ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Nesta quarta-feira (26.09), Abiesv promove 27º Backstage do Varejo

24 set 2018
Arquiteto Antonio Carlos Mingrone

Arquiteto Antonio Carlos Mingrone

A Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – promove uma manhã intensa com palestras e debates, reunindo experts nacionais e internacionais do varejo, nesta quarta-feira (26.09). É o 27º Backstage do Varejo, quando se discutirá sobre ‘Visual Merchandising e Iluminação’, das 8h às 13h00, na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (rua Alagoas, 903 – portaria G1). Interessados em participar do evento, basta fazer a inscrição gratuitamente pelos e-mails: secretaria@abiesv.org.br ou comercial@abiesv.org.br.

“O Visual Merchandising e Iluminação são ferramentas estratégicas para aumento da percepção de valor dos produtos e soluções no ponto de venda. Por isso recomendamos que o varejista faça um diagnóstico do seu Modelo de Negócio, no intuito de mensurar o nível de integração entre as áreas de Marketing, Produto, Operações, Capital Humano e Ponto de Venda, e a partir disso viabilizar ações de reposicionamento estratégico de seu ponto de venda, através da cristalização no ponto de venda de novos conceitos de Arquitetura, Visual Merchandising, Comunicação Visual e Design de Mobiliário. Estas disciplinas ajudam a tangibilizar a Loja 4.0 (Phygital – integração de loja física e digital) o design que tangibiliza e cria cultura de consumo com grande incremento de vendas”, diz o arquiteto Julio Takano, fundador da Abiesv, da qual é ex-presidente e atual conselheiro.

“Quando se coloca em prática um eficiente plano de reposicionamento estratégico integrado, conseguimos maximizar a proposta de valor de uma marca e assim hipervalorizar produtos, soluções e serviços transformando clientes em fãs da marca, promovendo incremento de vendas em torno de 30% e diminuindo o tempo de retorno do investimento”, completa Takano, CEO da Kawahara & Takano Retailing, especialista em projetos para varejo.

 Iluminação — “A iluminação depende do tipo de produto que se comercializará na loja e da proposta de Visual Merchandising. A iluminação é a protagonista que encerra de forma a efetivar a melhor visibilidade e maior atratividade para a vitrine, fachada e interior da loja. Pesquisas americanas informam que a luz é um fator que pesa mais de 60% como motivação para a venda ao consumidor”, diz o lighting designer Antonio Carlos Mingrone, diretor de Projetos da Mingrone Iluminação, escritório de arquitetura especializado em consultoria e projetos de luminotécnica.

Segundo Mingrone, no que se refere a tendências permitidas pelos recursos atuais, temos a iluminação propagada por meio de LEDs, que permite, por exemplo, variar a tonalidade de cor da luz e destacar um objeto ou outro na vitrine e depois mudar o protagonista em destaque, o que gera uma dinâmica de atratividade. “Imagine quantas inspirações se pode lançar a cada momento. É possível se evidenciar cada vez mais os recursos que a tecnologia do LED permite. Agora, falar do interior e da fachada da loja é muito mais complexo, e pode estar atrelado a tudo isso. Tudo é uma relação de comprometimento com a própria arquitetura, que será a comunicação visual de identificação do ponto de venda”, continua Mingrone.

E o também professor explica que o Brasil está bem servido do ponto de vista dos fabricantes internacionais. “O que de mais recente foi lançado na Feira de Frankfurt (Alemanha) foram as luminárias tornando-se agentes colaboradores de todo processo de venda para o proprietário.  Hoje, as luminárias tem a capacidade de se transformarem em repetidores digitais de informação, propiciando, por exemplo, demarcar quanto tempo uma pessoa se deparou em frente a vitrine, contabilizando isso em relatório. Já tem multinacionais que estão trazendo a tecnologia ao Brasil, mas o importante é que se faça este investimento com critério e que se saiba realmente o que se quer apurar com essas informações para que repercutam em instrumentos de planejamento de vendas”, completa o arquiteto.

 Programação:

9h Palestrante Antonio Carlos Mingrone — diretor de Projetos da Mingrone Iluminação, escritório de arquitetura especializado em consultoria e projetos de luminotécnica, e gerente por quatro anos de mais de 250 projetos de edificações públicas em todo o Estado de São Paulo.

Tema: “Como a luz vem transformando os espaços de venda”.

 9h50 – Big 4 – Debate

Carolina dos Santos Rodrigues de Melo – coordenadora de Visual Merchandising da Morena Rosa

Milton Bueno – Gerente de Visual Merchandising da Alô Bebê

Rogério Pacheco da Cunha Cruzatto – Gerente de Visual Merchandising – Conceito & Store Design do Grupo Marisa

Ariane Cristine Diniz – Gerente Geral de Visual Merchandising do Grupo Riachuelo

Sonia Paloschi – Diretora de Visual Merchandising e Marketing de Varejo da Purchase e Diretora de Marketing da ABIESV

11hMarjorie Lee — professora de VM do Lim Institute em Nova Iorque, formada pela Universidade do Texas e pelo FIT (Fashion Institute of Technology),

Tema: A Influência da Arte & Fashion no Visual Merchandisin

11h50Eric Feigenbaum — conselheiro editorial e diretor da New York Magazine, diretor de Workshops da WindowsWear, e presidente da Associação de Visual Merchandisiers, que abordará ‘O design é o desejo’. Tema: Tema: Design é desejo

Backtage do Varejo – Evento trimestral, criado em 2012, já reuniu mais de 2000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. Discute temas que compõem o dia a dia do setor, como: gestão de pessoas, tecnologia, expansão e roll out no varejo; sustentabilidade; entre outros. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Kemp, Lemca Iluminação e Omega Light. E o apoio da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas- ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo-SBVC.

Abiesv — Fundada há 16 anos, tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios também no exterior. Tem muito fortemente a área de planejamento estratégico para o PDV, soluções de consultoria e a viabilização do conceito e a construção. Cada vez mais o aparelhamento, o conhecimento, a qualificação dos associados é uma das metas. Participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda.

Serviço:

27º Backstage do Varejo – Visual Merchandising e Iluminação

Data: 26 de setembro, das 8h00 às 13h00

Local: Auditório FAAPP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Inscrições gratuitas — com Janaina Botelho pelo 5548-7124 ou pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br ou com Lourival Santos 99353-8828 comercial@abiesv.org.br

 

Informações à imprensa – Credenciamento

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360 | dferreira02@terra.com.br