ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Marcas que investem em sustentabilidade

Marcas que investem em sustentabilidade

28 abr 2023

Os aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes e as varejistas que adotam práticas éticas e responsáveis estão mais bem posicionadas no mercado, conforme o recente estudo “O delicado equilíbrio do varejo”, da KPMG. Por isso, empresas se movimentam nesse sentido.

Ainda mais que se sabe o quanto a geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) se preocupa com o futuro do planeta e exige que as marcas façam o mesmo. E como as marcas têm interesse em conquistar essa geração acabam tendo mais um motivo para seguir a jornada de iniciativas em prol do meio ambiente e do social, com a garantia de estarem no caminho certo.

Entre as empresas que apostam em sustentabilidade está a Casas Bahia, que anunciou, essa semana, a chegada de mais uma importante parceria em seu marketplace sustentável (lançado há pouco mais de um ano), o Meu Mandacaru, projeto que reúne produtos feitos à mão por artesãs do Piauí.  A iniciativa (para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, 28.4, o único bioma exclusivamente brasileiro) valoriza o trabalho de mulheres que criam desde itens de decoração a acessórios inspirados no Mandacaru, planta que é símbolo da resiliência sertaneja e que quando floresce é o sinal do fim das secas em terras áridas. O trabalho impulsiona a cultura local por meio da geração de renda que é resultado de produções artísticas.

A coleção já está disponível no e-commerce sustentável da Casas Bahia, fruto da união com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis. A receita liquida oriunda da venda é revertida para projetos sociais do Instituto Novo Sertão, ONG idealizadora do projeto que fomenta o empreendedorismo feminino e movimenta a economia de Betânia do Piauí (PI) ao dar visibilidade as mulheres artesãs da cidade como uma das inúmeras iniciativas da organização no sertão – confira os produtos.

Produtos já estão disponíveis no e-commerce sustentável da Casas Bahia. | Foto: Divulgação

Vanessa Romero, gerente de sustentabilidade da Via, dona da Casas Bahia, conta que, desde janeiro de 2022, quando a rede e a Pangeia se uniram para criar um e-commerce sustentável, a companhia tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e ambiental de várias regiões do país. “A Pangeia se tornou uma importante parceira da jornada de ESG da Via e mais uma vez nos aproxima de ações com propósito verdadeiro. Essa iniciativa em especial leva prosperidade para mulheres do sertão que valorizam o bioma, a cultura regional”, afirma.

Gustavo Peixoto, fundador da Pangeia, explica que o principal objetivo do ecossistema Pangeia é promover o impacto socioambiental de forma simples, concreta e mensurável. Atualmente, o e-commerce Pangeia na Casas Bahia reúne cerca de 30 marcas e disponibiliza mais de 500 itens, entre eles, utensílios, roupas, acessórios, cuidados pessoais e alimentos fabricados, todos desenvolvidos por produtores responsáveis. A entrega desses produtos também tem compensação de carbono, aferida pela Moss, climatech pioneira e líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain.

Além do projeto Meu Mandacaru, mais seis marcas com responsabilidade socioambiental chegaram recentemente para aumentar o portfólio do e-commerce sustentável da Casas Bahia:

Ankur: marca de empreendedoras criativas, que desenvolveram uma fórmula para produzir embalagens biodegradáveis com resíduo de trigo impermeável.

Deveras: geleias naturais de frutas da Amazônia. A arte de transformar saberes em sabores.

Make de Diva: batons naturais que foram inspirados em flores. Embalagem 70% em papel.

Ecoart: móveis feitos à mão com madeira de reflorestamento.

Papelão Joia:  revestimentos de parede sustentáveis feitos com resíduos de papelões, serragem e papel.

Flor da Lua: produtos para o autocuidado do corpo e da alma. Home spray, incenso natural (sálvia branca), absorventes ecológicos, entre outros.

Cada vez mais ações pela sustentabilidade

Outra marca que tem forte atuação em sustentabilidade é o Carrefour: com mais de 10,5 milhões de refeições complementares, por meio de doações para combate ao desperdício; 600 alunos formados em 2022 pelo projeto Escola Social do Varejo (que tem o intuito de oferecer o primeiro emprego formal para jovens em situação de vulnerabilidade); mais de 2 mil pessoas beneficiadas em projetos de apoio à alimentação saudável, empregabilidade e empreendedorismo; e 60% dos resíduos gerados recebem como destino compostagem, biodigestor ou doação.

Entre as metas do Carrefour para 2025 estão: aterro Zero, dar um destino adequado a todos os resíduos de embalagens gerados; e tornar 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis para os produtos das marcas próprias do Carrefour.

Já o Assaí Atacadista foca na redução de emissões de carbono, com 92% das lojas sendo mercado livre de energia, aumentando a participação de energia renovável limpa na matriz de consumo energético. E 117 lojas possuem sistemas de climatização automatizados, o que permite a redução do consumo de energia e a redução da emissão de gases. A usina solar fotovoltaica, implantada na loja do Assaí de Rio Verde (GO) – totalizando sete usinas em operação -, tem 2.160 painéis solares, com uma capacidade de autogeração de 1,1 GWh por ano.

As indústrias também têm iniciativas de responsabilidade ambiental e social. A Cepêra, por exemplo, tem entre as suas ações: tratamento de efluentes da fábrica, sendo parte da água reutilizada para irrigação; plantação de eucalipto, que depois é utilizado na queima da caldeira para gerar vapor, além de ter parcerias com a Eu Reciclo e a Boomera, para a destinação de resíduos. (Fonte S/A Mais Varejo)

Conscientização no mercado Pet

A sustentabilidade também tem presença forte hoje em empresas do mercado Pet. Na Global Pet Expo 2023, feira de produtos e serviços para animais de estimação, realizada em março, em Orlando, na Flórida/EUA, um dos principais temas foi a sustentabilidade. Com a crescente conscientização sobre o impacto ambiental dos produtos para animais de estimação, muitos expositores mostraram opções ecológicas e sustentáveis, como sacos higiênicos, granulados biodegradáveis ​​e alimentos com produção responsável (carbono zero).

As tendências mostradas no evento também podem ser vistas no Brasil. A FVO Alimentos se adequou à tendência de sustentabilidade com o seu produto granulado biodegradável para gatos, 100% natural e com embalagem reciclável.

Foto de abertura: Coleção é inspirada no Mandacaru, planta que é símbolo da resiliência sertaneja. Projeto Meu Mandacaru, novo parceiro do Marketplace sustentável da  Casas Bahia  | Foto: Arquivo/Divulgação