ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Nutty Bavarian acelera no digital e no crescimento  pela diversificação de canais

Nutty Bavarian acelera no digital e no crescimento pela diversificação de canais

30 set 2022

Todos devem conhecer aquele mix de nozes, castanhas, amendoins e amêndoas, que atraem muito pelo aroma em aeroportos, supermercados e parques, entre outros locais. Com embalagens atraentes, os produtos da Nutty Bavarian hoje tomam conta de lojas, container e quiosques, em vários pontos de cidades brasileiras. Em palestra na 7ª edição do Latam Retail Show, realizada em setembro, Adriana Auriemo, sócia-diretora da marca, contou sobre estratégias usadas para o crescimento, no painel “Aceleração do crescimento pela diversificação de canais”. E quem estava na plateia do evento pode experimentar o mix de produtos, gentilmente distribuído.

Segundo Adriana, o negócio Nutty Bavarian foi repensado na pandemia. “Na época nós estávamos em 50 pontos revendendo o produto, mas foi quando as lojas e quiosques tiveram que fechar, com a norma de paralisação das atividades do comércio em função do Covid. Começamos, então, a refletir sobre os mais vários aspectos do nosso negócio e percebemos que tínhamos um produto com uma série de vantagens: que viaja muito bem, dura bastante, está dentro de todas as tendências nutricionais, é versátil, tem um bom tamanho que cabe em uma serie de lugares e que tem uma rede de franqueados muito parceira”, afirma a executiva.

A partir daí foram criadas e/ou potencializadas vendas por relacionamento e vendas diretas. “Foi a indústria indo mais forte para as franquias. Criamos novas embalagens e equipes de trabalho. Hoje estamos em mais de mil pontos de vendas, além de supermercados, farmácias, hotéis, lojas de conveniência e cafeterias, entre outros. Estamos, também, em festas pessoais e corporativas com nossos produtos como brindes”, conta Adriana.

Com relação ao digital, também, houve uma aceleração. Conforme a diretora, a Nutty Bavarian, antes da pandemia, já estava em alguns deliverys como iFood e tinha um e-commerce que ela chamou de ‘meia-boca’. “Pisamos no acelerador e fomos para marketplaces, como Amazon e Mercado Livre. Reformulamos todo e-commerce da marca e, sem dúvida, percebemos que ainda temos muita coisa para aprender nesse mundo digital”.

E uma observação interessante feita pela executiva é que com a abertura de novos canais de vendas no digital se abriram também oportunidades de novos produtos, novos tamanhos, novas formas de vendas, novos valores…. “Não precisamos, nesses casos, ficar engessados naquele padrão usado nas vendas físicas, podemos expandir em vários sentidos”, completa.

A marca abriu ou reforçou outras frentes de negócios também. “Temos vários modelos de negociações, tem empresas que apenas fornecemos nossos produtos, enquanto outras usam a nossa marca”, explica Adriana.

Mais uma novidade é que a chef confeiteira Beca Milano (que apresenta o programa Bake Off Brasil, exibido no Discovery H&H) está criando uma receita que usa produtos da Nutty Bavarian, “o que dará mais uma visibilidade extraordinária ao potencial de nosso mix”.

Adriana finaliza sua apresentação explicando que a empresa hoje tem dois braços. O da Fábrica, que vende aos pontos de venda e o da Rede, que tem pontos próprios e de franquia.

O Latam Retail Show teve o apoio da ABIESV