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Inteligência Artificial entra no varejo para melhorar estratégias de negócios e resultados

Inteligência Artificial entra no varejo para melhorar estratégias de negócios e resultados

07 jul 2023

Segundo pesquisa feita pela Forrest, a Inteligência Artificial é uma das principais tendências para o varejo em 2023, principalmente para otimização do estoque, aplicação de melhorias na jornada do cliente, mapeamento do comportamento e das preferências do consumidor, além de melhor precificação. Ela pode garantir agilidade e precisão na otimização da cadeia de suprimentos, diminuindo custos e reduzindo as tarefas manuais repetitivas.

Só no ano passado, segundo o relatório AI Index Report 2022, as empresas dobraram os seus investimentos em Inteligência Artificial.  E 94% dos CEOs pretendem implantar tecnologia para acelerar a Transformação Digital, conforme relatório do Gartner. Cases de grandes marcas confirmam que IA entra no varejo para que as empresas rastreiam suas operações, aumentem sua eficiência operacional e melhorem suas estratégias de negócios, seus resultados e interações com os clientes.

As expectativas são grandes, uma vez que a IA global no mercado de varejo deve atingir uma avaliação de US$ 85 bilhões até 2033, prevê a Fact MR, expandindo a uma taxa CAGR (crescimento médio anual deflacionado) de 30,3%, nos próximos 10 anos. A IA global no mercado de varejo atualmente é de US$ 6 bilhões.

de acordo com a PwC , até 2030, as iniciativas de IA podem  contribuir com até US$ 15,7 trilhões para a economia global.

Burger King: IA para agilizar a cadeia logística

Recentemente, o Burger King implementou em toda a sua rede de quase mil lojas ferramenta baseada em Inteligência Artificial, que torna mais eficiente e ágil toda a cadeia logística, além de otimizar a operação, evitando custos e desperdício de alimentos nos restaurantes.

Trata-se do sistema Sentinella, desenvolvido ao longo de 2022 em parceria com a empresa TopCode, que usa machine learning para otimizar o pedido de insumos das lojas.

O sistema Sentinella serve muito de apoio ao gerente da loja: cruza dados da base de pedidos feitos pelos consumidores por meio do controle de estoque; identifica quais insumos são mais utilizados pela loja; e oferece ao gerente, em tempo real, boas sugestões sobre a reposição de estoque.

Segundo dados do Burger King, desde a implantação, houve uma evolução de 40% na adesão dos gerentes às sugestões da IA. Mais de 30 mil pedidos já foram feitos usando o Sentinella, reduzindo em 20% a indisponibilidade de produtos nos restaurantes e melhorando em 53% a experiência do usuário. Além de reduzir o desperdício em 20%.

Assim, o uso no Burger King do IA está evitando custos e desperdício de alimentos nos restaurantes, tornando a operação e cadeia logística mais eficientes.

Nestlé: IA como apoio ao vendedor

Outra marca forte que implantou ferramenta de IA é a Nestlé, que em 2022, com o objetivo de garantir que o seu vendedor escolhesse corretamente o que oferecer aos seus clientes e melhorar seu modelo de distribuição, parou para analisar seus dados e decidiu usar a Inteligência Artificial.

A ideia inicial era que o projeto de IA fosse responsável por disruptar o modelo tradicional e se consolidar na cadeia de suprimentos; além de apoiar o vendedor na apresentação do sortimento ideal. Por isso, todos foram envolvidos e foram feitas reuniões regionais, respeitando a realidade de cada uma delas. Desde sua implementação, foram feitas mais de 6 milhões de combinações de recomendações por dia, que garantem ao vendedor soluções de venda atualizadas de forma constante.

Fontes: Channel 360StartseIpnews / ItForumProjeto DraftCosmetic Innovation
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