ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Motu Fancy Food reúne produtos de desejo dos consumidores, de marcas regionais, nacionais e internacionais

Motu Fancy Food reúne produtos de desejo dos consumidores, de marcas regionais, nacionais e internacionais

05 ago 2022

Nesses novos tempos do varejo têm nascido modelos de negócios diferenciados e bem oportunos. No final do ano passado, foi inaugurado o Motu Fancy Food, no bairro Petrópolis (R. Luiz Só, 215, loja 101), em Porto Alegre, que oferece ao mercado uma nova experiência gastronômica, reunindo marcas e produtos de qualidade e alto padrão. A ideia é dar acesso a marcas-desejo dos consumidores, concentrando artigos diversos, mercadorias premium multimarcas em um único lugar. E, agora, em agosto, a marca inaugura a plataforma de e-commerce e marketplace, pois quer aliar digital e físico.

O Motu Fancy Food se mostra diferenciado no varejo, entre outros motivos, por desenvolver um serviço de curadoria. “Montamos nosso portfólio a partir de um exercício de empatia com nossos clientes, pesquisando quais suas marcas e produtos de desejo. A partir disto, fazemos nossa curadoria, entendendo qualidade do produto, embalagens, propósito da marca e presença digital. Disponibilizamos, então, os produtos e marcas selecionados, em uma loja com uma jornada fluida e agradável, desenhada pelo processo de arquitetura sensorial”, afirma Luiz Tegon, diretor fundador do Motu Fancy Food. A loja tem projeto assinado pela Kube Arquitetura, associada da ABIESV.

Luiz Tegon, diretor fundador do Motu Fancy Food, com produtos de alto padrão. Crédito: Matheus Burtet

 

O objetivo, conforme Tegon, é que estas mesmas jornadas aconteçam no e-commerce da marca. “Integrando lojas físicas e digitais em um alto padrão de qualidade e atendimento, proporcionando a nossos clientes uma experiência omnichannel de alto valor agregado”, completa o varejista.

A ideia da criação do Motu, conta seu fundador, surgiu a partir de suas experiências anteriores na carreira de executivo de multinacionais. Ele já viajou bastante para o exterior e morou em várias cidades do Brasil, como Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e, atualmente, em Porto Alegre. “Existe uma diferença muito grande entre SP/RJ e todas as outras capitais no que diz respeito às ofertas de marcas e produtos no ramo de alimentação, bem como a comodidade de achá-las na cidade. Muitas marcas grandes, pelo seu modelo de negócio e pelas características de nosso país, orbitam somente no Rio de Janeiro e São Paulo. E existem muitas marcas regionais com grande potencial de crescimento e que, por razões diversas, não conseguem expandir, seja na própria cidade, seja nacionalmente.  A ideia é dar oportunidade de marcas regionais expandirem e marcas nacionais e internacionais ganharem entrada e capilaridade em todo o Brasil”.

Desta forma, o local oferece a oportunidade de expansão para produtos regionais, que ganham espaço ao lado de marcas nacionais e internacionais já renomadas no mercado, enquanto estas encontram uma nova forma de participar do mercado regional no Rio Grande do Sul. “Inclusive, optamos por iniciar pela loja física para aprimorar o conhecimento do mercado de Porto Alegre e da logística integrada destes produtos regionais e nacionais”.

Na loja física são comercializados cerca de 2.400 Sku´s, tem uma média de mais de 3.500 tickets/mês e estima-se que passam na loja, mensalmente, cerca de 8.000 pessoas. Com 180m², a loja foi detalhadamente pensada e desenhada para proporcionar aos visitantes uma jornada imersiva, em um ambiente acolhedor e elegante que se completa com a presença de uma praça em frente. O estabelecimento tem sinalização clara e conta com as playlists de ambientação. Os atendimentos são via tablet para maior agilidade nos pedidos, com atendentes treinados e expertise para explicar os produtos, suas origens, usos e combinações.

Loja com produtos multimarcas, regionais, nacionais e internacionais. Crédito: Matheus Burtet

 

“O Motu é um projeto de arquitetura estratégica de varejo muito interessante, pensado em módulos, bem flexíveis, facilmente reaproveitados em outro lugar, que também podem ser complementados caso o mix mude, algo entre ou saia”, conta Juliana Neves, CEO da Kube Arquitetura. “O Visual Merchandising também ficou ótimo por termos aderido a exposição cross, que combina produtos complementares mesmo que de marcas diferentes, como, por exemplo, vinhos ao lado de queijos e taças, em embalagens produzidas” completa.

Já o e-commerce será iniciado com cerca de 1.600 Sku’s. Englobando mais de 200 marcas diferentes. Dessa forma, o Motu pretende atingir o desejo dos clientes por marcas e produtos em suas cidades, com comodidade e acesso em um só lugar (físico e digital). Entre seu mix de produtos encontram-se diferentes opções de cafés e chás, chocolates, vinhos, espumantes e bebidas frias, confeitaria, delicatessen, pães e pastifício, carnes, sanduíches e food in the box. Une marcas locais e já conhecidas do público gaúcho, como Café do Mercado, Sommelier, Senhorita Margô, Sabor de Luna e Urban Farmcy, e novidades até então inéditas no estado, como é o caso da Moncloa Tea Boutique, da Make Make e da Mendoá Chocolates, entre outras.

Desde opções de cafés e chás, chocolates, até vinhos, espumantes e bebidas frias. Crédito: Matheus Burtet

 

Expansão

O Motu nasce com a atuação física, mas com sua estratégia de expansão alavancada pelo modelo digital. “O objetivo de reunir grandes marcas em um único local para a conveniência do cliente está presente tanto no ambiente digital quanto físico”, aponta Luiz Tegon. O plano de expansão do Motu para os próximos cinco anos passa pela entrada do e-commerce nacionalmente e por mais 14 lojas em cidades de médio porte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, excluindo Rio de Janeiro e São Paulo, reforçando assim o objetivo de prover expansão a marcas regionais e capilaridade a grandes marcas nacionais e internacionais.

E o caminho pelo jeito está livre, conforme Tegon: “Não temos um concorrente direto, mas grandes empórios ou delicatessens de luxo são as mais comparadas, no que diz respeito a loja física. No e-commerce, não temos concorrentes diretos”.

Curiosidade: Na língua polinésia, “Motu” é uma pequena ilha de areia e coral, sobre um atol ou atrás de uma barreira de recifes.

Serviço

Motu Fancy Food

Rua Luiz Só, 215, loja 101.

Petrópolis – Porto Alegre/RS.

Horário de atendimento: Terça-feira a domingo, das 8h às 19:30h (loja física) e das 8h30 às 19h30 (delivery).

Redes sociais: @motufancyfood

Site: www.motyfancyfood.com.br

Legenda da foto de abertura: fachada da loja Motu Fancy Food. Crédito: Matheus Burtet