ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O Boticário inicia segunda fase do projeto “Batom Inteligente” para auxiliar pessoas com deficiência

O Boticário inicia segunda fase do projeto “Batom Inteligente” para auxiliar pessoas com deficiência

10 mar 2023

projeto ‘Batom Inteligente’, que auxiliará pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores a passar batom, sem qualquer dificuldade ou erro de contorno, com o simples acionamento de um botão. A tecnologia pioneira, desenvolvida em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade, e com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – Cesar, utiliza inteligência artificial, que permite a aplicação automática do batom, sem borrar, respeitando os limites do lábio.

O projeto já passou por testes com voluntários, que apontaram algumas necessidades e já está no segundo protótipo, cujo objetivo é realizar o aperfeiçoamento tecnológico e funcional do equipamento. Nessa nova fase, o Grupo Boticário tem também a parceria da startup Neurobots – expert em inteligência artificial e visão computacional, que oferece soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes de AVC — Acidente Vascular Cerebral.

A busca agora é por soluções que ofereçam maior precisão da aplicação do batom de forma independente e novos métodos de visão computacional para mapeamento dos lábios. O time de Design do GB trabalhará, ainda, no aprimoramento funcional e visual do aparelho, contribuindo para que o protótipo se aproxime da versão ideal para testes em consumidores.

A previsão é de que o desenvolvimento do novo protótipo seja finalizado em seis meses. “Vamos aumentar o nosso banco de dados, a fim de obtermos diferentes imagens de lábios de diversas etnias e formatos para tornarmos a nossa inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão”, celebra Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Patente

Com duas patentes depositadas, o dispositivo funcionará da seguinte forma: através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.

O batom inteligente está sendo feito para detectar diferentes tons de pele, independentemente de gênero e idade. “Será um produto importante para alavancar a diversidade e inclusão”, completa Dieamant.

Veja como funciona:

(Imagem da abertura da matéria: Edição de arte. Créditos: Divulgação)