e procurar diferenciais. “No caso das vendas físicas, o atendimento pessoal ainda pode ser um diferencial, mas acompanhado de ofertas atraentes de preços e condições. No comércio “on line” as condições de entrega, o frete e facilidade para comprar são relevantes”, conclui.

O 29º Backstage do Varejo terá palestras e debates sobre economia e apresentará cases de startups no varejo.  “Neste primeiro Backstage do Varejo de 2019, o objetivo é informar varejistas e fornecedores sobre dados e expectativas econômicas do setor no País, promovendo debates, de forma a que todos possam repensar, impulsionar e atualizar as práticas”, diz Andrade.

Evento criado em 2012, o Backstage do Varejo já reuniu mais de 5000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. Discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Lemca Iluminação e Omega Light. E o apoio da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Marcel Domingos Solimeo – é Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP; tem pós-graduação em Economia Pública pela FEA/USP. Também é diretor do Instituto de Economia “Gastão Vidigal” da ACSP, coeditor dos Livros “O Plano Real Para ou Continua?” e “O Plano Real Acabou?”, da Editora Makron Books. Realiza palestras em convenções, eventos, seminários, entidades de classe a respeito da economia brasileira, em especial sobre as pequenas e médias empresas.

Abiesv — Fundada há 16 anos, tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios também no exterior. Tem muito fortemente a área de planejamento estratégico para o PDV, soluções de consultoria e a viabilização do conceito. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados é uma das metas. Participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda.

Serviço:

29º Backstage do Varejo – Projeção da Economia para 2019 e Influências das Startups no Crescimento do Varejo

Data: 28 de março, das 8h00 às 13h00

Local: Auditório FAAPP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Inscrições gratuitas — com Janaina Botelho pelo 5548-7124 ou pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br ou com Lourival Santos 99353-8828 comercial@abiesv.org.br

Informações à imprensa – Credenciamento

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360 | dferreira02@terra.com.br