ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Inovações e Soluções na Euroshop

Inovações e Soluções na Euroshop

20 mar 2020

Renato Kuhl*

Em fevereiro, tivemos na Euroshop, evento global com foco em varejo, que reúne empresas e empresários do mundo inteiro para o aperfeiçoamento contínuo do setor e como uma das referências em tendências. Dentre os diversos temas abordados, um dos principais foi como os consumidores estão modificando a sua forma de comprar e consumir a uma velocidade vertiginosa e como o mercado precisa se adaptar a essas mudanças. Hoje em dia, a tecnologia marca nossa rotina e a maneira de nos relacionarmos.

Uma tendência, também, muito citada na feira foi o uso de dados para selecionar e avaliar as melhores estratégias para cada mercado que se adapta a forma de vida e interação da população. Por isso, os sistemas permitem o reconhecimento de dados que ajudam a conhecer melhor nosso cliente, conhecer nosso gosto e como estão as lojas. Desta forma aprendemos mais sobre eles e podemos nos adaptar rapidamente as demandas.

A HMY, empresa de retail com foco em inovação e soluções para varejistas, trouxe diversos ambientes com tecnologia e inovação, imergindo os participantes para espaços inovadores sendo condizente com a cultura da empresa nos últimos anos, deixando de ser somente um fornecedor de equipamentos para soluções completas no retail.

Dentre as inovações apresentadas tivemos por exemplo: Manequim digital, Vitrine de perfumes, Estação de beleza e Realidade aumentada no setor automobilístico, entre outros. Com o manequim digital, qualquer pessoa poderá saber com mais exatidão como ficam as roupas e os acessórios, pois mostra em um modelo real personalizado por sexo, idade etc.

No âmbito da sustentabilidade, a HMY traz em seus projetos e no seu conceito soluções eco, aumentando o uso de materiais reutilizáveis, recicláveis e modificando a maneira de trabalhar para reduzir ao mínimo e compensar nossa produção de carbono.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), na matéria da Agência Brasil, estima-se um crescimento de 5,3% para o setor de varejo ampliado, nos mostrando a importância na inovação para um mercado que vem se aquecendo.

Porque sabemos que o objetivo final é surpreender as pessoas e atender às suas necessidades. E nisso somos especialistas. Somos humanos.

* Renato Kuhl é gerente comercial da HMY Brasil