ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Iluminação alinhada com o propósito da marca

Iluminação alinhada com o propósito da marca

20 nov 2020

Para falar sobre iluminação no varejo, nada melhor do que trazer um profissional da Omega Light, há mais de duas décadas no mercado, com dois parques fabris localizados em Diadema/SP, e que está em expansão, atendendo hoje, além de Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru. A Omega Light oferece seus serviços a grandes redes de supermercados, magazines, lojas e franquias dos mais variados segmentos. Entre os seus mais recentes projetos está o trabalho na loja Riachuelo, do Shopping Morumbi/SP.

O Portal do Varejo traz entrevista com Ricardo Fahl, gerente de produtos da Omega Light, para falar sobre o que existe de mais atual na área de iluminação no varejo e dar dicas aos lojistas.

  1. Manter um espaço comercial bem iluminado é imprescindível para proporcionar aos clientes um ambiente agradável. Porém, ajuda a aumentar as vendas?

R.F. Acreditamos que a luz é o elemento que amarra todos os elementos de uma loja, como a arquitetura, o visual merchandising e a própria exposição dos produtos, destacando os seus atributos e gerando interesse. Dessa maneira, sem dúvida, existe impacto no resultado de vendas com a aplicação de uma iluminação alinhada ao propósito da marca.

  1. Como fazer um planejamento da iluminação em um novo projeto? E em uma loja que queira se reposicionar melhor?

R.F. O planejamento da iluminação tem que estar bastante alinhado à mensagem e ambiência que se quer dar, em consonância com a arquitetura e a identidade da marca. Um melhor reposicionamento tem mais a ver com esse alinhamento do que com uma ambiência mais sofisticada, por exemplo.

  1. Como escolher os melhores tipos de lâmpadas? O que existe de mais avançado?

R.F. As lâmpadas ou luminárias são as ferramentas para a obtenção dos resultados e efeitos desejados. Primeiro se define isso e depois qual é o equipamento capaz de entregar o especificado em projeto. Hoje em dia, além das óticas eficientes e construções robustas das luminárias, com o advento e consolidação do LED, existe uma gama muito grande de opções de qualidade de luz, em termos de fidelidade de reprodução, de cor e de características espectrais específicas para determinados produtos, por exemplo, e também controles para criação de cenas e ambientes dinâmicos.

  1. E quais são os efeitos da iluminação no PDV e no destaque aos produtos?

R.F. A iluminação pode ter uma característica mais geral, de distribuição homogênea, com poucos contrastes, para ambientes mais sóbrios, ou então com luminárias de fachos mais concentrados, com maiores contrastes e níveis de destaque, para ambientes mais dramáticos e vibrantes. A iluminação incorporada nos mobiliários e em elementos arquitetônicos, também, são artifícios para a caracterização do ambiente.

      5. Como criar algo especial para a vitrine?

R.F. A vitrine pode ter uma iluminação dedicada para uma coleção ou data comemorativa, trabalhando de maneira bastante integrada ao VM. O uso de automação para efeitos dinâmicos também pode gerar um forte ponto de interesse.

  1. Conte um dos cases mais recentes da Omega?

R.F. Participamos da loja Riachuelo, no Shopping Morumbi, com luminárias fabricadas a partir de cabides quebrados, em uma iniciativa de sustentabilidade que faz parte do nosso posicionamento, de usar a luz como elemento transformador na vida das pessoas e do planeta. Além disso, fornecemos também soluções customizadas a partir das demandas da arquitetura e do light design. Todas os módulos LED utilizados foram de última geração, com qualidade de luz excepcional, altíssima eficiência e durabilidade.

Créditos das fotos: Riachuelo Morumbi – São Paulo, SP  // Arquitetura KT Retailing Liighting Designer Rafael Leão // Luminárias Omega Light // Foto Marcelo Kahn