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Mercado de Pet só cresce

Mercado de Pet só cresce

07 jun 2023

As grandes marcas do mercado Pet – a líder Petz; a segundo lugar Cobasi e a terceira Petlove, além da Petland – investem pesado para conquistar cada vez mais clientes. Juntas somam pouco mais de 15% do setor, o restante fica com os pequenos negócios. Segundo a consultoria Euromonitor, o faturamento anual desse mercado é de R$ 40 bilhões no país. A humanização dos Pets e a busca por produtos mais saudáveis contribuem para o crescimento rápido do setor.

Conforme dados recentes do IPB (Instituto Pet Brasil), os serviços gerais, como banho e tosa, tiveram um faturamento de R$ 5,3 bilhões apenas no primeiro semestre de 2022 — um aumento de 9,8% em comparação ao mesmo período de 2021.

O Grupo Petlove – maior ecossistema Pet digital do País –, mais conhecido no ecommerce, no ano passado iniciou a abertura de lojas físicas e atualmente tem 8 unidades nas cidades de São Paulo, Santos e Santo André, além de dois quiosques, no Veros Hospital Veterinário e no Parque Ibirapuera. O modelo de negócio é “phygital”, a loja oferece a opção de entrega no endereço do cliente, compra online e retirada no estabelecimento.

O grupo faturou R$ 1,1 bilhão no ano passado. Em agosto de 2021, captou R$ 750 milhões em rodada comandada pela gestora americana Riverwood Capital; e em setembro de 2022, conquistou como acionista a Globo Ventres, unidade de investimentos do grupo Globo. Para esse ano, a expectativa dos dirigentes da Petlove é alcançar receita acima de R$1,5 bilhão.

Já a Petland & Co, franqueadora da rede de pet shops, anunciou recentemente sua expansão no Rio Grande do Sul, com a abertura de mais 8 unidades ainda esse ano. Atualmente, a rede tem 11 lojas no Estado, o terceiro maior mercado da empresa.  Ao todo são 100 unidades em todo o Brasil.

Já a Petz, rede de pet shop, que lidera o segmento no Brasil com 218 lojas (em 19 estados e no Distrito Federal), no ano passado, inaugurou 50 unidades, batendo recorde de aberturas de lojas, sendo que metade delas fora de São Paulo. Agora, a marca acaba de fazer parceria com a empresa de tecnologia Stoom para desenvolver sua plataforma de e -commerce. Nela, foi construída uma estrutura omnichannel, com a integração do e-commerce com os sistemas de logística da empresa, cuja vantagem é a otimização da distribuição dos produtos. Houve também a integração do e-commerce com as lojas físicas, possibilitando a compra online e retirada do produto em loja física da rede, em até uma hora.

A estratégia omnicanal da Petz começou em 2014. Em 2015 iniciou investimentos na construção da plataforma omnichannel da companhia. E, em 2019, a empresa avançou no mundo digital ao conseguir conectar 100% de todas as suas lojas. No segundo trimestre de 2022, já com mais de 1 milhão de usuários ativos no aplicativo, a marca atingiu 89% de índice de omnicanalidade. A operação digital da Petz hoje representa 37,9% das vendas da rede. As lojas físicas rendem mais.

A companhia — que além da Seres (rede própria de cuidados para animais), é dona da Zee Dog, que fabrica coleiras, guias e acessórios para bichinhos; da marca Cansei de Ser Gato; da Petix, focada em tapetes higiênicos; e da Cão Cidadão, de adestramento –, depois de um período com números pressionados, no primeiro trimestre desse ano teve resultado que agradou os analistas e o mercado, com ação tendo subido bastante no pregão (dia 5 de maio, pregão seguinte à divulgação do balanço, as ações saltaram 17%, para R$ 6,95). Os números fizeram alguns analistas, como os do banco Itaú BBA, classificarem o resultado como um dos melhores do varejo (a informação é do Portal Exame).

Mas, para os números melhorarem, a Petz precisou rever a rota. Recuou em alguns pontos, desativando, por exemplo, clínicas e operações de banho e tosa em algumas lojas.

Tentar retomar a liderança

Em fevereiro desse ano, a Cobasi comprou a rede Mundo Pet. Com a aquisição, a rede passou de 10 unidades no Nordeste para 21, e mais de 200 lojas em território nacional. Além do Nordeste, a Mundo Pet tem unidades em Goiás, Pará e Distrito Federal. A Cobasi pretende aumentar a quantidade de itens da marca comprada. passando de 7 mil para 20 mil SKUs e, também, investirá na sua digitalização. Espera-se que o faturamento da rede aumente cerca de R$ 150 milhões anualmente.

No ano passado, a Cobasi redobrou a aposta em marcas próprias para tentar retomar a liderança, perdida em 2020 para a Petz. Em 2021, a Cobasi recebeu investimento de R$ 300 milhões do fundo Kinea, do Itaú – a primeira injeção de dinheiro externo na companhia após 30 anos.

Pioneira no segmento, a rede fatura R$ 2,1 bilhões por ano e tem 5% de participação no mercado. Sua principal concorrente tem 6%.

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Foto de abertura: Freepik