ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Gisele Bündchen estrela campanha para Louis Vuitton e a artista Yayoi Kusama

Gisele Bündchen estrela campanha para Louis Vuitton e a artista Yayoi Kusama

27 jan 2023

Toda criatividade da artista Yayoi Kusama está na nova coleção da gigante de moda francesa Louis Vuitton. Nela, bolas coloridas da artista japonesa adornam peças clássicas da grife — roupas, acessórios e calçados –, que estão sendo lançadas ao longo do primeiro semestre de 2023. O trabalho está sendo divulgado por uma campanha com modelos de renome, como Gisele Bundchen, Bella Hadid e Anok Yai.  São ações especiais e chamativas feitas em lojas diversas da Louis Vuitton, nas principais metrópoles mundiais, como Paris, Nova York e Kyoto.

“A participação na grife da artista Yayoi Kusama não é nova, ela já levou sua arte para o varejo em uma corrente de brand art”, conta Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising da ABIESV. A primeira coleção lançada em parceria com a marca e a artista foi há 10 anos, em 2012, e foi vista em vitrines e exposições. Na época, a Louis Vuitton vivia uma era de ouro e tinha em sua direção criativa o estilista norte-americano Marc Jacobs, que teve a ideia de pedir a colaboração de Yayoi Kusama.

A Louis Vuitton já fez diversas coleções com artistas plásticos, mas Yayoi foi a única a garantir uma segunda coleção. “Nessa edição, a marca traz para o mercado comercial elementos de design baseados em seu trabalho, onde o varejo de luxo se confunde com a arte e leva para o PDV uma linguagem diferenciada dando maior valor ao produto”, completa Sonia.

Segundo ela, é mais uma campanha de marketing, onde se trabalha muito mais o lado comercial no desenvolvimento de produto do que o VM propriamente dito. “Mas a campanha inclui todo esse visual na fachada e dentro da loja, algumas informações podemos considerar também como VM. No entanto, o boom mesmo é o marketing artístico”, considera.

Pura arte — A coleção usa a técnica de serigrafia (método de impressão de desenhos de cores planas, por meio de um caixilho com tela) – com pintura à mão de esferas de vários tamanhos e cores, que resulta em um efeito 3D.

Yayoi Kusama — uma das artistas mais prosperas do Japão, nasceu em 1929, na zona rural. Seu trabalho inclui experimentações com colagens, pinturas, esculturas, filmagens, escritas, artes performáticas e instalações ambientais. É uma das artistas em vida com maior portfólio e tem obras nos principais museus do mundo. Desde os anos 1970, Yayoi vive em um hospital psiquiátrico, onde se internou voluntariamente e pinta diariamente.

 

Foto de abertura: Gisele Bündchen estrela campanha para Louis Vuitton x Yayoi Kusama.

Crédito: Reprodução/ Instagram @louisvuitton