ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Grandes marcas anunciam expansão com inauguração de Unidades e/ou Centro de Distribuição

Grandes marcas anunciam expansão com inauguração de Unidades e/ou Centro de Distribuição

08 set 2023

Enxuto Supermercado, Tramontina, Omo Lavanderia, Tania Bulhões e Petiko são algumas das que trazem novidades

O varejo vem retomando as vendas e após o anúncio de que as 300 maiores empresas ultrapassaram pela primeira vez a marca do primeiro trilhão de reais (1,046 trilhão de reais, em 2022), percebe-se que há motivos para comemorar.

As últimas notícias mostram que o varejo se movimenta com muitas novidades em termos de expansão. São várias as marcas que trazem boas notícias, como o  Enxuto Supermercado, que inaugurou um Centro de Distribuição e planeja chegar a mais de 200 lojas de proximidade e de supermercados, em dois anos; a Tramontina, que espera fechar 2023 com faturamento de 100 milhões e abrir nos próximos dois anos mais 10 unidades; e a rede OMO Lavanderia, que está com mais de 300 lojas em todo o País em apenas três anos de operação e tem planos de mais.

As novidades não param por aí. Tem, ainda a Tania Bulhões (marca de luxo), que construirá sua primeira fábrica no País, com investimentos de cerca de R$ 20 milhões; e a Petiko, que anuncia a aquisição da Innova Indústria de Injeção.

Crescimento sólido

O Centro de Distribuição de Proximidade do Enxuto Supermercado tem 7 mil² e fica no Sumaré, município de São Paulo. A empresa firmou parceria com a Tamura Brasil para utilizar a energia gerada em fazendas de painéis solares em todas as suas unidades. O potencial econômico dessa iniciativa é estimado em 15% nas contas de luz. O Grupo segue o rumo da sustentabilidade: investiu R$ 15 milhões em uma fazenda de energia solar.

Já a Tramontina, tradicional metalúrgica do Rio Grande do Sul, acelera a expansão de suas lojas próprias. Só neste ano, está abrindo 5 unidades e chegando a regiões como Norte e Sul. A expansão é planejada sobretudo com lojas de 200 metros em shoppings. O foco da marca é a conquista de novos clientes e atingir novas gerações.

A pretensão da Tramontina é faturar 100 milhões de reais em lojas próprias, chamadas Tramontina Store. Neste ano, já foram abertas Tramontina Store em Porto Alegre e Belém. Até o final do ano, abrirá mais unidades em Porto Alegre, além do Rio de Janeiro e São José dos Campos/SP. E, no ano que vem, em Curitiba. Anualmente, como um todo a Tramontina fatura 10 bilhões de reais. 

Inaugurada em março de 2020, em plena pandemia de covid-19, a OMO Lavanderia já alcançou a marca de mais de 300 operações. A estratégia para tal foi focar na comunicação com seus franqueados, implementando uma plataforma em parceria com a Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação para grandes redes, que, entre outros, consegue ajudar na avaliação da satisfação dos clientes e no envolvimento da equipe.

Já a Tania Bulhões concentra esforços em seu plano de expansão, da qual faz parte a construção de um complexo de 20 mil m2,, em Uberaba/MG, que terá inclusive Ateliê de porcelanas e Centro de Distribuição.

Empresa de inovação pet, a Petiko com a sua nova aquisição, transforma a Innova Indústria de Injeção em Innova Petiko. O objetivo é expandir as operações da marca através da distribuição dos produtos no comércio varejista, por meio de parceiros estratégicos.

Segundo dados do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), o setor deve crescer 15,8% esse ano. A Petiko teve um aumento de 50% no Shop.Petiko e de 10% em seu clube de assinaturas, que possui mais de 17.500 clientes.

Fontes: Mercado e Consumo e Exame

Foto: Divulgação Enxuto Supermercado