ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
La grande Épicerie – o supermercado mais chique de Paris

La grande Épicerie – o supermercado mais chique de Paris

13 ago 2021

*Por PhD. Sylvia Demetresco

La Grande Épicerie, no bairro de Passy, em Paris, é a loja de alimentos mais tradicional e sofisticada da cidade. Um edifício todo forrado de plantas cobre a fachada nas suas duas entradas.

La Grande Épicerie de Paris tornou-se um “must, um prazer reivindicado, um momento privilegiado”. Uma verdadeira referência da gastronomia em Paris, atrai entusiastas do comer bem e curiosos de todo o mundo…do mais raro ao mais emblemático, todos amam esta loja.

A loja da rue de Passy tem algumas surpresas, como as áreas de degustação e o restaurante no último andar, comandado pela jovem chef Beatriz Gonzalez, sugestões e é dividida em setores, do mundo, dos temperos, dos doces, dos chás e cafés. Aristide Boucicaut inventou o comércio moderno em 1852, criando a primeira loja de departamentos do mundo, Le Bon Marché e La Grande Épicerie.

Com sua esposa Marguerite, ele transformou a loja de departamentos em um espaço único, com uma ampla escolha de produtos numa época em que não se entrava livremente numa loja e muito menos era possível passear sem ser incomodado… o que o mundo quer hoje.

O Le Bon Marché nasceu e La Grande Épicerie veio com as inovações como: preços fixos, entrega a domicílio, troca de artigos, vendas por correspondência, culinária, cantinho de biblioteca e restaurante …O mundo todo o varejo vai se inspirar neste modelo de negócios inventado por um casal revolucionário. As frutas e verduras estão no térreo alinhadas de forma festiva, por cores e formas. Debaixo de uma cúpula de vidro, em forma arredondada, os vinhos tomam seu lugar. A padaria com pães especiais, também no térreo, fica entre prateleiras de madeira natural e paredes negras, assim como a peixaria.

No segunda andar, de um lado as guloseimas, chocolates, chás e cafés. Do outro lado temperos do mundo, todos alinhados de alto a baixo, entre o tom quente da madeira e as paredes negras. Um restaurante take away chines e um especial francês se alocam ali. O corner geleias tem o fundo cor de vinho e um enorme caldeirão de cobre sugere o home made. Uma parede imensa, de alto a baixo, espelhada apresenta centenas de tipos de água, uma obra de arte.

https://www.lagrandeepicerie.com/fr/rive-droite

*Sylvia Demetresco, especialista em Visual Merchandising com experiência acadêmica internacional, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrina