ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Esse ano, comércio vende mais no Dia dos Pais   do que no passado

Esse ano, comércio vende mais no Dia dos Pais do que no passado

22 ago 2022

O varejo este ano está com altas expectativas para as vendas em datas comemorativas, como forma de compensar os últimos dois anos de menor movimento no comércio, em função da pandemia de Covid-19. Apesar de muitos segmentos ainda não terem se recuperado deste período, as vendas têm estado melhores em 2022, sobretudo nas comemorações do Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa e, agora, no Dia dos Pais.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA, entre os dias 8 e 14 de agosto, semana que antecede o Dia dos Pais, as vendas tiveram alta de 11,7%, se comparado com o mesmo período de 2021. O estudo mostra um aumento de 33 % no e-commerce e 9,2% nas vendas em lojas físicas – já levantamento do indicador Serasa Experian aponta uma alta de 7%.

As categorias relacionadas a presentes apresentaram um maior crescimento, 9,6%, segundo ICVA. Na relação: Cosméticos e Higiene Pessoal (18,1%) e Óticas e Joalherias (14,2%). A seguir vem Vestuário (9,6%), Livrarias, papelarias e afins (8,4%) e varejo alimentício especializado (3,3%).

Os estados com melhores desempenhos foram Minas Gerais (12,4%), Rio Grande do Norte (11,5%) e São Paulo (11,3%). Com relação as regiões: Sudeste (10,1%), Nordeste (9,3%), Centro-Oeste (8,8%), Norte e Sul, ambas com alta de 7,2%.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi (no Valor Invest), alguns fatores favoreceram as vendas na data. Entre eles estão a queda dos preços dos combustíveis, que ajudou a diminuir a pressão inflacionária, a melhora dos indicadores de emprego e o início do pagamento do novo valor do Auxílio Brasil, que ficou em R$ 600.

 As demais datas comemorativas de 2022 também apresentaram bom desempenho em vendas. Na semana comemorativa entre os dias 2 e 8 de maio, do Dia das Mães, teve crescimento de 6,9% nas vendas do comércio físico brasileiro, na comparação de 2021, conforme Serasa Experian. E melhor: conforme o estudo, essa foi a alta mais expressiva desde 2012, quando o índice marcou 7,3%.

Também, segundo Serasa Experian, houve um crescimento nas vendas no comércio físico no Dia dos Namorados, na semana da data comemorativa, entre 6 e 12 de junho, de 4%. Abaixo do Dia das Mães, mas também significativo.

A Páscoa 2022 também teve vendas expressivas. Em análise realizada entre os dias 2 e 16 de abril, que antecede a data (17 de abril), segundo dados da Neotrust, empresa de inteligência, as vendas online foram 8,8% maiores do que em 2021, gerando um faturamento de R$ 6,5 bilhões. O número de pedidos registrou alta de 10,6% em relação ao ano passado, totalizando 12,4 milhões de compras.

Agora é esperar que o Dia das Crianças também seja positivo. Pesquisa realizada pelas empresas do grupo Locaweb, All iN e Social Miner, juntamente com Opinion Box, revelam que 62% dos consumidores pretendem comprar no Dia das Crianças. Na torcida pelas vendas no varejo.

Foto de abertura: Freepik