ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Mais da metade das entregas do Mercado Livre são feitas em 24 horas

Mais da metade das entregas do Mercado Livre são feitas em 24 horas

11 out 2023

Na estratégia de D2C, a empresa tem dominado o jogo apresentando números impressionantes

Com 24 anos de história, o Mercado Livre se tornou um grande canal de vendas ao consumidor e para varejistas. Hoje 56% das entregas da empresa são feitas em 24 horas; 79,9% são feitas em até 48 horas; e 46% de envios são via fulfillment (quando os produtos dos vendedores ficam em armazéns do Mercado Livre, que faz toda a logística). “Se o Mercado Livre fosse um país seria o segundo maior da América Latina. Temos 148 milhões de usuários ativos. Na comparação com a população, o Brasil tem 214 milhões e o México, que vem logo depois, tem 126 milhões”, afirma Julia Rueff, Vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, em sua apresentação na 8ª edição do Latam Retail Show, realizada recentemente.

Julia forneceu mais números que impressionam: a receita líquida da empresa é de US$ 1,9 bilhão e o movimento em vendas é de US$ 10,5 bilhões. Tem 47,5 milhões de compradores; 3,2 milhões de vendedores únicos e um total de 318,5 milhões de produtos enviados, em uma frota sustentável de 929 veículos elétricos e movidos a gás natural. “O Mercado Livre tem um crescimento com rentabilidade e impacto de longo prazo, unindo as cadeias de consumo e  serviços financeiros”, completa a executiva.

Não é por acaso que a empresa recebeu vários prêmios, como de mais inovadora da América Latina /2022, pela Fast Company; de marcas mais valiosas do mundo / 2023, pela Kantar; e de uma das companhias com maior potencial de futuro no mundo (única empresa da América Latina /2021), pela Fortune. O propósito da marca é ampliar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros para transformar a vida de milhões de pessoas na América Latina.

“Um dos marcos do Mercado Livre foi em 2013 com a criação da unidade de negócios de envios. Garantir a entrega era importante, com preços de fretes condizentes com o valor do produto e até ofertas de fretes grátis. Isso deu um salto exponencial no nível de serviço e na confiança com relação a marca, tanto para compradores como para vendedores”, conclui Julia.

Presente em 70% do varejo alimentar

A Pepsico está presente hoje em mais de 70% dos varejos alimentares do Brasil. “Para a Pepsico ir diretamente no cliente é um desafio. A minha capilaridade me dificulta entrar no DTC, mas ela coloca o meu produto com uma disponibilidade muito grande para todos os consumidores”, informa Alexandre Muller, Diretor Sênior de Vendas Diretas da Pepsico no Brasil, que também palestrou no Latam Retail Show.

Recentemente, está em andamento um projeto de transformação digital da Pepsico para vendas no Brasil. “Ao longo de seus 125 anos, a empresa cresce de forma sustentável, através da capacidade de se antecipar rapidamente e se adaptar a um contexto em constante mudança, com o consumidor no centro de sua transformação digital”, conta Muller. Para ele, é essencial sempre estar se conectando com os consumidores e desenvolvendo relações profundas, one-to-one.

Os produtos da Pepsico – fandangos, doritos, etc — tem muita pluralidade, conforme explica Muller. “Hoje temos uma característica grande de usar algumas plataformas. Fazemos abordagens através de ferramentas de mídia e influenciadores digitais. Conseguimos fazer as promoções muito mais orientadas para cada perfil de consumidor e para cada região. E através dos parceiros criamos programas de fidelidade. Quer dizer, mesmo não tendo uma loja da Pepsico, como a Swift, por exemplo, eu consigo ter essa disponibilidade com vários parceiros e essa comunicação direta com meu consumidor”. A Pepsico tem seus produtos no Mercado Livre, no Google, entre outros, e um e-commerce próprio.

Foto: Divulgação Mercado Livre