ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Final de ano promissor para o varejo, com Copa do Mundo, Black Friday e Natal

Final de ano promissor para o varejo, com Copa do Mundo, Black Friday e Natal

17 nov 2022

Com tantos acontecimentos no final do ano, Copa do Mundo, Black Friday e Natal, o varejo aguarda melhores vendas do que em 2021. A começar pela Black Friday, marcada para essa sexta-feira, dia 25/11 (o comércio já está oferecendo promoções), que deve movimentar R$ 4,2 bilhões – melhor valor desde a criação da data em 2010, e 1,1% acima do ano passado. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, que também aponta que a Black Friday é hoje a quinta data mais importante do varejo, atrás das comemorações de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Já a Copa do Mundo, cujo período se misturará com o do Black Friday, inclusive em termos de vendas, deve movimentar, também segundo a CNC, R$ 1,4 bilhão o faturamento do comércio, 7,9% acima do registrado na Copa de 2018 (quando foi R$ 1,37 bilhões).

Já o Natal, data mais esperada do varejista, deve levar mais de 118 milhões de consumidores às compras, injetando na economia R$ 66,6 bilhões, conforme pesquisa da CNDL –Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito.

O estudo mostra que a intenção de compra não mudou muito com relação ao ano passado, quando 77% pretendiam dar presentes, em 2022 são 73%.

Em média, os consumidores pretendem comprar 4,2 presentes no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 132,00. Entre os itens mais comprados, segundo a pesquisa, estão roupas (57%), calçados (38%), perfumes/cosméticos (36%), brinquedos (34%) e acessórios (21%).

Um dos avanços nas vendas esse ano pode estar no fato de que 41% (sobretudo das classes A e B) pretendem gastar mais nas compras de presentes, um aumento de 10% com relação a 2021. Já 29% têm a intenção de gastar a mesma quantia e 21% pretendem gastar menos (principalmente as classes C, D e E) – 13% abaixo ao ano passado.

Ainda, conforme a pesquisa, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% têm a intensão de comprar pela internet, referente a 81,2 milhões de consumidores.

Preferências dos consumidores

Na Copa do Mundo e no Natal os consumidores procurarão mais por itens de vestuário e de alimentação, já no Black Friday e Cyber Monday (Cibernética em português, dia 28/11), os eletrônicos serão os mais desejados. As preferências são mostradas no estudo Holiday Season, encomendado pela Meta e realizado pela Toluna, quando foram entrevistados dois mil brasileiros.

Desses, 83% planejam alguma comemoração nesse final de ano e 65% pretendem antecipar as compras de Natal.

A Holiday Season fez outro estudo (em julho), na qual a expectativa para 29% das empresas brasileiras é a de faturar, só no último trimestre do ano, mais da metade da receita anual; e 50% das PMEs já vem conseguindo maior volume de vendas do que no ano passado. Outros dados importantes da pesquisa são: 64% dos brasileiros afirmam que já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp e 60% já compraram após ver um anúncio personalizado no Facebook ou no Instagram. Esse resultado mostra que o comércio deve ficar atento na conquista de clientes e vendas por meio de divulgações nas redes sociais.