ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Euroshop mostra tendência em iluminação: equipamentos menores com grande potencial de emissão de luz

Euroshop mostra tendência em iluminação: equipamentos menores com grande potencial de emissão de luz

16 mar 2023

A equipe da Lemca Iluminação foi na Euroshop desse ano, em Düsseldorf, na Alemanha, para conferir as novidades do setor de varejo, sobretudo no segmento de iluminação.  “No evento se viu muito sobre gente pensando em gente”, conta Carlos Pacheco, gerente de vendas da Lemca, se referindo a preocupação de quem atua no varejo com seus clientes e colaboradores.

Segundo ele, também, ficou evidente na Euroshop a grande atenção que se dá hoje para a sustentabilidade, “que se tornou uma obrigação das empresas”, completa.

O executivo conta, ainda, as novidades da feira em termos de equipamentos de luz: “observamos uma melhoria na performance dos produtos expostos”.

Leia a entrevista com Pacheco na íntegra:

A Euroshop tratou muito de gente e de tecnologia, conte um pouco sobre o que viu de conteúdo?

Realmente foi uma feira que apresentou soluções com interesse nas pessoas e na experiência de compra dentro dos ambientes comerciais. A interação entre o modelo digital e físico também foi bem explorada pelos expositores. Além de questões que envolvem a sustentabilidade, abordadas de forma bem clara, mostrando que é imprescindível se pensar em crescimento econômico ligado a preservação do meio ambiente.

O que mais te impressionou nessa edição da Euroshop, no geral?

Dois assuntos chamaram a atenção: a preocupação com a sustentabilidade, todos os setores tinham expositores com essa demanda; e a demonstração de total consideração do varejo em relação ao público, tanto clientes quanto colaboradores, gente pensando em gente!

Quais as maiores diferenças do varejo europeu para o brasileiro hoje?

O varejo brasileiro já está muito próximo ao varejo europeu. A diferença é que a Europa se destaca pela força das lojas físicas por ser um mercado mais segmentado. O consumidor europeu vai até a loja experimentar o produto. Há um investimento muito grande por parte dos varejistas em Visual Merchandising e em se criar estruturas atraentes dentro das lojas. Este cenário não costumamos ver com tamanha frequência no Brasil. Acredito que o desafio para o varejo brasileiro será ampliar a experiência do consumidor na loja física, mas a efetivação da compra muitas vezes é mesmo no online.

O que se pode trazer de ensinamentos da feira para o varejo brasileiro?

A trilha do varejo é complexa, mas tem um fator muito importante que é comum a todos os formatos, seja ele digital ou físico – o CLIENTE. A venda é a experiência e vai muito além daquilo que o cliente procura. As questões da sustentabilidade, já ditas, não são mais opcionais para as empresas, já se transformaram em obrigação. O caminho para o futuro está diretamente interligado com o tema.

No segmento de iluminação quais foram as novidades vistas na feira?

O segmento de iluminação mostrou uma preocupação de luz, eficientes equipamentos menores para todas as áreas das lojas, desde a entrada, vitrine, gôndolas, exposição dos produtos dentro da loja, provadores, até a área do checkout/ caixa. Vimos uma grande preocupação na temperatura de cor, diferentes para cada tipo de produtos e o índice de reprodução de cor, adequando cada cenário x produtos x iluminação. É muito bom ver o setor de varejo entendendo que a luz é parte integrante do projeto e que ajuda na venda tanto quanto o Visual Merchandising, por exemplo.

Como está a Lemca com relação a essas novidades? Já tem ou pretende trazer algumas delas ao Brasil?

A Lemca já oferece a maior parte das soluções apresentadas na Euroshop. Sempre nos preocupamos com a qualidade técnica e alto desempenho dos produtos. Nosso portfólio oferece uma gama de soluções em iluminação com diversas temperaturas de cor e índices de reprodução de cor. Investimos em sistemas de controladores de luz e a miniaturização das luminárias. A nossa equipe acompanha os eventos mundiais do setor, sempre em busca de inovações e tendências do mercado.

Sobre a Lemca: Há 34 anos se consolida como a mais importante distribuidora de produtos para iluminação do Brasil, com destaque para lâmpadas, LEDs e luminárias, tendo o compromisso de oferecer a seus clientes produtos de alta qualidade, com desempenho eficiente e inovador, além de um pós-venda altamente confiável.

 

‘Espaço Lúdico’ na Euroshop, iluminado com perfil de LED, e Carlos Pacheco.