ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Manequins digitais são lançados na Euroshop

Manequins digitais são lançados na Euroshop

16 mar 2023

Um manequim digital onde a cliente escolhe uma modelo – com corpo, cor, raça e etnia mais próximo ao seu ou de alguém que deseja presentear. Essa modelo veste as roupas que a cliente escolher pelo interesse de compra. Isso já existe? A resposta é sim. A Outform, empresa americana, com sede em Miami, lançou na Euroshop desse ano (em Düsseldorf, na Alemanha) os manequins digitais inéditos no mercado. Trata-se de uma plataforma interativa de Visual Merchandising, que dá aos varejistas de moda a chance de elevar a experiência de compra na loja.

Funciona assim: o comprador, por meio do smartphone, ao digitalizar um código QR no visor do manequim digital, pode controlar quais produtos ele vê, de diferentes perspectivas, e como eles são representados na loja; além de adquiri-los.

Os manequins digitais podem ser trocados individualmente para dar aos clientes uma ideia melhor do caimento das roupas em alguém com aparência semelhante. A inteligência artificial é usada para garantir que a pessoa possa ver roupas adequadas para sua localização e o clima no local. E os olhos das modelos seguem o cliente, não importa de que ângulo ele esteja. “Essa é uma solução complementar a do manequim tradicional, que não vai deixar de existir. O manequim digital é mais multicanal, phygital”, diz Juliana Neves, sócia-diretora da Kube Arquitetura, associada da ABIESV, que chamou a atenção dessa novidade em suas redes sociais.

“Para o varejista é uma boa, pois essa troca de modelos e de roupas pode ser feita remotamente, e de uma vez só em todas as lojas. Quer dizer, ele pode girar sem custo de deslocamento e sem mão de obra, muito diferente do manequim tradicional”, completa a especialista. Ela fala sobre outra vantagem do lançamento: “O QR Code que fica no manequim digital (acima a esquerda), quando escaneado, direciona para o site da coleção, onde se tem a oportunidade de mostrar mais produtos, um catálogo completo. Além disso, o fato de a cliente poder escolher a modelo, gera mais identificação com aquela peça de roupa”.

Para Juliana, o ponto desfavorável é que não se tem o toque no tecido. Não tem interação com o produto físico. “Mas de qualquer forma, a ideia é sensacional, sobretudo se pensarmos nessa jornada: a cliente passa pela loja, dá uma parada porque se interessou pela roupa que está no manequim digital, entra pelo QR Code e vê mais peças. E o varejista consegue unir os dados da jornada física e digital daquela cliente –seu tempo de permanência no site, número de vezes que acessou o produto e as suas preferências. Ele une essas métricas físicas e digitais e acaba dando para a marca uma visibilidade de 360 graus, o que é muito bacana”, conclui.

Vídeo capturado do Linkedin da Outform

 

Pesquisa

Estudo desenvolvido pela Outform revelou que 64% dos consumidores usam seus telefones na loja e 63% querem experiências digitais mais interativas. “Também sabemos que os compradores estão dispostos a compartilhar seus dados, se tiverem um motivo bom o suficiente para fazê-lo. Para os varejistas, o Manequim Digital é uma chance de construir um melhor relacionamento com seus clientes, redirecionando produtos com base no que eles pesquisaram e compraram”, afirma o fundador e presidente do Outform Group, Ariel Haroush.

A plataforma interativa de manequins digitais da Outform vem com acessórios personalizáveis, como laterais iluminadas, prateleiras de merchandising intercambiáveis ​​e molduras frontais ​​para personalizar uma aparência para seus manequins. Eles podem ser usados em qualquer lugar onde um manequim tradicional seja colocado na loja.

A Outform na Euroshop ganhou  o Prêmio de Prata pelo Melhor Design de Estande. O estande foi resultado de meses de trabalho estratégico em design, logística e fabricação. (Foto capturada do Linkedin da Outform)
Crédito: foto de abertura capturada do Linkedin da Outform