ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Latam Retail Show abordou assuntos variados, mas com foco principal na importância em oferecer experiência ao consumidor

Latam Retail Show abordou assuntos variados, mas com foco principal na importância em oferecer experiência ao consumidor

22 set 2023

Palestras dos CEOs da The LED e Leyard – associados da ABIESV – destacaram o impacto da experiência digital na jornada de compras do consumidor no PDV e na geração de monetização para os estabelecimentos

O Latam Retail Show, que terminou ontem, proporcionou mais de 100 horas de conteúdo, com apresentações de pesquisas inéditas, que foram valiosas sobretudo para se conhecer melhor os consumidores de hoje. O conteúdo do evento, também, mostrou caminhos para um negócio sustentável; experiências das aplicações de tecnologias no varejo, entre elas Inteligência Artificial e Blockchain; e como o ESG impacta na decisão dos clientes.

Entre os assuntos, ainda, estavam o universo digital do varejo e a omnicanalidade; e a importância da personalização no atendimento e da fidelização de clientes. Mas acima de tudo se enalteceu, mais uma vez, conforme nos anos anteriores, a importância em oferecer experiências ao consumidor. Tudo isso foi recheado de dezenas de cases de sucesso.

“O Latam Retail Show é um dos principais eventos de varejo do Brasil, que traz as novidades e os grande insights internacionais, além de pesquisas internas importantes para todo o mercado, inclusive pra nós, fornecedores do varejo e da indústria”, afirma Elaine Dias, Diretora de Marketing da The LED.

Segundo ela, a The LED tem investido para trazer inovação e experiência aos clientes e com isso os permitindo desenvolver o retail mídia dentro do PDV, unindo seus pontos de venda digitais com os físicos e ampliando as possibilidades dos fornecedores se comunicarem com o consumidor no momento exato da compra. “A mídia digital permite que o varejista e as marcas construam conhecimento através de dados. O digital possibilita a captura desses dados para a geração de ação e obtenção de maiores resultados”, completa.

Elaine conta que em alguns segmentos, como o de shopping center, a venda de publicidade já representa quase 20% do faturamento. “Ontem assisti ao case da Friboi, que está digitalizando 500 açougues, com a The LED. O digital oferece a possibilidade de comunicação certa, na hora certa, com o público certo, e com isso a Friboi aumentou em 38% a venda em seus açougues”, conclui.

Associados da ABIESV na feira

Associados da ABIESV marcaram presença no evento. Odair Tremante, CEO Brasil & Latam da Leyard, líder global em fabricação de soluções indoor e outdoor LED, concedeu palestra sobre “Transformação Digital no Varejo”, juntamente com Izabel Moreira, Diretora de Tecnologia da Puma. E Richard Albanesi, CEO da The LED palestrou sobre “Tecnologia aplicada aos Negócios — Digitalização do PDV como experiência e mídia”, dividindo o palco com Ricardo Contrera, sócio da Mosaiclab; Alê Martins, Head de Inovação, Tecnologia e Varejo da PD7 Tech; e Rafaela Biamante, Gerente Executiva de Trade Marketing do Grupo JBS.

As palestras destacaram o impacto da experiência digital na jornada de compras do consumidor no PDV, na promoção de novas experiências para o consumidor e na geração de monetização para os estabelecimentos. Também mostraram as últimas tendências tecnológicas para o PDV. “O objetivo foi esclarecer sobre a transformação digital no varejo. Abordando a crescente demanda dos consumidores por experiências digitais integradas ao ambiente físico das lojas”, conta Odair Tremante, CEO da Leyard.

“A ideia foi oferecer um panorama abrangente das tendências mais inovadoras para flagships. A Puma mostrou como a digitalização é uma extensão essencial da identidade e estratégia da marca, estabelecendo conexões mais profundas e autênticas com o público e fortalecendo a marca no cenário competitivo”, completa Tremante.

Segundo o CEO, a palestra destacou duas tendências cruciais da atualidade: o omnichannel ligado a todo o conceito falado sobre as flagships e a receita acessória, repleta de insights valiosos e estatísticas impactantes. “Nosso objetivo foi proporcionar um guia prático e perspicaz para os varejistas que não buscam apenas sobreviver, mas prosperar na era digital”, conclui.

Odair Tremante, CEO Brasil & Latam da Leyard, com Izabel Moreira, Diretora de Tecnologia da Puma. Crédito: Divulgação

 

Grande instalação cúbica chamou a atenção

O Latam Retail Show teve também a área de exposição com 43 empresas. Um dos estandes que mais chamou a atenção foi o da The LED. Em um espaço inovador de 118 m2, avistado logo ao entrar na feira, e com uma instalação cúbica de LED de 4,6 metros de altura, inédita no país, a empresa deixou claro como é gigantesco esse segmento hoje.

Elaine Dias, Diretora de Marketing da The LED, na frente do cubo de 4,6 metros de altura

Crédito: Carlos Eduardo Ribeiro

 

Na oportunidade, a The LED apresentou 6 dimensões que refletem as infinitas possibilidades do uso da comunicação digital no PDV para impactar a jornada de compras e agregar a experiência como vantagem estratégica e comercial para marcas e varejistas. Destacou as principais características dos painéis de LED, como o maior impacto visual devido ao alto brilho, definição e movimento de imagens proporcionados, assim como as possibilidades criativas e tecnológicas que oferecem ao trazer inovação para novas vivências no ponto de venda.

Entre os demais pontos apresentados estão:

. Estímulo de uma nova experiência, e estabelecimento de uma conexão emocional e sensorial com o consumidor fazem com que os painéis de LED também colaborem para um processo de compras mais direcionado e assertivo, repercutindo positivamente no retorno de imagem e financeiro das marcas e estabelecimentos.

. Potencialização do resultado oferecida pelas plataformas digitais na estratégia de Retail Media, pois os painéis de LED oferecem, além de maior visibilidade, flexibilidade e agilidade na gestão dos conteúdos ao possibilitar a divulgação de inúmeras mensagens que podem ser alternadas ou programadas de forma instantânea e remota.

. A obtenção de dados hoje, um fator determinante para conhecer as demandas e hábitos de consumo, como também para avaliar o desempenho das campanhas para ajustes e otimização dos resultados, é outra vantagem estratégica gerada pelos painéis.

“Acreditamos fortemente que a experiência e a venda de publicidade em ferramentas digitais no PDV são fatores chave para o crescimento das receitas e fidelização de clientes, tanto para marcas quanto para empresas varejistas. Foram essas duas visões que nos motivaram a desenvolver o projeto do nosso estande e apresentar ao público as soluções e suas inúmeras possibilidades que transformam a dinâmica de compras e o relacionamento com o consumidor”, define Richard Albanesi, CEO da The LED.

“Em um setor varejista cada vez mais competitivo, onde os hábitos e tendências de consumo são influenciados e decididos no local de compra, a digitalização se consolida como uma ferramenta estratégica e imprescindível para envolver e captar o cliente, estabelecer novas parcerias comerciais e contribuir para a geração de novas fontes de receita para os estabelecimentos”, conclui Albanesi.

O Portal do Varejo está produzindo mais reportagens sobre o conteúdo do Latam Retail Show, que logo estarão disponíveis