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Marcas de chocolate se preparam para vendas da Páscoa, que serão maiores do que no ano passado

Marcas de chocolate se preparam para vendas da Páscoa, que serão maiores do que no ano passado

24 mar 2023

A Páscoa deve movimentar R$ 2,49 bilhões esse ano, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O volume de vendas deve crescer 2,8% em relação ao mesmo período de 2022.

As expectativas das próprias marcas de chocolate – Cacau Show, Nestlé e Lacta –, também, são positivas. A Cacau Show espera aumentar em quase 40% as suas vendas com relação a 2022, chegando a 23 milhões de ovos de Páscoa. As suas ações esse ano envolvem lançamento de um novo mix de produtos e parcerias com marcas internacionais, como Warner, NBA e Looney Tunes. Já a Nestlé produziu 12 milhões de ovos de chocolate, 10% a mais do que no ano passado. E a Lacta contratou 2 mil funcionários para atuarem na produção e comercialização de seus produtos. Inclusive esse ano, a Páscoa gerou 7,9 mil vagas de trabalho temporário na indústria de chocolate, conforme pesquisa da KPMG para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoin e Balas – ABICAB.

Os chocolates artesanais também têm uma representação significativa nas vendas, conforme aponta a Kantar IBOPE Media, quase metade do volume consumido na Páscoa. O menor preço médio por quilo na comparação com os industrializados, a diversidade de produtos e a maior possibilidade de personalização são os motivos que resultam nas boas vendas desses itens.

Outro aspecto interessante é que segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil, os jovens influenciam na escolha do presente de Páscoa. No ano passado, os filhos foram os principais presenteados (54,4%). Além dos sobrinhos (33%) e afilhados (14,4%). Sendo assim, as marcas devem ficar atentas as preferências desse público.

Vendas por região

Para a Pásco 2023 são esperados crescimentos das vendas nos principais estados, mas três estão em destaque: Santa Catarina promete aumentar em 7,9%; Ceará em 7%; e Espírito Santo em 6,8%. Entretanto, os maiores volumes de faturamento, serão em São Paulo (R$ 977 milhões), Minas Gerais (R$ 273 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 244 milhões). Juntas, essas três unidades da Federação responderão por 60% do volume financeiro gerado pela Páscoa deste ano.

Fontes: Portal da CNC, Varejo AS, portal da ABICAB, jornal O Tempo e Negócios SC

Imagem de abertura: congerdesign por Pixabay