ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O comportamento do consumidor atual – assunto do 36º BACKSTAGE DO VAREJO, da ABIESV

O comportamento do consumidor atual – assunto do 36º BACKSTAGE DO VAREJO, da ABIESV

30 set 2022

Dia 20 de outubro, das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub, será realizada a 36ª edição do BACKSTAGE DO VAREJO, evento tradicional, aguardado com grandes expectativas, promovido pela ABIESV, com o tema “O Impacto de um Design Inovador na Experiência de Compra”.

Entre os assuntos abordados está o comportamento do consumidor nos dias de hoje. “Como esse consumidor, que tem tantas formas de comprar, ainda vai para a loja física?”, pergunta Claudia Vizzotto, Líder de Planejamento da Design Novarejo, palestrante que abrirá o evento. “A proposta do conteúdo que apresentarei no BACKSTAGE DO VAREJO é um olhar para o cenário atual, de como o consumidor está se comportando”, completa.

Claudia apresentará pesquisas de mercado, como “Os consumidores querem tudo’, do IBM Institute for Business Value (IBV) e a National Retail Federation (NRF). Ela, também, falará sobre as opções de compra do consumidor atualmente e porque ele ainda escolhe a loja física, além de sua atenção ao consumo consciente, a questões ambientais e de responsabilidade social. “Os consumidores estão atentos as marcas que têm um proposito bem definido”, afirma a especialista.

Outras questões que constarão nessa palestra são: como fomentar os cinco sentidos no cliente e a economia da experiência. “Esse consumidor hoje busca por experiências mais rápidas e personalizadas. Isso precisa ser “para mim” e não para todo mundo. Ele busca a simplicidade, quer tudo mais rápido e mais cômodo”, explica. Claudia acrescenta que estamos vendo o crescimento dos mercados de bairro, dos mercadinhos menores, que atendem essa comodidade e essa forma de comprar mais rápido, mais perto de casa.

Segundo a especialista, o ambiente de loja deve estimular mais a interação, mais aprendizado, gerar mais experimentação para este cliente, não apenas a compra. “Porque a compra ele pode fazer por outros canais, mas a experiência vivida é importante nesse lugar físico. É fundamental, ainda, conciliar essa experiência real na loja, mas também outras formas de tecnologia como oferecer áreas instagramáveis ou inteligência artificial. A loja fisica é um imersivo e interativo, onde de fato essa experiência e entretenimento podem ser vividos na integra”.

Logo após a apresentação de Claudia, dentro do bloco “O papel do design na loja: interação, imersão e experimentação”, também será realizada a palestra de Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo, e Conselheiro da ABIESV, que irá nos contar sobre três cases de lojas conceitos, de segmentos diferentes: Leo Madeiras, Loja do Mecânico e Grupo Amarelinha Tintas.  As informações serão enriquecidas com apresentações dos próprios varejistas dessas marcas.

Outras palestrantes serão Juliana Neves, Vice-Presidente da ABIESV e CEO da Kube Arquitetura, que dividirá o palco com Livia Abrão, Gerente de Visual Merchandising, Design Manager da Natura Latin America, para falar sobre ‘Natura: Como a Arquitetura Estratégica e VM facilitam a expansão da marca em diferentes modelos de operações’.

O evento, também, terá palestra que aborda tecnologia: “A importância da tecnologia na expansão da Constance Calçados — Inovação, agilidade e resultados no ponto de venda aliados ao software de gestão”, com as apresentações de Rachel Mendonça, Diretora de Tecnologia, Inovação e e-commerce na Constance Calçados, e de Alex Marques, Diretor Comercial da Data System.

O 36º BACKSTAGE DO VAREJO tem os patrocínios da Lemca Iluminação e da Data System e os apoios do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP e da Couromoda.

Serviço:

36º BACKSTAGE DO VAREJO

Data: 20 de outubro, das 8h00 às 12h30

Local: FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

Inscrições AQUI

Foto de abertura: Steve Buissinne por Pixabay